Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Informações sobre o seguro DPVAT *

Os meios de comunicação cada vez mais dão ciência à população dos direitos que ela detém e, entre estes, está a possibilidade de receber indenização em casos de acidentes que envolvam veículos automotores de via terrestre, trata-se do seguro DPVAT.

Como dito, muitas pessoas sabem que o seguro existe, mas nosso objetivo aqui é esmiuçar as peculiaridades acerca do mesmo, esclarecendo dúvidas mais frequentes como:

Quem está protegido pelo seguro? O seguro abrange qualquer pessoa envolvida no acidente, independentemente de ela estar dentro do veículo ou ter sido atingida pelo mesmo ou por sua carga. O que faz surgir o direito à indenização é a ligação entre o acidente, o veículo automotor de via terrestre e a pessoa que sofreu um dano em decorrência deste evento. Frise-se que o veículo não precisa ser o causador do acidente, basta o seu envolvimento e o resultado danoso.

A quem cabe a indenização? Observada a ligação referida acima, é possível indenizar despesas médicas relativas ao tratamento da pessoa acidentada, perda de membros ou funções (ex.: visão, audição), e morte. Nesse último caso (morte), podem receber a indenização o cônjuge ou companheiro e os herdeiros, situação em que o valor será dividido igualmente entre todos. Vale destacar o entendimento do STJ no sentido de que o aborto de feto já formado também é indenizável, tendo-se como beneficiários os pais da criança abortada.

É preciso que o veículo esteja com seguro obrigatório em dias? Segundo a jurisprudência dos tribunais, não é preciso comprovar que o veículo esteja com o DPVAT pago. Na verdade não é necessário sequer o licenciamento do veículo e, por esse motivo, até em acidentes com tratores, veículo cujo licenciamento não é obrigatório, é possível receber a indenização.

Caso não receba a indenização é possível cobrá-la na justiça? É perfeitamente possível a cobrança pela via judicial caso a seguradora não efetue o pagamento. O prazo para propor a ação é de três anos e, em caso de condenação da seguradora, o valor da indenização deverá ser acrescido de atualização monetária contada desde a data do acidente e juros de mora contados desde a citação da seguradora para responder ao processo judicial.

_________________________
* Texto escrito e enviado por José Ferreira de Abreu Neto - Bacharelando em Direito. Brasília, Distrito Federal. Dúvidas e informações: abreufialhoico@hotmail.com

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com