Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

segunda-feira, 1 de abril de 2013

VIDA LONGA A FRANZÉ D'AURORA

Por: João Tavares Calixto Júnior.


        Aos 6 de outubro de 1952 nascia em Aurora, Ceará, Francisco Barbosa de Oliveira (Franzé d’Aurora), filho de Raimundo José de Oliveira e Zuíla Barbosa de Oliveira. Escultor de renome e projeção internacional é autor de inúmeros trabalhos espalhados pelo Brasil e exterior. Explora, principalmente, duas distintas técnicas: o ferro-cimento e a tradicional madeira.
 
 
 
        A Franzé deve eternamente sua terra berço, uma das maiores homenagens artísticas feitas por um filho da terra, de sua história: a magnífica Santa Ceia feita em painel de cimento armado no Altar da Matriz do Senhor Menino Deus, obra iniciada em janeiro de 1981 e findada em novembro do mesmo ano. Contribuíram ainda, demais, outros artistas aurorenses, a exemplo de Gil Chagas, Zé Simplício e Cizim Simplício, assim como, se cotizaram com seus ricos auxílios, o Professor Luiz Domingos de Luna, Dona Terezinha de Dr. Bastim e o Vigário Pe. Francisco França. Com traços diferenciais, perpetuou Franzé na até então simplória Igreja Paroquial de Aurora, a bandeira do município de Aurora, ao lado direito da imaculável escultura sacra. Em seu lado esquerdo, jangadas, denotando orgulhosamente a simbologia marcante do Estado do Ceará.
  
 
 
 
        Expôs suas criações pela primeira vez em 1969, numa coletiva do aniversário do Ideal Clube, em Fortaleza. Em 1972, participa do Salão dos Novos, obtendo o prêmio de primeiro lugar em escultura em madeira. Igualmente, em 1976, foi premiado com o primeiro lugar em concurso de artesanato promovido pelo Banco do Estado do Ceará (BEC), indo representar o Ceará na inauguração das agências do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Na década de 80 realiza longa turnê pela região Sudeste do País, onde se evidencia, principalmente, na tétrica apresentação no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, o que lhe rendeu acentuada notoriedade, inclusive, sendo alvo de matérias dos principais jornais escritos e falados do País.



 
 

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com