Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

domingo, 14 de novembro de 2010

A piada do ano: Salviano tenta mais de R$ 1 bilhão para Juazeiro

Por Beto Fernandes via Blog do Juazeiro

Amigos leitores do Blog do Juazeiro, do site www.betofernandes.com e de todos os sites ou blogs que publicarem esse artigo. Avalio essa manchete do Juanorte, que se define como um “jornal de opinião da Metrópole do Cariri”, como uma boa piada. Com todo respeito ao jornalista Jota Alcides tomo a liberdade de fazer algumas breves considerações sobre a matéria de capa, publicada na Coluna da Hora deste domingo, 14 de novembro.

A imprensa publica, noticia, divulga o que é dito, e foi isso que disse o deputado Manoel Salviano (PSDB), contudo causa admiração aos leitores como o editor do Juanorte foi, digamos delicado, ao entrevistar o parlamentar, limitando-se a divulgar apenas o que ele, Salviano, diz ter de propostas para Juazeiro do Norte ou para Região Metropolitana do Cariri, ou como prefere o Jota de forma exageradamente bairrista, o JUABC (Juazeiro, Crato e Barbalha). Lamentei, confesso que o mesmo jornalista que tanto tem combatido com críticas, no seu entender construtivas, a atual gestão pública de Juazeiro, não ter também evidenciado seu lado “crítico construtivo” e indagado porque Manoel Salviano foi, por exemplo, tão apático em seus três primeiros mandatos para nosso município sem apresentar uma emenda individual sequer para Terra do Padre Cícero.

Não reconhecer que Manoel Salviano, enquanto prefeito, principalmente no primeiro mandato, foi um gestor tocador de obras, seria um absurdo. Contudo seria também um absurdo, não destacar que como deputado federal é inexpressivo que não justificou com projetos e emendas as grandes votações que tem recebido ao longo dos anos na principal cidade do Cariri Cearense, Juazeiro do Norte que o Jota Alcides tanto ama, assim como todos nós.

Quer dizer que Salviano não tem serviços para Juazeiro como deputado federal? Sim, tem, mas apenas nas chamadas emendas coletivas, da bancadas federal como a relacionada ao Aeroporto Regional do Cariri. Se nem isso ele tivesse feito seria o fim da picada não é verdade? O parlamentar, por sinal, foi desafiado e criticado por Giovanni Sampaio durante o pleito e mais recentemente quem tem lhe criticado nesse sentido é o também deputado federal reeleito pelo PTB, José Arnon. O deputado federal eleito para primeiro mandato, Raimundo Macedo (PMDB) não é surpresa, sempre criticou, critica e deverá continuar criticando isso. Se como diz o adágio popular que quem “cala consente”, é fato, Manoel Salviano admite não trabalhar para o Juazeiro como deputado federal porque nunca, em nenhuma entrevista contestou seus críticos. Ou porque não lembrou, não quis aumentar a polêmica, realmente não fez nada ou como nessa matéria do Juanorte, não foi provocado pelo entrevistador que preferiu dar asas aos sonhos de Salviano.

Sobre os projetos citados como prioritários vamos por parte. O Gasoduto do Cariri é realmente importante e deve, como imagino acontecerá, contar com apoio dos outros parlamentares federais. Como agora, pelo menos no papel temos a Região Metropolitana do Cariri, essa pode ser uma reivindicação até de bancada. Ponto para Salviano por ter a iniciativa. Essa implantação pode ser facilitada porque os governos Estadual (Cid Gomes) e Federal (Dilma Rousseff) têm a obrigação de implantar uma estação distribuidora de gás natural no Cariri em um sistema ligado direto ao Porto do Pecém.

Agora essa da implantação da Universidade Federal do Cariri parece à história de “chover no molhado”. Essa idéia não é nova e não é dele. Há quanto tempo já falam na federalização da nossa valorosa URCA (Universidade Regional do Cariri)?. Estamos ai com o Campus da UFC Cariri com uma infraestrutura de dar inveja às grandes capitais brasileira com o Reitor, o ilustre juazeirense, Professor Jesualdo Farias, que marca sua administração pela interiorização das ações. Em Barbalha está o Curso de Medicina da própria UFC. O Senador eleito José Pimentel (PT) tem essa iniciativa como bandeira de luta, assim como a implantação da Universidade Federal do Centro-Sul em Iguatu.

Indo ao terceiro e último ponto a implantação do Pólo Farmacêutico do Cariri. Indiscutivelmente com a defesa deste projeto Manoel Salviano mostra o tanto quanto é forte o seu tino empresarial e como o relaciona ao seu lado político. E estaria ele errado? O povo que tire suas conclusões. Diz o parlamentar empresário na entrevista que esse “é um empreendimento de recursos privados e que pretende USAR SUA CONDIÇÃO DE PARLAMENTAR FEDERAL PARA ARTICULAR E ATRAIR INVESTIMENTOS de grupos nacionais e estrangeiros destinado ao novo pólo”. Jota Alcides lembra que “PESSOALMENTE COMPROMETIDO COM O POJETO” Manoel Salviano teria garantido que já em janeiro de 2011 começa a instalação a fábrica de antibióticos e genéricos em Juazeiro já tendo aprovado financiamento de R$ 100 milhões.

Causou-me estranheza o “PESSOALMENTE COMPROMETIDO COM O PROJETO” do Pólo Farmacêutico. Por que essa observação tão enfática? Quer dizer que nesse caso o comprometimento é maior que nos projetos do gasoduto e da Universidade Federal do Cariri? Isso chega a deixar o parlamentar Salviano cada vez mais em evidência como empresário e menos como político. Por quê? Ora bolas o deputado empresário é dono da Farmace em Barbalha. Não é a Rede Globo (perdão pelo trocadilho), mas tem ou não tudo a ver?

Estou tentando uma série de entrevistas com todos os parlamentares eleitos com votos dos juazeirenses. Claro que Manoel Salviano não pode ficar de fora. Enquanto isso não ocorre, que algum outro amigo da imprensa, se o fizer antes de mim faça perguntas básicas como: Qual a emenda que o Senhor apresentou para o Centenário de Juazeiro? O Senhor construiu o Memorial Padre Cícero. Teria algum projeto a ser viabilizado com recursos da União para recuperar esse ponto do nosso “Roteiro da Fé”? Por favor, deputado Salviano informe a quantidade de emendas que o Senhor apresentou para Juazeiro, números dos empenhos, valores e na administração de qual prefeito as obras foram realizadas?

É isso amigos. Repito, com todo respeito ao Jota Alcides, a sua trajetória e a sua competência e experiência: O Juanorte usa de dois pesos e duas medidas quando critica a administração pública juazeirense sem dar conhecimento aos seus leitores do que está sendo executado de positivo no município também. Essa matéria foi muito mais divulgação que informação. Preocupou-se apenas em saber o que o deputado pretende fazer, mas não questionou o que ele não fez e, principalmente, porque não fez.

Muitos criticam quando os comunicadores institucionais fazem matérias ou rebatem críticas e acusações efetuadas a uma gestão, mas ficam magoados quando ao invés de independentes são taxados de alienadores para não dizer golpista. Tem gente da imprensa que diz uma inverdade mil vezes apenas com o propósito de pela insistência transformá-la em uma verdade junto à opinião dos menos esclarecidos.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com