Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

domingo, 3 de abril de 2011

Os 5 elementos estratégicos de campanha eleitoral


Falar em planejamento em campanhas eleitorais e sobre a sua necessidade e importância, como fator fundamental ao sucesso é algo completamente óbvio nos dias de hoje. Isto não é novidade. Agora, entender quais são os pilares estruturais, os elementos mais importantes que devem orientar o planejamento, aí sim, é uma questão completamente diferente.

Os planejamentos e os métodos que orientam as estratégias das campanhas eleitorais bem como suas técnicas  e ferramentas  utilizadas são as mais diversas possíveis em qualquer lugar do planeta.

O que queremos é ir a um nível anterior e mais profundo, para isso é preciso conhecer os elementos estratégicos essenciais para uma campanha eleitoral.

Quais os elementos que devem orientar o planejamento estratégico de uma campanha eleitoral de forma universal?

Existem elementos únicos que norteariam campanhas eleitorais das mais diversas e que seriam exatamente os mesmos, independente da disputa, do cargo, do país, da língua?

Sim, existe. São os 5 Elementos Estratégicos de Campanha Eleitoral.

Qualquer campanha eleitoral, em qualquer lugar do planeta, em qualquer momento na história são conduzidos pelos elementos estratégicos: 1) Candidato; 2) Aliança; 3) Momento Histórico; 4) Recursos e 5) Gestão.

Candidato

O primeiro e mais fundamental elemento estratégico de uma campanha eleitoral é o candidato. Uma pausa importante: candidato é aquilo que é colocado e apresentado para um determinado grupo de eleitores como uma possibilidade de escolha.

Pode ser um elemento singular ou grupo de elementos. Pode ser uma pessoa, um grupo de pessoas, um filme, um objeto.  Ou seja, candidato é aquilo que colocamos para ser escolhido ou eleito, em disputa entre outros da mesma categoria. 

Não existe campanha eleitoral sem candidato. Todo candidato carrega um conjunto de atributos que terão profundo impacto na campanha. Todo candidato tem uma história e características que podem ter ângulos positivos ou negativos.Conduzir o olhar dos eleitores sobre o candidato, definir o candidato pelo viés positivo é uma tarefa estratégica da campanha.

Agora, o mais importante é tomar consciência de que tudo que faz parte do composto história-identidade do candidato, fará parte do grande jogo de disputa que é um processo eleitoral.

O candidato é o ator principal deste jogo de escolha, por isso ele representa o mais importante elemento estratégico de uma campanha eleitoral.

Aliança

Aliança representa o elemento que nos fala que não se ganha campanha eleitoral de forma solitária. Aliança é a possibilidade de envolver mais pessoas no processo de influenciar outros, direta ou indiretamente.

Aliança representa o fortalecimento da campanha através de fiadores, ou seja, pessoas, entidades, corporações, organizações, partidos,  que endossam o propósito da campanha.

As alianças devem ser concebidas com esta missão. É importante perceber, no entanto, que no processo de construção das alianças, tanto os ativos quanto os passivos dos aliados passam a fazer parte do jogo.

Da mesma forma que um aliado empresta para a campanha os seus atributos e valores positivos, os atributos negativos também terão impacto.

"Me dizes com quem tu andas que direi quem tu és...". A frase é antiga e verdadeira. Nunca existiu e nem vai existir campanha eleitoral de sucesso sem alianças. Quanto maior, mais forte e de melhor qualidade, for o arco de alianças, maior será o impacto deste elemento estratégico  para a campanha.   

Momento Histórico

Este é o elemento que diz respeito fundamentalmente  a duas coisas distintas e complementares: os eleitores e a conjuntura histórica. Uma campanha eleitoral é construída com o objetivo de escolher um candidato que é melhor do que outros.

Seja para eleger um Presidente, o mais bonito cachorro do bairro ou um filme que concorre a um prêmio, o Momento Histórico (eleitores e a sua conjuntura histórica) terá um profundo impacto no processo da eleição.

Os eleitores são pessoas que têm crenças, valores e desejos. São pessoas com características formadas por diversas matrizes: biológicas, econômicas, culturais, religiosas, individuais, etc. Os eleitores formam opinião de acordo com estas características somado ao impacto da conjuntura histórica do momento. Ou seja, as características e necessidades individuais somadas ao ambiente externo em que eles se encontram formam este elemento estratégico da campanha eleitoral.

As condições da economia terão um profundo impacto na escolha de um presidente de um determinado país, da mesma forma que as tendências de beleza do momento terão impacto na eleição de uma miss.

Não se iluda. Muito das tão chamadas "opiniões pessoais" pouco têm de "pessoais". Nossas crenças, valores e desejos são construídos em um ambiente coletivo. Muito do que acreditamos é desenvolvido ao longo do tempo com impacto direto de estímulos dos ambientes sociais, culturais e econômicos.

O elemento Momento Histórico é fundamental para entender as expectativas do colégio eleitoral naquele dado momento em que as eleições vão acontecer. Representa o mais importante elemento estratégico na construção do propósito da campanha.

O elemento estratégico Momento Histórico, exige que a campanha responda perguntas como: Para quê estamos aqui? O que representamos? O que vamos fazer? Porque devemos ser escolhidos?
Todo o propósito da campanha nasce deste elemento estratégico.

Recursos

Nada neste mundo pode ser alcançado sem o envolvimento de recursos. Recursos são os meios que dispomos para viabilizar e fazer acontecer a campanha eleitoral.

Os recursos podem ser financeiros, estruturais ou humanos. Já vimos em muitas ocasiões, candidatos perfeitos, em um momento histórico fabuloso, com alianças magníficas sofrerem grandes derrotas exatamente por não conseguirem garantir o mínimo dos recursos necessários  para o seu sucesso.

Ou pior, em alguns casos a candidatura nem consegue se viabilizar em função da falta de recursos. Para tocar uma campanha eleitoral é indipensável ter gente, dinheiro e estrutura. Estes três recursos são fundamentais.

Eles podem até estar em desequilíbrio entre eles. Podemos ter pouco dinheiro, muita gente e alguma estrutura. Ou muita estrutura, pouca gente e algum dinheiro. Mas, tomar consciência da necessidade estratégica e a  situação real do elemento Recursos para a existência de uma candidatura em um processo de campanha eleitoral é simplesmente necessário.

Utilizar os recursos mais fortes para equilibrar os mais fracos é um caminho inteligente para tornar a campanha viável sob o aspecto do sucesso. Entender que os Recursos representam um dos elementos estratégicos de uma campanha eleitoral, significa tomar consciência de que sem o mínimo dos meios necessários é impossível almejar o sucesso.

Gestão

Chegamos ao último dos 5 Elementos Estratégicos de Campanha Eleitoral. Gestão é o composto da inteligência para fazer acontecer. Representa a corporificação e tangibilidade da campanha em si.

É no elemento estratégico Gestão que encontramos as ferramentas, os métodos e os processos necessários para que a campanha se realize. Encontramos por exemplo, as atividades de marketing, os processos jurídicos, a contabilidade, a execução financeira e tudo mais que garante a realização da campanha.

Uma campanha pode ter um bom candidato, com fortes alianças, em um excelente momento histórico com todos os recursos necessários e ainda assim mandar tudo por água abaixo se o elemento estratégico Gestão for negligenciado.

Já se foi a época em que era possível pensar em ter sucesso num processo eleitoral atuando de forma amadora. A cada dia torna-se cada vez mais necessário tomar consciência da importância estratégica do elemento Gestão e conduzí-lo  de forma profissional e competente.

Matriz 5: Os seus elementos contra os elementos dos seus adversários.

A Matriz 5 representa um método de análise e orientação das estratégias de uma campanha eleitoral, baseado nos 5 Elementos Estratégicos de Campanha Eleitoral.

Não basta que você tenha todos os seus 5 elementos bem definidos para atingir o sucesso. Você não pode esquecer que vai enfrentar uma disputa eleitoral, ou seja, temos outros players no jogo. A Matriz 5 pressupõe trabalhar com os seus 5 elementos e também com os elementos dos seus adversários.

Significa posicionar e fortalecer a sua campanha pelo que você tem de mais forte, contra o posicionamento do que seus adversários têm de mais fraco. Significa buscar enfraquecer ou anular elementos estratégicos fortes dos seus adversários e proteger ou fortalecer os seus elementos mais fracos.

A Matriz 5 busca dar clareza e visibilidade à condução estratégica da campanha de forma profunda, simples e direta. Podemos ilustrar como isto pode ser feito através de uma simples tabela matricial.

ELEMENTO/CANDIDATURA
CAMPANHA A
CAMPANHA B
Candidato
Forças e Fraquezas

Forças e Fraquezas
Alianças
Forças e Fraquezas

Forças e Fraquezas
Momento Histórico
Forças e Fraquezas

Forças e Fraquezas
Recursos
Forças e Fraquezas

Forças e Fraquezas
Gestão
Forças e Fraquezas

Forças e Fraquezas

Entre muitas outras coisas, a Matriz 5 permite potencializar as vantagens competitivas, assumir a liderança do jogo e controlar o equilíbrio emocional durante a disputa.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com