Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Veja na Revista do Beto: Vigilância epidemiológica e atenção básica fazem bloqueio contra caso de meningite

Por Beto Fernandes
A união de esforços para efetuar bloqueio de um caso de meningite meningocócica registrado em Juazeiro do Norte foi maior que a onda de especulações efetuada por alguns setores da mídia. Durante o dia de ontem em ação conjunta da Vigilância Epidemiológica e coordenadoria da atenção básica houve um grande trabalho realizado no Bairro Aeroporto, através da equipe de Estratégia em Saúde da Família 21.

A quimioprofilaxia objetiva atender os chamados contatos íntimos familiares e do EMEI Maria Francisca da Silva. No último domingo, uma criança foi Internada no Hospital Infantil Municipal Maria Amélia Bezerra de Menezes com sintomas da doença, confirmados após exame laboratorial. Foram 36 atendimentos, sendo 34 em crianças da creche e dois em adultos. “O remédio rifampicina não tinha em quantidade na cidade para se fazer a distribuição gratuita com as pessoas que tiveram contato com o menor e foi providenciado em Fortaleza, chegando a Juazeiro ontem no vôo das 15:00h e de imediato a equipe voltou a unidade de saúde para concluir o trabalho de bloqueio”, explicou a enfermeira Janielly Matos da Vigilância Epidemiológica.

No Hospital Maria Amélia a criança está recuperando-se bem, com toda assistência em área isolada como é preconizado. Profissionais que tiveram os primeiros contatos com a criança hospitalizada também receberam a medicação. O Secretário de Saúde Dr. Romildo Bringel lembra que todas as providências cabíveis foram tomadas no caso. “Os profissionais da Vigilância Epidemiológica, assim como da atenção básica são cônscios de suas atribuições e estão seguindo todas as normas técnicas com os chamados contatos íntimos da criança que devem ficar, como estão em cuidadosa vigilância ao longo de dez dias. Estão monitorando todas as crianças da creche para detectar possíveis sinais precoces da doença ou algum eventual novo caso”, assegurou. O secretário completa a informação lembrando que no caso de algum caso suspeito de sintoma, a pessoa deve ser conduzida imediatamente ao Hospital São Lucas e informar no acolhimento o setor da cidade e a relação com o caso da criança hospitalizada no domingo.

Maria Delsanir da Silva Santos é professora e diretora do EMEI Maria Francisca da Silva e reconheceu o trabalho dos técnicos da Secretaria. “Eu notei um pessoal muito capacitado e bem intencionado no sentido de bloquear esse caso atendendo a família e os coleguinhas da criança. As enfermeiras e o médico explicaram ‘bem direitinho’ como proceder no caso da doença como aconteceu aqui em nosso bairro. As crianças, os pais e nós da Creche estamos mais tranqüilos agora”, externou.

Neste bloqueio trabalharam ainda o médico Otávio Fernandes, enfermeiras Márcia Rejane, coordenadora da atenção básica e Ana Tércia de Sousa, e os técnicos Roberto Benjamin e Valdísia Mara Almeida.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com