Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

domingo, 24 de janeiro de 2010

Juazeiro do Norte: Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção contra a H1N1

Com aproximação da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, quando são esperados mais de 250 mil visitantes em Juazeiro do Norte é natural a preocupação da população e das autoridades constituídas com referência a H1N1, popularmente conhecida como “Gripe Suína”. O anúncio de que duas pessoas já morreram em função da doença no Ceará faz com que a preocupação seja redobrada.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Janielly Matos diz que Juazeiro do Norte está com todo sistema público de saúde pronto para alguma eventualidade. “É compreensível que as pessoas fiquem receosas, mas é preciso que saibam também que desde os registros dos primeiro casos em 2009 toda uma estratégia foi montada e cumprida pela Secretaria de Saúde através do nosso departamento, da Vigilância Sanitária e da Mobilização Social”, explicou. Janielly Matos garante também que tudo que foi realizado em 2009 já está sendo desenvolvido este ano. “Esse trabalho é constante, é permanente. Todas as precauções estão tomadas desde a atenção básica a atenção secundária e terciária. Devemos ter cuidado, jamais pânico”, afirmou garantido que ações estão controladas.

Em 2009 a equipe da Vigilância Epidemiológica participou de capacitação promovida pela SESA (Secretaria de Saúde do Estado) através da 21ª CRES (Coordenadoria Regional de Saúde) quando os profissionais se transformaram em agentes multiplicadores passando informações sobre identificação e ações para pessoas acometidas da H1N1 junto aos profissionais de saúde da atenção básica (equipes de ESF – Estratégia em Saúde da Família-) e rede hospitalar pública e privada. Outra iniciativa foi à instituição e envio de notas técnicas sobre a doença para todas as escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, além dos consultórios odontológicos e comércios. “Nós também realizamos palestras educativas nas escolas, cartório eleitoral, Fórum e estamos aptos a refazer tudo se for necessário”, destacou Janielly.

A exemplo do que ocorreu nas romarias passadas, Nossa Senhora das Dores (setembro) e da Esperança (novembro), a equipe de Mobilização Social promoverá educação em saúde nos locais com maior frequência dos visitantes no chamado “Roteiro da Fé”. A coordenadora da Mobilização Social, Maria Iracema Mariano disse que haverá também visitas aos pontos de chegada e saída de romeiros. “Vamos promover esquetes teatrais e palestras no Terminal Rodoviário e Aeroporto. Essa é a nossa missão: promover educação em saúde e alertar a população”, explica Iracema. Ao longo da próxima semana haverá participação das coordenadoras nos programas jornalísticos das emissoras de rádio e TV, além de veiculação de spots institucionais nas emissoras de rádio e carros de som volantes.

Mais ações

A Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Luciana Sobreira de Matos, reforça afirmações da Coordenação de Vigilância Epidemiológica e explica que caso haja algum registro de caso suspeito como podem ser as providências. “O paciente, caso apresente algum sintoma, deve se apresentar a uma unidade de saúde que será avaliado preliminarmente ou encaminhado para uma das nossas urgências. Toda equipe da vigilância está reforçando as técnicas de acolhimento e ação contra a doença. Nossa expectativa é que tenhamos uma Romaria tranqüila como às do ano passado, sem alterações, mas estamos prontos para agir de forma coesa e dentro das normas técnicas cabíveis caso se registre algum caso, repito o que nós não esperamos”, explicou a secretária.

Se algum caso for registrado com criança recém-nascida com até 28 dias, esta deve ser hospitalizada no São Lucas, em função da UTI Neonatal. De 29 dias a 13 anos, a referência será o Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes. Já os adultos, caso haja necessidade, devem ser levados para o Hospital Santo Inácio, que tem hoje a mais bem estruturada UTI do Cariri Cearense. Caso alguma grávida apresente sintoma deve ser encaminhada para o Hospital São Lucas. O setor de maternidade está com toda estrutura pronta para algum caso eventual. A infectologia definida pela Regional de saúde de Juazeiro do Norte para avaliação de pacientes é a Dra. Ângela Gimbo.

Fique por dentro:

INFLUENZA A (H1N1)

Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A. Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o Ministério da Saúde traz um série de recomendações.

A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:

• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas.Substituir as máscaras sempre que necessário.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
• Evitar locais com aglomeração de pessoas.
• Evitar o contato direto com pessoas doentes.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
• Não usar medicamentos sem orientação médica.

B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas:

Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza A (H1N1) em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:

• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

Fonte: Ministério da Saúde

O Hospital Santo Inácio é umas unidades com estrutura para atendimento caso seja registrado algum caso da doença

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com