O ‘Minha Casa Minha Vida’ é um dos programas de moradia em execução no município com acompanhamento da Secretaria de Habitação. “Construir casas é muito mais que um projeto estruturante, é na verdade um programa de alcance social porque melhora a vida das pessoas. Minha orientação, e a Secretaria de Habitação está fazendo isso com muita capacidade e competência, é no sentido de garantir qualidade habitacional para povo juazeirense, atribuindo prioridades de atendimento à população de baixa renda”, afirmou Dr. Santana.
No bairro Aeroporto a Prefeitura de Juazeiro construirá equipamentos comunitários necessários para atender aos mais de 5 mil moradores que irão para o novo bairro nas 1.280 casas. Já estão em andamento obras de uma unidade básica de saúde da família e uma creche. A Prefeitura construirá em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e o Ministério da Saúde no local a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas que terá capacidade de efetuar até 500 atendimentos dia.
A Secretária Romisa Aires Montenegro informa a garantia dos recursos no PAC 2 para segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida. “Nesta segunda etapa serão 936 casas. Os terrenos numa área de 149.750.00m², já foram doados pela Prefeitura ao FAR (Fundo de Assentamento Residencial) e as casas serão construídas nos bairros Jardim Gonzaga e Frei Damião”, explica. A Secretaria de Habitação está realizando de forma exitosa também o programa de Realocação das Famílias Residentes em Áreas de Risco onde, por exemplo, estão sendo retiradas pessoas da conhecida ‘Favela Alta Tensão’ no Bairro Triângulo para casas no Bairro São José. No local da favela será executado um moderno projeto de reurbanização com construção de praça, academia popular, área de cooper, pavimentação e moderna iluminação valorizando ainda mais a região. 76 casas já foram entregues.
Outro projeto importante tem sido o de substituição de casas de taipa por alvenaria na zona rural. No total serão construídas 300 casas. 60 foram entregues em setembro na Vila Santo Antonio (11) e sítios Porções (06), Junco (12), São Gonçalo (13) e Espinho (18). Mais 30 estão em fase de conclusão e serão entregues por Dr. Santana no próximo mês de dezembro.
Na próxima quarta-feira, 24, a Prefeitura de Juazeiro realizará a partir de 14:00h no Teatro Marquise Branca uma audiência pública para lançamento do PLHIS (Plano de Habitação e Interesse Social). Como o próprio nome diz, o plano trata da execução de projetos e das políticas públicas de habitação popular com primordial interesse social. O Conselho Municipal de Habitação é um dos grandes envolvidos diretamente nestas políticas de construção de casas populares em Juazeiro e na realização o PLHIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário