Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Juazeiro atinge nível desejado pelo SPAECE ALFA:152,28 – Por Beto Fernandes

O município de Juazeiro do Norte conseguiu resultado dos mais significativos dentro do SPAECE – Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – com média 158,28 relativo a 2011, dentro da escala verde escuro. Realizado em parceria com a UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora–. Minas Gerais, através do CAED – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – o SPAECE ALFA é realizado, anualmente, através da SEDUC –Secretaria de Educação Básica – do Estado, avaliando os índices de aprendizagem dos alunos e levando em conta as técnicas utilizadas, que possibilitam um maiore melhor aprendizado dos alunos. O Resultado oficial do SPAECE com relação a2011 é de 152,28 na escala.
Para obter esse reconhecimento no nível desejável, verde escuro, ações foram concentradas no fortalecimento do PAIC + – Programa de Alfabetização na Idade Certa -. A gerente do programa, Andrea Fernandes Belchior Villar, explica que a secretaria fez uma grande mobilização, sendo prontamente atendida por gestores, professores e alunos para conquistar este resultado no SPAECE ALFA. Ela informa, ainda, que há uma equipe de 10 professores formadores e um gerente que atuam nos eixos preconizados.  “Antes, nós educadores, tínhamos ações centralizadas apenas no segundo ano, mas mudamos essa concepção e voltamos atenção para alunos do terceiro e quinto ano, com a formação dos professores e material estruturado, fazendo então o PAIC +”, esclarece.
Juazeiro obteve 151,28 no SPAECE ALFA
Andrea Fernandes disse ainda, que, a vontade política do município tem sido primordial para a visível melhora na educação. “O prefeito Santana não tem medido esforços e apoiado todas as nossas iniciativas. O material estruturado, por exemplo, é de ótima qualidade. Nas capacitações ofertadas pelo município, em 2011, à adesão dos professores do primeiro ao quinto ano foram significativos, mostrando uma mudança na mentalidade de se fazer educação e o reconhecimento aos esforços desta administração”, ressaltou a gerente.
A adesão dos professores juazeirenses é tão significativa, que,este ano, estão sendo beneficiados 412 professores da educação infantil, 190auxiliares de professores e 63 coordenadores. Do primeiro ao quinto ano são 605professores e 65 coordenadores pedagógicos do segundo ano. No total são 1.335educadores, sendo assistidos com capacitações, através do PAIC + , em Juazeiro.
O Ensino Fundamental tem quatro professores formadores de matemática e quatro de português (terceiro ao quinto ano). Já no segundo ano,são três formadores do município e cinco da Base Editora, parceira do Programa,que centraliza esforços, também, no eixo leitor. Os professores do primeiro ano são capacitados por três formadores no eixo de matemática, com também, os da UFC – Universidade Federal do Ceará – que aplicam a ‘Proposta Didática para Alfabetizar Letrando’, da educadora Amália Simonetti, que efetiva uma rotina didática, na escola, para os mestres e professores. A SME reconhece através de seus técnicos o apoio institucional da CREDE– Coordenadoria Regional de Educação – 19.
A secretária de Educação, Sônia Luz Monteiro, diz que Juazeiro tem, hoje, um novo olhar sobre a formação das crianças regularmente matriculadas. “Nosso foco é formar e dar continuidade ao aprendizado das crianças, a partir da adesão dos professores, pois mais que educadores são multiplicadores, verdadeiros agentes de transformação educacional e social. Melhoramos. Mas há um compromisso de todos nós de melhorarmos, ainda mais,esses índices conforme tem exigido, sistematicamente, o nosso prefeito Dr. Santana”,  reforça.
Técnicos do PAIC +
Através do CAED da UFJF as provas são aplicadas em todo oCeará. Em Juazeiro, foram avaliados em dezembro do ano passado 2.377 alunos do segundo ano e 4.035 do quinto ano. O prefeito Dr. Santana também comentou o resultado do SPAECE. “É tempo de comemorar. É verdade, mas, principalmente de agradecer aos professores que entendem o compromisso do nosso Governo, com amelhora na educação. Que sabe que estamos investindo da forma certa e com as pessoas certas, ou seja, com eles através das capacitações e salários justos e dentro da realidade financeira. Agradecer o esforço dos alunos e dos pais que têm ajudado em casa no aprendizado. Isso nos revigora por ter a comprovação deque estamos no caminho certo, com a melhoria da infraestrutura, recuperando,ampliando, construindo... Mas, sobretudo, apostando no educador, razão primordial no ensino, tanto quanto o educando”, afirmou visivelmente emocionado.
O SPAECE ALFA evoluiu consideravelmente na atual administração, representando mais compromisso, mais investimentos e mais participação da comunidade escolar. Em 2008, o resultado foi de 122,07; em2009, 126,9; em 2010, 135,5 e em 2011, 152,28. O nível de aprendizado dos alunos cresceu comprovadamente, de acordo com o SPAECE ALFA 30,21.
Se antes a realidade de nossas crianças, lamentavelmente, era o de entrar e sair sem saber ler e escrever nas escolas municipais, hoje é completamente diferente. “Nossas crianças, além de entrar e saindo lendo, interpretam seu aprendizado. Isso é algo fantástico na Terra do Padre Cícero e antes de uma conquista do nosso Governo é, repito, principalmente, dos nossos professores”, concluiu Dr. Santana. A nota obtida no SPAECE ALFA significa também melhoria na arrecadação do município, com ampliação do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – da ordem de 18%.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com