Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Um aurorense com o presidente Yankee

Por: João Tavares Calixto Júnior.
(*)
Era 1963 o ano. O dia, 8 de março. Juntamente aos embaixadores brasileiros Roberto Campos e Lincoln Gordon, acompanhava um aurorense, o diálogo entre o então governador cearense, Virgílio Távora e o presidente americano JOHN Fitzgerald KENNEDY
À Casa Branca, chegaram os citados às 11:30 hs da manhã, e após pequena espera, nas ante-salas presidenciais, abriu ele mesmo, o mandatário americano, a porta de seu gabiente, declarando convenientemente ao visitante: "Governador, é um prazer vê-lo e recebê-lo neste país". 
Durou trinta e dois minutos o colóquio, e viu-se, a inquietação do poderoso americano com o problema das secas no Nordeste do Brasil.
Essa preocupação já havia sido evidenciada, aliás, com a criação da "Aliança para o Progresso", cujos objetivos fundamentais estavam inteiramente de acordo com as necessidades desta região brasileira, à época, desvelada por estar envolvida e dominada por um subdesenvolvimento aparentemente crônico, com raízes demasiado complexas para uma análise rápida.
Fez-se breve, portanto, a conversação entre o governador e o presidente assassinado em Dallas, testemunhada pelos embaixadores preditos, assim como, tomada nota pelo jornalista, cearense de Aurora:
Kennedy - Qual a posição do movimento comunista no Brasil?
Távora - Deturpa-me muito, aqui nos Estados Unidos, a realidade brasileira. A suposição americana é a de que nosso país está entregue ao comunismo; isso é irreal.
Kennedy - Fidel Castro é estimado entre os camponeses brasileiros? Por que sua ascenção influiu tanto no aumento de poder das esquerdas?
Távora - Presidente, não sou diplomata, mas sim militar, portanto, desculpe a franqueza: o meu respeito à verdade me obriga a dizer que Fidel é estimado sim, e não pouco.
A palestra, franca, transcorreu aparentemente cordial, com o presidente norte-americando sempre procurando sentir os problemas principais do Brasil. Depois de feita a pergunta sobre Fidel, indaga o presidente sobreos efeitos do auxílio americano no país:
Távora - Embora as intenções sejam boas, acredito que somente depois de uma reformulação de métodos poderá produzir melhores efeitos.
Em seguida, sobre os entendimentos mantidos nos EUA para obtenção de ajuda ao Ceará, afirmou o governador que as conversações foram as mais primorosas, mas quanto aos resultados: "ainda vamos ver"...
Sobre o aurorense, jornalista acompanhante do governador cearense, célebre em sua época por seus tentos profissionais investidos de insigne respaudo nacional, sublinha-se aqui, conteúdo digno de nota, transcrito parcialmente de obra em elaboração intitulada: "No Orbe do Salgado - Esboço Histórico-Científico", de autor idem destas linhas:
1927 (12 de julho) – Aurora: Nascimento de HERMENEGILDO DE SÁ CAVALCANTE (*), filho de João de Sá Cavalcante (funcionário do Tesouro - Coletor Estadual) e Raimunda Rabelo de Sá. 
Segundo consta no livro de batizados da paróquia do Senhor Menino Deus, de Aurora (Livro 13, 1927-1930), recebeu as bênçãos batismais aos 11 dias do mês de setembro de 1927 na igreja paroquial de Aurora, Bispado do Crato, pelo padre missão-velhense Francisco de Assis Pitta (fundador em 1º de março de 1927, do Ginásio do Crato, depois, Colégio Diocesano), sendo padrinhos o mesmo padre Pitta e sua irmã, Suzette Pitta, tendo sido lavrado o termo e assinado pelo vigário local, o padre Vicente Augusto Bezerra (depois, Monsenhor Vicente Bezerra).
Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Ceará, na turma do “cinquentenário”, aos 8 de dezembro de 1953. Foi jornalista e diretor, juntamente a Dorian Sampaio, do semanário “Ceará Jornal”, do Partido Social Democrático (PSD), tendo o seu primeiro número circulado na terceira semana de agosto de 1956. Foi secretário do Escritório Comercial do Brasil em Paris, onde se aprofundou no estudo da obra de Marcel Proust, sobre quem proferiu importante palestra no Museu ao dedicado ao mesmo em Illiers-Combray. Foi vice-presidente da Societé International des Amis de Proust e eepresentante do Governo do Ceará no Rio de Janeiro. Foi romancista e ensaísta e publicou: Considerações sobre o Humanismo Integral de Jacques Maritain (Fortaleza, 1953); Três aspectos da Filosofia Platônica (Fortaleza, 1954); Análise da Obra de William Somerset Maughan (Rio de Janeiro, 1957); Estudo sobre a vida e a mensagem de Graham Greene (Paris, 1959); Quem foi e o que fez Marcel Proust (Rio de Janeiro, 1964); Proust e o Brasil (Rio de Janeiro, 1964); A Glória de Cada Um (Rio de Janeiro, 1970); Marcel Proust - Roteiro Crítico e Sentimental (Rio de Janeiro, 1972); A Solidão em Kafka, Hemingway, Macculers, Bradbury, Jorge L. Borges (Rio de Janeiro, 1974); Teilard de Chardin e São Paulo (Rio de Janeiro, 1975) e Estranhos em Aurora (1978). 
Recebeu no dia 1º de agosto de 1977, o título de cidadão fortalezense, outorgado pela Câmara Municipal. 
Em 10 de dezembro de 1998, foi inaugurada na casa Ari de Sá Cavalcante, na rua Senador Pompeu, nº 2245, na capital cearense, a biblioteca de Hermenegildo, com cerca de cinco mil volumes, os quais cerca de 800 dedicados à obra de Marcel Proust. 
Obteve os últimos suspiros na capital paulista, em 11 de outubro de 1995.



Ver mais em: lavrasce.blogspot.com

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com