Foi realizada sexta-feira no Círculo Operário importante reunião da chamada Operação Romeiro envolvendo a Administração Municipal através de suas diversas secretarias, Paróquia de Nossa Senhora das Dores e órgãos e instituições parceiros. Seguindo o exemplo das romarias anteriores o objetivo foi o de aprimorar ações no tocante a infra-estrutura, segurança e acolhimento dos romeiros naquela que é considerada a maior romaria de cada ano.
O Padre Paulo Lemos, administrador da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores agradeceu de público mais um
O Secretário de Turismo e Romaria, Felipe Figueiredo, à medida que anunciou as ações parceiras agradeceu ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos. “Nós conseguimos democratizar ainda mais a realização das romarias. Aqui em cada reunião para Operação Romeiro ouvimos críticas e sugestões que ajudaram no melhor a colhimento dos queridos romeiros. Podemos não estar no grau desejado, mas avançamos bastante para melhor dentro das limitações de infra-estrutura da cidade para receber uma média de quinhentos mil visitantes por evento religioso”, justificou.
A Secretaria de Assistência Social ampliará ações com equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais e psicólogos para atender no Pólo do Horto, onde se concentra expressivo número de crianças pedintes. A Secretária Fátima Macedo anunciou ainda que busca parceria com o SESC no sentido de utilizar espaço da antiga Escola Monsenhor Macedo para efetuar o mesmo tipo de atendimento. A Escola está situada nas proximidades da Basílica, onde se concentra o maior fluxo de visitantes.
A Guarda Civil Municipal dará absoluto apoio às ações da Polícia Militar. Os homens serão distribuídos de acordo com as maiores concentrações de populares. “Todo o efetivo será colocado à disposição da festa religiosa” disse o Secretário de Segurança do Município, Capitão PM Vieira Neto. O Delegado Regional de Polícia Civil de Juazeiro, Marcos Sandro, garantiu ampliação do sistema de plantão e ao lado do Subtenente Vladimir, que representou o 2° BPM e do Major Sawak, do Corpo de Bombeiros defendeu a realização de uma reunião específica para tratar sobre segurança pública.
Alguns questionamentos foram efetuados sobre o trânsito que piora sensivelmente nesse período em função de estacionamentos em áreas complexas como nas proximidades da Basílica e Memorial Padre Cícero. Uma saída seria o melhor aproveitamento da área nas proximidades do Luzeiro do Nordeste e do Fórum Eleitoral como forma de minimizar o problema. Isso, no entanto, só será possível se já na chegada equipes de voluntários orientarem os motoristas dos caminhões e ônibus de romeiros nesse sentido.
A Secretaria de Saúde montará sistema de plantão específico nos postos de saúde nos bairros onde estão localizadas igrejas do chamado “roteiro da fé” e no Barracão Central ao lado da Basílica. As obras de recuperação da Praça Padre Cícero será suspensa durante o período da Romaria para facilitar a passagem dos transeuntes.
SHOW CATÓLICO
Um sistema de segurança será montado também de forma especial para o grande show da cantora Joana, programado para primeiro de novembro na Praça do Romeiro. Padre Paulo explicou que o evento será realizado. “Esse show da Joana será realizado numa parceria da COELCE com a TV Diário. O Governo do Estado deve bancar o sistema de som”. A Paróquia deve realizar uma reunião com a direção da TV e COELCE para tratar sobre a transmissão do show que pode ocorrer ao vivo, ou ser gravado para apresentar posteriormente em um especial. “Sugerimos o nome de Joana por sua identidade com a Basília da Aparecida do Norte, pelas lindas canções religiosas e para coroar nesse ano a elevação do nosso Santuário a condição de Basílica Menor”, enfatizou Padre Paulo.
SERVIÇO
Romaria de Finados de Juazeiro do Norte
29, 30, 31 de outubro e 1° e 2 de novembro
Secretaria Paroquial
Rua Padre Cícero 147
Telefones: (88)3511-2202/3511-1597
Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinqüentenário – Bairro Socorro.
Telefone: (88)3511-4040
Nenhum comentário:
Postar um comentário