Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Conexão Beto Fernandes - Rádios juazeirenses foram as mais ouvidas pela Internet em janeiro no Ceará

Uma boa surpresa no ranking das rádios mais ouvidas pela Internet no estado do Ceará no último mês de janeiro. Duas emissoras de Juazeiro estão em primeiro lugar segundo dados estatísticos do portal Rádios que mede mensalmente os acessos nas emissoras AM e FM de todo o país.
Importante ressaltar que os especialistas observam na Internet o novo e forte meio para quem gosta do veículo rádio. É comum as pessoas ouvirem rádio nos escritórios, residências via PC, iPhone ou celulares. Ou as direções de emissoras, principalmente as AM’s se conscientizam disse, se modernizam ou também sairão perdendo a exemplo do que ocorreu na audiência pelo dial como ocorreu em relação às FM’s.
A Rádio Verde Vale AM ficou em primeiro lugar no último mês com 8.444 acessos desbancando emissoras de Fortaleza como Cidade AM (5.784), Clube (5.749), Verdes Mares (4.873). A Rádio Progresso de Juazeiro do Norte apareçe na 17ª posição do Estado com 886 visitas.
Dentre as FM’s a primeira colocada foi a Vale FM com 4.353 visitas. A emissora juazeirense ficou a frente da Somzoom Sat de Sobral (2.646), Jangadeiro de Fortaleza (2.453) e FM 93 (Sistema Verdes Mares com 2.437). A Rádio Tempo FM ficou apenas no 29º lugar com 596 visitas. É também decepcionante a performance da FM Padre Cícero que aparece na 31ª posição com 593 visitas. A Rádio Juazeiro FM, melhor programação musical da cidade, aparece num tímido 55º lugar com apenas 384 acessos.

Que avaliação pode ser feita deste quadro? Deve se perguntar o leitor mais atento desta publicação neste momento. Primeiro dizer que esses números poderiam ser ainda melhores para a radiofonia juazeirense. Não são porque, infelizmente, os diretores administrativos e comerciais não despertaram para este novo seguimento, esta nova modalidade. O mesmo vale para os comunicadores, salvo raríssimas exceções.

Escrevo este texto às 13h50min e pode haver alterações posteriormente, por esta razão faço o registro. Não basta disser no microfone que rádio A ou B está na Internet. É preciso ter, por exemplo, sites bem elaborados, de fácil navegação e principalmente com notícias, com fatos da cidade e região.

Dando uma rápida passagem vamos encontrar na Vale FM, 99,9 que estão elaborando um novo site.  Muito da sua audiência na Internet deve-se ao site da equipe esportiva que, por sinal, está apenas com o áudio e sem as informações tão necessárias para o público esportivo. Na Tempo FM o site foi melhorado, contudo peca nas notícias mesmo tendo um jornalístico forte com equipes do Jornal da Tempo e do SuperTempo. De destaque local apenas fotos de pessoas sorteadas com prêmios na emissora. As notícias são quase sempre de agências e sem destaque para informação local ou regional.

A FM Padre Cícero está com novo site, porém as informações ficam a desejar, mesmo o jornalismo da emissora tendo melhorado visivelmente nos últimos anos. O site é segmentado como a programação, as notícias religiosas, contudo, são todas de fora. O internauta chega a se perguntar: Não há notícias da igreja católica local? A Rádio Juazeiro FM, como disse anteriormente, tem qualidade musical e também um bom site, mas não aposta nas chamadas e nem investe numa produção jornalística mais factual, embora se comparando com as demais emissoras, mesmo sem ter rádiojornalismo, é a que tem o site mais atualizado com destaques locais e regionais.  

Outro filão que não está sendo bem aproveitado pelas emissoras de rádio juazeiro é o espaço nas redes sociais. No Facebook cometem o erro primário de optar por um perfil quando deveriam trabalhar uma FanPage. Por dever de justiça ressalto que a Tempo FM designou alguém para atualizar seu perfil recentemente, mas é preciso ver com mais profissionalismo ainda. Por que não dizer quem serão os entrevistados em determinado programa? Por que não veicular os trechos de uma entrevista como forma de chamar o ouvinte para o momento da entrevista completa? São sugestões. O internauta quer saber bem mais que o programa que está no ar ou a foto do radialista que o está apresentando. Tudo isso vale também para o Twitter.

E os sites das rádios AM’s? O da Verde Vale AM está bem montado, porém sem atualização. Precisa dizer mais alguma coisa? E o da Rádio Progresso? A mesma observação da AM 570. Não há notícias sobre a cidade e região. E a Iracema (entendam Rede Aleluia)? Nem site tem!

É preciso se repensar o rádio AM e procurar uma modernização na forma de praticá-lo. Um caminho é a Internet. Não basta estar à frente no ranking das emissoras mais ouvidas na grande rede, é preciso manter-se. Quais as estratégias para fazer isso? Uma dica simples. Seguir o modelo das grandes emissoras.

Um detalhe. A Vale FM que é considerada a “bam bam bam” de Juazeiro mesmo sendo a primeira nesta categoria teve 4.091 acessos a menos que a Verde Vale AM. Bom lembrar que os preconceituosos consideram as emissoras em amplitude modulada ultrapassadas. O bom uso da Internet mostra que esse é um discurso que precisa ser revisto.

Até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com