Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quarta-feira, 23 de março de 2011

O SISENJUM deve pedir desculpas a população

Por Beto Fernandes
Uma greve marcada por contradições. Assim pode ser definido o movimento paredista dos servidores públicos municipais na área de saúde, mais especificamente na atenção básica. Com todo respeito a grande maioria dos profissionais que aderiram à greve é preciso fazer uma reflexão sobre motivos, causas e consequências da paralisação.

É preciso antes de tudo lembrar que o direito de greve é legal, porém toda lei deixa claro direitos e deveres. O SINSEMJUN – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte – cometeu um festival de bobagens, que pode também ser definido como de maldade. Esta entidade com sua visão microscópica, contudo, convenientemente atua apenas com base na cobrando dos seus direitos esquecendo os seus deveres.

Pensando atingir a administração pública municipal a diretoria (?) do Sindicato dos Servidores deu um verdadeiro “tiro no pé”. Isso mesmo. Deu com os pés pelas mãos. O grande prejudicado pela greve foi o povo. A nossa gente juazeirense foi o mais prejudicado com a clara irresponsabilidade e inconsequente orientação de greve sem observar a Lei 7.783/89, a chamada Lei de Greve.

A direção do Sindicato pode alegar que cometeu a série de falhas que culminou em liminar determinando o imediato retorno ao trabalho e ilegalidade do movimento paredista por ineficiência de sua assessoria jurídica. É fato, mas também é fato que a condução do movimento foi realizada de forma pouco inteligente onde a emoção ficou acima da razão ferindo princípios éticos, e principalmente a legislação vigente.

Partindo deste ponto de vista é que algumas perguntas podem ser feitas. A quem interessava realmente essa greve? O Sindicato agiu de fato como uma entidade legitimamente preparada para representar os servidores da saúde? A série de erros na condução da paralisação é de responsabilidade da assessoria jurídica ou exclusiva dos seus diretores?

Por que tantas perguntas? Porque precisam ser respondidas! Se o objetivo era defender os interesses dos servidores porque o radicalismo em algumas reivindicações? Por que não admitiu publicamente as conquistas através das rodadas de negociações? O Sindicato defendia os servidores ou a manutenção do seu nome na mídia como uma entidade aguerrida? Os advogados teriam realmente orientado para se iniciar a greve sem notificar a municipalidade? É muita incompetência para um sindicato apenas.

O magistrado, para tomar a decisão, disse na sentença que a Procuradoria do Município anexou no pedido de ilegalidade uma série de documentos que comprovam a “inocência” ou a incompetência do SISEMJUN na condução da mobilização. Então cabe mais uma pergunta. O sindicato quis defender os servidores da saúde ou confundir a opinião pública justamente num momento em que o prefeito de Juazeiro, Dr. Santana começa o processo de recuperação da imagem de sua administração?

A liminar está datada de 16 de março. Desde então que o oficial de justiça tentava localizar a senhora Presidenta Maria José para notificá-la. Contudo não foi encontrada. Coincidentemente, sexta-feira, 18, durante o Governo Itinerante no SESC, um grupo de grevistas, orientados pela direção do sindicato, parou o prefeito e o governador para questionar sobre a greve. Ora gente a greve já tinha sido considerada ilegal. O sindicato mesmo sabendo não cientificou a categoria. Aparentemente, eu disse, aparentemente, não quis ser notificado. Por quê? Porque entre os grevistas estavam militantes de partidos de estrema esquerda que desacataram e perderam a compostura com gritos, vaias e criando uma situação que não existia.

Dá para se chegar à conclusão que os servidores da saúde na atenção básica foram manipulados, infelizmente, e não notaram que a greve foi meramente política. Prejudicaram a gestão, o prefeito Santana ou o povo? Claro que apenas o povo. Foram quase 250 mil pessoas que ficaram sem atendimento de saúde na atenção básica. O sindicato foi irresponsável ou não?

Pior que a emenda foi o soneto. Durante entrevista a uma emissora de rádio nesta segunda-feira a presidenta como sempre gaguejou demais, pensou de menos e mais uma vez mostrou no discurso algo diferente da prática. Primeiro informou que apenas hoje foi notificada pela Justiça, quando o correto seria informar que foi procurado desde a sexta-feira, porém não encontrada.

Segundo quando disse que decisão judicial não se questiona e sim se cumpre. Por que então tantos ‘mas’, ‘porém’ e ‘entretanto’ acerca da liminar? A diretoria se fez de vítima e chegou a questionar a justiça, insinuando que esta não teria poder para julgar o mérito. Houve um momento de ironia quando a presidenta fez referência à greve dos professores e comparou dizendo que ‘a Justiça parecia ter dois pesos e duas medidas’. Foram palavras dela, Maria José. Quem quiser pode solicitar uma cópia do programa e confirmar isso.

Por fim quem ouviu a citada entrevista verificou que a diretoria do “aguerrido” sindicato não estava acompanhada de sua assessoria jurídica. Certamente porque os advogados sabem que é difícil justificar o injustificável. A presidenta também não falou sobre ida de parte dos grevistas a um plantão da UPA Frei Jeremias como forma de intimidar uma técnica de enfermagem para aderir ao movimento paredista ferindo gravemente a Lei de Greve.

Com intuito de tirar o foco de seu festival de bobagens a presidenta chegou a especular a formação de um novo sindicato. E existe esta possibilidade? Por quê? O Sindicato não está legalizado? Falácia.

Felizmente está aberto um canal de diálogo entre a administração pública e os servidores. A Secretaria de Saúde e a Procuradoria Municipal sinalizam para dar continuidade às negociações. Que a diretoria do Sindicato se desarme, tenha humildade para reconhecer sua falta de habilidade na condução do processo, para não dizer incompetência. Que alguns dos seus integrantes sejam mais racionais e menos imaturos para evitar cenas ridículas como a de um grevista e manifestante que fez ato obsceno para a imprensa que fez cobertura do Governo Itinerante na última sexta-feira.

Uma foto fala mais que muitas palavras. Mobilização não combina com baixaria. A greve orquestrada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais antes de ter sido para reivindicações de direito tem todas as característica de uma paralisação por motivos políticos.

O sindicato e o comando de greve têm a obrigação de fazer um pedido de desculpas formal ao povo de Juazeiro.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com