Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os Filhos da Caatinga

Por: João Tavares Calixto Júnior.



       Foi publicado já neste mês de setembro (2011) na capital cearense o livro Os Filhos da Caatinga, de autoria de Pereira de Albuquerque. Até então, tudo normal e corriqueiro, por se tratar o autor, de literato de obras notadamente interessantes, com contribuições em verso e prosa. O que nos faz atentar, sobretudo, é o tema com qual trata o agente: Suas passagens enquanto aluno da Escola Agrícola de Lavras da Mangabeira. 
       Sabendo extrair do passado a base de seu texto, Albuquerque investe na busca do tempo perdido da adolescência e acende no coração de todos os lavrenses as memórias do Colégio Agrícola. Conquanto romanceado, como se refere o próprio autor à obra, "Os Filhos da Caatinga" é, em essência um livro de memórias, não havendo em nenhuma passagem, apologia à inverdade ou cunho difamatório.
       Prefaciado por Dimas Macêdo e dedicado aos notáveis antigos professores e alunos do saudoso Iniciação (Colégio Agrícola), o Ipaumirinense descarrega nas páginas do livro uma bagagem cultural fortemente alicerçada em saudosismo e jocosidade. As estórias de brincadeiras, privações, devaneios e aventuras de centenas de estudantes, que apartavam de seus lares e internavam-se na Escola histórica em busca de um porvir digno, surpreendem pela verossimilhança à realidade local profundamente enfatizada em trechos empolgantes e emocionantes.
       A história real dessa Escola que torna-se um marco cronológico nas Lavras dos Augustos, será ainda lançada, estando sendo conquanto, elaborada, ao punho deste que vos apresenta o livro de Pereira de Albuquerque, e vos aconselha, ao mesmo tempo, a se deleitar neste texto intrinsecamente dotado de profunda sensibilidade e bom gosto.


Ver também em: http://lavrasce.blogspot.com

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com