Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval - Quando os Pierrôs Sumiram?

"Quanto riso! Oh! Quanta alegria! Mais de mil palhaços no salão..."

Com essa marchinha de carnaval, recordamos tempos atrás, quando o carnaval nos fascinavam por fantasias de pierrôs, arlequins e colombina. Onde o tempo era marcado por brincadeiras e serpentinas de papel, colorindo com os confetes os salões de grandes clubes.



Houve um tempo em que os salões de festas planejavam antecipadamente seu carnaval e se abasteciam de confetes e serpentinas, mascaras enorme enfeitavam os salões. Em nossa cabeça já iniciava o som dos metais que as orquestras tocavam. Versos de marchinhas começavam a ecoar em nossas cabeças.

"Allah-lá-ô" foi sucesso nos anos 40 e ainda hoje ouvimos versões e mais versões sendo gravados todos os anos. Há quem pense que essa marchinha nasceu por ai, sem um nome. A verdade é que essa musica é de Haroldo Lobo e Gabriel Nássara. É de Haroldo também "Tristeza", "Índio Quer Apito" entre muitas outras. "O Teu Cabelo Não Nega" de Lamartine Babo foi sucesso nos anos 30.



Na verdade a década que teve uma excelente "safra" de marchinhas foi a de 30. Musicas como "Touradas em Madri", "Cidade Maravilhosa", "A Jardineira". A marchinha "Dá Nela" de Ary Barroso ganhou o primeiro lugar no concurso da Casa Edisor. Já a musica "Tai" (que na verdade o titulo é "Pra Você Gostar de Mim") é de Joubert de Carvalho e foi a musica que consagrou Carmem Miranda. "Na Pavuna" foi a primeira gravação que teve percussão.



O tempo continuou seguindo seu percurso normalmente, trazendo mais clássicos para o carnaval. As décadas seguintes deixam claro que as marchinhas seriam mais ricas em seus enredos. Elas começavam a tomar como inspiração acontecimentos do cotidiano de cada um dos brasileiros. O paradoxo fica estampado em "Ai Que Saudades da Amélia", de Mario Lago com musica de Ataufo Alves. Um samba que se tornou sucesso no carnaval da década de 40. O incrível é que Ataufo ofereceu para vários cantores e não sendo aceito por eles, gravou na Odeon junto com um conjunto que improvisou e batizou de Academia do Samba.



"índio quer Apito" fez sucesso na década de 60, junto com "Mascara Negra" (citada no inicio), "Tristeza". Nas décadas seguintes, até os anos 80 as marchinhas eram criadas e as antigas sempre tocadas. Depois vieram os anos 90 que trouxe a tona o Axé. Moraes Moreira gravou em 1979 "Assim Pintou Moçambique", mescla de frevo baiano com afoxés africano.



E aos que me perguntarem sobre o Trio Elétrico de Dodô e Osmar que foi criado na década de 50, eu vou logo respondendo: Houve a grande mudança para caminhões e carretas somente no inicio dos anos 80, e assim a animação se estendeu mais por sua majestosa iluminação, quantidade de amplificadores, movimentação pelas avenidas. o Som mais alto contribuiu muito. Essa década de 90 fez até hits funkeiros tornar sucesso como foi o caso de "Uh! Tererê".

Infelizmente o Axé e o funk tomaram mais conta do carnaval que as marchinhas. Certo que tenho que aceitar que o tempo passa, mudam as coisas, mudam as pessoas em evidencias, tem-se que criar novos estilos. Sim. Tudo pode acontecer. Mas porque eu tenho que aceitar calado algo que nem gosto?

O tempo morre a cada segundo. O futuro é sempre cada segundo que foi morto. A historia muda a todo instante. Nasce assim a saudade do meu tempo de criança, quando ainda as marchinhas imperavam nos carnavais.

Morre o tempo a cada segundo, nasce a lembrança na saudade.

Carpe Diem

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com