Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

domingo, 9 de outubro de 2011

Alerta aos profissionais de imprensa e a população - Por Beto Fernandes

Esta postagem é um verdadeiro alerta aos profissionais de imprensa de Juazeiro e do Cariri, bem como a toda a população no que diz respeito à cobertura jornalística de eventos que dizem respeito à inclusão social do surdo.

Chamo a atenção quanto à questão de interpretação de surdos em entrevistas através da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS -. É preciso antes de tudo saber se o “intérprete” é de fato habilitado e capacitado para dizer aos ouvintes o que o surdo expressa em LIBRAS.

Recentemente foi realizada a Semana Comemorativa ao Dia do Surdo que transcorreu em 26 de setembro. A TV Verde s Mares fez isenta cobertura jornalística sobre a caminhada que abriu a vasta programação de comemoração e reflexão sobre a inclusão social do surdo. O detalhe é que na reportagem do estúdio, a intérprete apresentou algo diferente do que realmente foi expresso em LIBRAS pela surda entrevistada.

Não se sabe se isso ocorreu pelo nervosismo da intérprete, por ela considerar a opinião da interpretada diferente ou fora do contexto da Semana do Surdo, ou ainda pior, se pela não habilidade para interpretar?

Aqui não se faz nenhuma crítica destrutiva a absolutamente ninguém, apenas uma advertência para se ter mais zelo no que diz respeito a interpretar para um (a) surdo (a). Esse (a) é um (a) deficiente físico que precisa da verdade dos outros. Essa verdade é expressa quando se é interpretado (a).

O (a) surdo (a), portanto, confia em seu intérprete, havendo assim a “obrigatoriedade” ética profissional em dizer para os ouvintes verbalmente e para ele (a) em LIBRAS o que se expressa como intercâmbio de comunicação.

O que assim não proceder está fugindo para com a verdade e infelizmente e principalmente para com a verdade do surdo.

NoYou Tube está sendo veiculado um vídeo postado pelo perfil “Vídeo Libras” enfocando erros preocupantes entre o que foi dito em LIBRAS e interpretado para o entrevistador e telespectadores da TV Verdes Mares Cariri.

Com legendas, na parte inferior há o que foi dito na entrevista e na superior as legenda com que foi sinalizado pela surda e a intérprete.

Usando o que foi dito pela surda em LIBRAS durante a entrevista divulguemos a cultura surda. Vamos lutar e romper as barreiras contra os surdos. Isso só acontece com A VERDADE.

Em tempo. Há em Juazeiro o INTRA – Instituto Transformar – que trabalha real e verdadeiramente há 10 anos propagando e defendo a cultura surda em todo o Cariri Cearense. Há ainda a Associação dos Surdos do Cariri que diz estar completando 10 anos em 2011, contudo, conforme se viu e foi interpretado na entrevista passou um período sem atividades.

Numa cidade com mais de 9 mil deicientes auditivos, quanto mais entidades para representá-los melhor. Por dever de justiça, contudo, é preciso lembrar que a Semana do Surdo é realizada há 3 anos e é executada pelo INTRA em parceria com a Associação dos Profissionais Intérpretes de LIBRAS da Região Metropolitana do Cariri e Associação dos Surdos da Região Metropolitana do Cariri –.

Não reconhecer o INTRA como idealizador e executor deste grande evento que entrou para o calendário dos eventos envolvendo a Cultura Surda no Brasil é fugir para com a verdade. Deixar transparecer num veiculo de comunicação de grande credibilidade como a TV Verdes Mares Cariri que a Associação dos Surdos do Cariri estaria promovendo a programação é quando nada um equívoco sem precedentes.

O correto seria dizer que a Associação dos Surdos do Cariri, de forma comprometida torna-se aliada do INTRA e demais seguimentos representativos para defender de forma responsável a cultura do surdo.

Assistam ao vídeo e tirem suas próprias conclusões.


Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com