Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Entrevista com o Prefeito de Juazeiro Dr. Manoel Rdo. de Santana Neto

Nota do Editor do Blog do Juazeiro:

O
Blog Juanews tem sido um espaço inteligente que noticia importantes notícias do município de Juazeiro do Norte. Com uma linha bem segura caracteriza-se pela independência e publicou no último dia 6, interessante entrevista com o Prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Manoel Raimundo de Santana Neto (PT).

Com a devida autorização do editor também publicamos aqui no Blog do Juazeiro* e na Rede de Blogs do Cariri.

Beto Fernandes*


1- O Juanews critica e elogia de atos a omissões. Sendo capaz de reprovar ou enaltecer a mesma figura de acordo com as circunstâncias. Na sua avaliação o quê esta dando certo e o quê esta dando errado em sua gestão a frente da prefeitura municipal de Juazeiro do Norte?

Dr. Santana – Inicialmente permita-me cumprimentar a você e todos os leitores do Blog Juanews e agradecer pela oportunidade de estar me dirigindo ao povo de nosso município. O que está dando certo: a captação de recursos para obras no município. Estão contratados no PAC 1 aproximadamente 62 milhões em obras e agora no PAC 2 mais 54 milhões. Outro destaque é o Programa Minha Casa Minha Vida já iniciado com a construção de 1280 casas no Bairro Aeroporto. O que está dando errado: problemas na relação política com a oposição, atraso no início das obras, gastos elevados com pessoal e falta de quadros técnicos.

2- O Juanews divulga notícias, faz críticas, mas também faz sugestões a sociedade com várias idéias. O senhor tem conhecimento de algum desses projetos ou defende algum deles? ( Exs: Acesso asfaltado para Missão Velha via Gavião, Anel Viário Metropolitano abrangendo territórios de outros municipios)

Dr. Santana – Já realizamos mudanças em nossa comunicação e a determinação tem sido, dentre outras, de acompanhar a mídia tradicional e agora mais diretamente a alternativa como os blogs. Vejo que há sintonia com algumas idéias expostas aqui no Blog. Conversei com os prefeitos José Leite, Barbalha, Washington Fechine, Missão Velha e Samuel Araripe, Crato. A idéia é fazer uma parceria com a Secretaria das Cidades para elaborar um projeto de mobilidade urbana e integração destes municípios para apresentar no PAC 2. Como? Com novas avenidas sentidos Juazeiro-Crato, Juazeiro-Barbalha e Juazeiro-Missão Velha, integrando-se a um anel viário circundando Juazeiro. Essa Avenida Juazeiro-Missão Velha, por exemplo, diminui a distância entre as duas cidades em 15 quilômetros e deve ficar próxima ao Sítio Gavião, salvo parecer técnico contrario.

3- A fragmentação política de Juazeiro do Norte reduz a força para a conquista de grandes projetos. Os dois deputados federais eleitos e mais bem votados em Juazeiro do Norte prometem brigar sozinhos por muitos recursos. Sabemos que a união faz a força, e sozinho tudo fica mais difícil. O deputado Manoel Salviano, por exemplo, promete lutar por Gás Natural, Criação da UF do Cariri e Polo Farmacêutico. Como o senhor vê estas três bandeiras levantadas, e que colaboração poderia dar em defesa destes projetos. E ainda: qual a importância de cada um na sua concepção?

Dr. Santana - Sou parceiro de todo projeto que for para o bem da cidade e da região. A disputa é boa quando é para ver que faz mais, é ruim quando é para ver quem atrapalha mais. As propostas são excelentes.

4- A carta geográfica de Barbalha foi recentemente revisada pelo IBGE de onde partiu a determinação que o Bairro Campo Alegre é parte do território barbalhense. Qual sua avaliação para o fato. E o que deve ser feito para que erros como estes não se repitam. Ou seja: a prefeitura de Juazeiro administre e invista em locais fora de seu território. Como por exemplo, regulamentando linhas de ônibus municipais como a que é explorada pela empresa Lobo?

Dr. Santana - Essa questão não está resolvida. Ela é resultado do mapeamento por GPS, mais moderno e mais preciso e será resolvida apenas de forma pactuada. A área em questão é muito carente e precisa da intervenção humanitária do poder público.

5- Há uma grande especulação imobiliária em Juazeiro do Norte que termina por valorizar algumas áreas em detrimento de outras. As avenidas Leão Sampaio e Padre Cícero são exemplos de supervalorização. O que a prefeitura tem feito para minimizar esta questão? A política de doação de terrenos seria uma forma de redistribuir o progresso para outras partes do município? Quais são as determinações que devem constar no Plano diretor municipal?

Dr. Santana - Esse é um dos muitos problemas existente no capitalismo. Procuramos dar oportunidades para as pessoas carentes adquirirem sua casa própria através do MCMV e de outros programas. Há um plano em execução de descentralização dos equipamentos públicos e vamos fazer uma revisão no plano diretor para adequá-lo à nova realidade do município.

6- Os distritos de Marrocos e Padre Cícero estão muito aquém do crescimento ora vivido pela sede do município, vivem uma situação de marasmo. Já áreas de Crato e Barbalha vizinhas a Juazeiro do Norte têm uma continuidade com nossa cidade - cornubação - e vivem o mesmo boom que experimentamos. O quê é preciso para trazer o progresso para áreas esquecidas do município? A infraestrutura, como por exemplo, a pavimentação asfaltica até localidades como o São Gonçalo e Amaro Coelho, que já foi pensada na sua administração, sairá do papel na sua gestão como prefeito?

Dr. Santana - O asfaltamento do São Gonçalo deve ser iniciado até o final deste mês. No momento estamos asfaltando o bairro São José. Na zona rural já foram asfaltadas as ruas da Vila Padre Cícero, também conhecida como Palmeirinha e fizemos três unidades de saúde no sitio Santo Antonio e Junco (Marrocos) uma outra no sitio espinho. Uma quadra no Sítio Caras do Umari e 62 casas de taipa foram substituídas por casas de alvenaria, foi feito parte do calçamento da vila Célia Callou, Nosso projeto de habitação para zona rural é de construir 300 casas populares e vamos concretizá-lo. Devemos entregar mais 309 casas até o final deste ano. Para o próximo ano estão programadas mais 5 unidades básicas de saúde e no momento estamos recuperando as estradas carroçáveis.

7- Fazendo um paralelo entre sua administração e a da prefeita Luziane Lins em Fortaleza. A administração petista na capital dedicou-se, segundo os mesmos, no primeiro mandato a obras sociais. No segundo mandato a obras de infraestrutura como a abertura de túneis e avenidas. Já a administração petista em juazeiro o que ela contempla? E quais são as prioridades atuais?

Dr. Santana - A Saúde e a moradia foram os focos principais aqui em Juazeiro. Compramos um hospital pediátrico, o Hospital Maria Amélia, abrimos a UPA Frei Jeremias nos Franciscanos, com custeio exclusivo do município. Também concluímos a construção de dois centros de saúde (Salesianos e Romeirão) que devem ser inaugurados até janeiro. Um outro está em conclusão (Vila Nova-Aeroporto) e deverá ficar pronto também em janeiro. Iniciamos a construção de mais dois (Campo Alegre e Frei Damião) e cadastramos no PAC 2 uma UPA tipo I e 8 unidades básicas de saúde. Compramos 3 ambulância e garantimos o funcionamento do Hospital Sto. Inácio que estava na iminência de fechar. Em termos de infraestrutura temos a iniciar a macrodrenagem, a urbanização de assentamentos precários e o programa tirando o pé da lama, do PAC 2 no valor de R$ 36 milhões para pavimentação de diversos bairros. Estamos também em processo de licitação para aquisição de 5 novas ambulâncias para o município. Na primeira parte do MCMV são 1.280 casas como já falei e na segunda etapa serão mais de 900. Repito: trabalhamos bem em saúde e no setor de moradias, mas também tem os ações na educação com entrega de uma nova escola, dezenas de ampliações e no turismo, romaria, segurança pública, esporte, juventude e assistência social.

8- A base aliada do seu governo é composta da presidente Dilma, do governador Cid Gomes, dos senadores cearenses eleitos, e de deputados. O que cada um em individual poderá proporcionar a Juazeiro do Norte a partir de 2011?

Dr. Santana - Todos têm muito a contribuir. O governador Cid Gomes foi o que mais fez por nossa cidade entre todos os outros governadores. Cito três grandes realizações entre tantas: O Hospital Regional, o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e o Ronda do Quarteirão, sem esquecer do VLT e Delegacia Regional de Polícia Civil. Dilma tem o seu nome associados a todas as obras do PAC 1 e 2. Tenho que destacar o deputado José Guimarães que é o nosso porta voz tanto junto ao Governo Federal quanto ao Estadual. Volto minhas esperanças para o deputado estadual Camilo Santana que também tem sido um defensor ardoroso de Juazeiro. Recentemente tenho encontrado apoio no deputado Arnon Bezerra e tenho muito a agradecer ao deputado Chico Lopes de quem tenho o compromisso de junto do Senador Inácio Arruda apresentar uma emenda para o asfalto das avenidas de acesso a UFC, Campus Cariri e Faculdade Leão Sampaio, Campus Lagoa Seca e um viaduto para melhorar e desafogar o nosso transito.

9- O senhor tem um vice-prefeito que batalha como ninguém pelo aeroporto local. Observamos que cidades de porte similares a Juazeiro dispõe de melhores equipamentos neste setor, o que falta para o atendimento das reivindicações lideradas pelo sr. Roberto Celestino?

Dr. Santana - Na semana passada eu participei de uma reunião no Ministério da Defesa sobre esse assunto. Na semana anterior tinha sido o Zé Roberto e a gente tem visto que sempre tem sido uma reunião para marcar outra. Ficou decidido que a próxima reunião deverá ser com o Ministro Nelson Jobim e com o governador Cid Goms. Os articuladores para esta agenda estão sendo o deputado José Guimarães e o Senador eleito, José Pimentel. O problema maior é a homologação de uma obra realizada na pista do aeroporto sobre a qual existem algumas pendências a ser esclarecidas.

10- A iniciativa privada em Juazeiro do Norte é muito mais rápida que o poder publico. Achamos que muitas vezes sofrem com gargalos e ausência de infraestrutura necessaria. A inciativa privada gera empregos e arrecadação de impostos. O que a prefeitura de Juazeiro prioriza para facilitar as iniciativas do setor privado?

Dr. Santana - A prefeitura tem sido em Juazeiro, historicamente, parceira da iniciativa privada. Não só no meu governo, mas também nos dos meus antecessores. A legislação permite a iniciativa privada ser mais ágil. Quanto ao pagamento de impostos temos que melhorar muito. Há muita sonegação no município. Isso vai do IPTU ao ISS e não é um “privilégio” só de Juazeiro não.

11- Com a aprovação das reeleições todo gestor deseja ser reconduzido ao cargo num segundo mandato. Com o senhor trabalha esta questão?

Dr. Santana - Estou procurando o meu sucessor. Estou muito decepcionado com a política. No poder nós adquirimos falsos amigos e inimigos verdadeiros. Sou médico por vocação e paixão. Esse é meu caminho. Desculpe-me o atraso em lhe responder, pois minha caixa de emails está superlotada com mais de 1000 mensagens. Estou sempre às ordens. Gostaria de ouvir de vocês algumas propostas para o centenário basta marca em nosso Gabinete. Estou aqui idealizando com a Secretaria de Comunicação um encontro de blogueiros onde poderemos apresentar mais detalhes do nosso trabalho e responder a questionamentos importantes como esses feitos aqui. Abraços para você e os leitores do Blog Juanews.

Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Beto, parabéns por nos trazer essa excelente entrevista. Estou tentado a publicá-la também no Blog do Crato.

Um abração, meu amigo!

Dihelson Mendonça

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com