Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

segunda-feira, 14 de março de 2011

Juazeiro ganha Mercado do Romeiro

O Centro de Apoio ao Romeiro é uma obra estruturante que se arrasta há mais de 22 anos. Sua concretização começa a acontecer com entrega dos boxes (Mercado do Romeiro) para as pessoas que trabalhavam como vendedores ambulantes nas imediações da Basílica Santuário de N. Sra. das Dores.




Por Beto Fernandes

Dos 1.052 boxes construídos, 470 já estão devidamente ocupados. Com presenças dos permissionários, autoridades e populares, o Governador Cid Gomes inaugurou oficialmente na manhã de ontem, sábado, 12, os boxes do Mercado Popular Monsenhor Murilo de Sá Barreto, também chamado por alguns de Praca dos Romeiros.

Dados da Secretaria das Cidades que coordena o empreendimento através da CEASA/Cariri informam que a área construída é de mais de 41 mil m² e recebeu investimentos da ordem de R$ 9,5 milhões, oriundos dos cofres do próprio Estado. São dois pavilhões iniciais que homenageiam o padre Cícero e monsenhor Murilo.

O Governador Cid Gomes e o Prefeito Santana entregaram as chaves de forma simbólica aos permissionários Francisca Zuleide Brito Alencar e Francisco Ferreira da Silva. O prefeito juazeirense foi o primeiro a fazer uso da palavra e ressaltou o momento histórico vivenciado. “Esse é um momento de emoção e alegria do povo de Juazeiro porque nesse ano histórico do Centenário, o Governador Cid dá esse presente a nossa cidade que é a construção de uma obra que resistiu ao longo de 22 anos ao descaso e aos desmandos”, afirmou. Segundo ainda Santana “foi preciso um Governador da competência de Cid para concluir uma obra capaz de dar dignidade ao nosso feirante, ao nosso ambulante, que deixa de ser um vendedor de rua para ser um pequeno empreendedor, um homem que terá seu espaço certo e seus direitos e que trabalhando em lugar privilegiado e terá uma clientela ainda melhor e segura”.

Manoel Santana disse também que o romeiro sai ganhando com o novo espaço que é apenas o início de uma mudança estrutural naquele setor da cidade. “Aqui ao lado começamos a obra da Praça do Marco Zero, emenda pessoal do deputado José Guimarães. Do outro lado o Estacionamento do Romeiro, conseguido junto ao Governo Federal, também através de Guimarães e a ele, eu tenho certeza, os demais deputados votados em Juazeiro irão se somar em esforços para que neste ano do Centenário a gente possa fazer uma profunda modificação na infraestrutura desta cidade”, ressaltou pedindo ainda mais comprometimento.

Política

Em seus agradecimentos Manoel Santana fez referência política ao episódio que culminou com seu afastamento do comando da municipalidade em 10 de janeiro deste ano. “Agradeço de forma pessoal ao Governador Cid Gomes que foi muito importante para mim no dia 10 de janeiro, no momento mais difícil de minha vida política e eu ainda não tinha tido oportunidade de fazer pessoalmente por sua solidariedade, assim como ao deputado Guimarães e ao povo de Juazeiro que nas ruas me conduziu de volta a prefeitura. Muito obrigado Cid Gomes e obrigado também Camilo Santana”, concluiu.

O Secretário das Cidades, Camilo Santana lembrou o Padre Murilo que sempre foi um lutador pelo ordenamento de todo o comércio durante as romarias do Juazeiro. O secretário disse ainda que a idéia do Estado é fazer com que o espaço seja utilizado não apenas durante as grandes romarias. “Essa decisão firme do Governador significa que o Mercado será em breve um dos maiores espaços não apenas durante as romarias, mas também durante todo o ano com um conjunto de ações administrativas que serão realizadas e que atrairão ainda mais visitantes”, comprometeu-se.

Em breve o Estado dará ordem de serviço para outras obras importantes em Juazeiro como o centro de multiuso, restante do Centro de Apoio ao Romeiro que terá financiamento do Banco Mundial. Camilo pediu ainda zelo dos permissionários pelo novo espaço.

Símbolos

O Governador Cid Gomes disse que o Centro de Apoio ao Romeiro é marcado por símbolos. “Esse espaço é marcados por símbolos. Mesmo a gente inaugurando a primeira etapa, isso é símbolo da obra inacabada, do desperdício do dinheiro público e do descaso e da falta de atenção daquilo que é de fato a principal vocação do Juazeiro e do Cariri, que são as romarias e naturalmente os romeiros”, criticou.

Cid, também criticou a construtora responsável pela obra pela qualidade dos banheiros. “Não sou de ficar em gabinete vendo as coisas acontecer. Gosto de ver, acompanhar e exigir para ver as coisas bem feitas. Se você quiser saber se uma obra foi bem feita vá olhar o banheiro. Se tudo tiver direitinho, pode ter certeza que tudo está bem feito, o que infelizmente não é o caso dessa obra aqui”, reclamou dizendo publicamente que exigirá da construtora o serviço adequado.

O governador garantiu que em breve haverá grande fluxo de pessoas no local como nas missas de encerramento das romarias que poderão ser realizadas no anfiteatro. Sobre a taxa de autorização de uso dos permissionários, Cid Gomes pediu a confiança e garantiu que o dinheiro será utilizado especificamente na manutenção do local. Chegou inclusive a sugerir o gerenciamento do dinheiro arrecadado através de um condomínio que possa garantir dentre outras coisas segurança e limpeza de qualidade. A taxa de pagamento será de R$ 240,00 com 5 meses de carência para os permissionários.

Cid Ferreira Gomes disse de sua gratidão e débito para com os juazeirenses que lhe deram 80% dos votos na sua reeleição. O Bispo Dom Fernando Pânico efetuou a bênção das novas instalações. Também em Juazeiro para solenidade, o Senador José Pimentel (PT), deputados federais José Guimarães (PT) e Arnon Bezerra (PTB), deputado estadual Sineval Roque (PSB), Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do estado, juazeirense Ivan Bezerra.

Obs.: Fotos de João Carlos Menezes Barbosa


470 comerciantes já deixaram a atividade ambulante e estão no Mercado do Romeiro

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com