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terça-feira, 9 de agosto de 2011

Juazeiro, Cidade Centenária, merecia uma greve disfuncional, descontextualizada e excessivamente “ideologizada”?

Por Sônia Luz, Secretária de Educação de Juazeiro do Norte

A principal função da educação é de desenvolver as potencialidades latentes dos alunos, fortalecendo suas capacidades frente às adversidades e a de torná-los autoconfiantes e seres autônomos na solução dos seus problemas cotidianos.

Hoje, a maioria dos pais, mães e/ou responsáveis, fazem um grande esforço para que seus filhos cheguem a concluir o ensino fundamental e, ainda alcancem a ensino médio. Muitos se revestem de sonho e esperança para a quebra do ciclo da exclusão. Entretanto, muitos que já conseguiram concretizar esse sonho, se deparam com a triste realidade. Seus filhos não obtiveram da escola conhecimentos suficientes e funcionais e, nem sequer desenvolveram aptidões, atitudes e valores para o exercício pleno de suas vidas.

Cabe a escola, aos profissionais do magistério, pensar na escola 24 horas por dia, ter compromisso social com as famílias que querem e lutam pela inclusão social de seus filhos, pensar na escola como uma instituição centrada na aprendizagem de seus alunos.

Para tanto, este agente de transformação que é o professor, além da competência, urge que seja um professor afetivo, preocupado continuamente com a autoridade, o comando e a hierarquia da comunidade escolar, no sentido de compreender que hierarquia não exclui afetividade; que comando não se afasta da amorosidade e que, sobretudo autoridade não significa desamor.

Vejamos como os “caciques” sindicais, da nossa Cidade Centenária, inverteram e desrespeitaram a autoridade, o comando e a hierarquia da comunidade escolar. Colocaram os seus interesses pessoais, corporativistas, acima dos interesses dos alunos, principalmente dos concludentes do Fundamental II – os alunos do 9º ano - no lugar de propiciarem situações de empoderamento dos jovens, ou seja, o aluno usar o seu poder pessoal de desenvolver suas aprendizagens.

Apropriaram-se indevidamente do direito do aluno, ao usarem o próprio poder pessoal para manobrá-los, ausentando-se das escolas em função da manutenção de uma greve que foi julgada ilegal e, ainda, de incitarem os alunos a participar de manifestações levando panelas, como percussionistas a favor de melhoria salarial de seus mestres em detrimento da sua aprendizagem e do seu direito constitucional de ter uma escola de qualidade. (óbvio que disponho de relatórios assinados por pais que se sentiram indignados e procuraram com muita legitimidade resolver esses impasses).

Está para ser aprovado o Plano Nacional de Educação – PNE, para o decênio 2011 a 2020. No dia 20 de junho passado, O Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Educação – SME, em parceria com a Assembléia Legislativa, realizou Seminário sobre o PNE, no sentido de dar ciência a sociedade juazeirense e principalmente aos profissionais do magistério sobre o momento que vive a educação brasileira, além de proporcionar um espaço para as sugestões frente às necessárias alterações do Projeto de Lei 8.035/2010, principalmente àquelas afetas à valorização dos professores, em torno de 20 metas.

Entretanto, mais uma vez, a entidade que representa o magistério de Juazeiro do Norte demonstrou um posicionamento equivocado, demonstrando uma forma de negociar não assertiva e agressiva com as lideranças parlamentares presentes ao evento e que irão decidir com seu voto os interesses da própria categoria.

Vale destacar a importância das alterações que deveriam ter sido o foco central do Seminário, considerando que para obtermos um significativo impacto financeiro que possibilite um aporte justo, para os próximos 10 anos e que, sobretudo atenda as metas direcionadas a valorização do magistério, cujo financiamento deverá ser de responsabilidade da união que arrecada 58% dos impostos, dos estados que fica com 45%, visto que o percentual de arrecadação dos municípios é de 13%.

Durante o desfile de comemoração do Centenário de Juazeiro, a entidade que representa os profissionais do magistério público municipal, cometeu o seu maior equívoco, quando ao participar do desfile, não priorizou a participação dos alunos da rede pública municipal, que de uma forma sofrível tiveram que ultrapassar o paredão dos professores por uma das calçadas da Rua São Pedro, esquina com a Rua da Conceição, com o risco de serem acidentados, pela altura do meio fio e a existência de um bueiro próximo a calçada.

Feriram o ECA e sua concepção sustentadora que é a Doutrina da Proteção Integral. Doutrina que afirma o valor intrínseco da criança como ser humano; a necessidade de especial respeito à sua condição de pessoa em desenvolvimento; o valor prospectivo da infância e da juventude, como portadoras da continuidade do seu povo e da espécie e o reconhecimento da sua vulnerabilidade o que as torna merecedoras de proteção integral.

De forma conciliatória, tentei argumentar com os sindicalistas, me propus a seguir com os mesmos após a passagem dos alunos, o que mantive até o final, mesmo sem ter sido atendida.

Cometer equívocos é passivo de ser compreensível, mesmo pelas famílias que se sentiram prejudicadas, entretanto, urge, restabelecermos a justiça social, refletirmos sobre o fato de que, nós professores da rede pública, produzimos um produto que não consumimos.

Precisamos, após estas reflexões, estabelecer o sentido da urgência – o caminho a ser seguido na construção de novas relações. Acredito que as soluções estejam dentro das escolas, no desenvolvimento das competências e desempenho dos professores e dos núcleos gestores.

Finalizando, pressões sindicais baseadas em diagnósticos que não interpretam o pensamento dos bons professores deveriam ser substituídas pelo estudo e a pesquisa de experiências que foram vivenciadas em outros países, que nos anos 1950 e 1960, eram extremamente pobres e que hoje seus alunos estão entre os 05 melhores do mundo entre os 67 países que participaram em 2009 do Exame PISA.

Precisamos, urgentemente, valorizar os professores eficientes por desempenho e resultados educativos, professores que atuem como protagonistas – sujeitos das inovações e melhoramentos na educação.

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