Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

sábado, 20 de junho de 2009

Prefeito Agenor Neto concede entrevista ao Jornal A Praça de Iguatu

Jornal A Praça - Prefeito Agenor Neto, o que esta investigação que a Polícia Federal está fazendo na Funasa tem de fato a ver com o município de Iguatu?

Agenor Neto - Em primeiro lugar gostaria de aproveitar a Justificaroportunidade desta entrevista para deixar claro que a Prefeitura de Iguatu está completamente tranquila e que não estamos preocupados com esta investigação em si porque de fato não temos nada a esconder. Todas as ações coordenadas pela nossa equipe sempre se pautaram pela correta aplicação dos recursos públicos. A verdade é que está acontecendo uma investigação na Funasa em todo o Brasil, e como o município de Iguatu tem diversas ações em parceria com o Governo Federal através da Funasa, acabou sendo envolvido neste processo de investigação também. Mas, reitero: não existe nenhuma irregularidade com as obras no município de Iguatu.

Jornal A Praça - Existe algum fundamento nestas denúncias de desvio de recursos do Aterro Sanitário?

Agenor Neto - Não existe nenhum fundamento, de forma alguma. Olha, eu não acredito que tenha um município com uma oposição mais agressiva do que esta de Iguatu, e que, diga-se de passagem, não faz um trabalho ético e correto de oposição. A oposição que existe em Iguatu tem buscado por diversas vezes criar mentiras distorcendo fatos. Mas, como todo mundo sabe, mentira tem pernas curtas. Todas as vezes combatemos estas mentiras com a verdade. É por isso que a cada dia estas pessoas, que fazem este tipo de trabalho mentiroso, têm menos credibilidade junto à população. Este projeto do Aterro Sanitário é de fundamental importância para o município de Iguatu. O aterro vai permitir a desativação definitiva do lixão que oferece imensos riscos à saúde da população e ao meio ambiente. A primeira e segunda etapas da implementação do Aterro Sanitário envolvem recursos da ordem de 5 milhões de reais. Até o momento o município de Iguatu já recebeu do Governo Federal aproximadamente 3 milhões e 300 mil reais, dos quais já foram efetivamente investidos algo em torno de 2 milhões e 900 mil reais. Estes recursos foram investidos no acesso, preparação e terraplanagem do terreno, no cercamento, na perfuração do poço profundo, implantação da rede elétrica, construção da estação de tratamento do chorume, na construção do prédio administrativo, nas oficinas, galpão de triagem e na aquisição de equipamentos como o trator de esteira, a pá mecânica e o caminhão caçamba de 12 metros cúbicos. Todos os investimentos devidamente comprovados em planilhas e os pagamentos feitos com fiscalização rigorosa da Prefeitura. Dos recursos recebidos do Governo Federal, ainda temos cerca de 400 mil reais depositados em conta para pagamentos de serviços que ainda estão em andamento. E ainda tem mais 1 milhão e 400 mil reais que nem foram repassados pelo Governo Federal para a Prefeitura.

Jornal A Praça
– Por que você acha que a oposição tem concentrado tantos ataques a esta obra – o Aterro Sanitário?

Agenor Neto - Vários motivos podem existir para a oposição estar fazendo uma campanha tão mentirosa como a que está ocorrendo, mas com certeza nenhum destes motivos é de interesse público. Um dos motivos claros desta campanha mentirosa da oposição é o desespero de não aceitar o trabalho que está sendo realizado pelas pessoas de bem deste município. Ou seja, a oposição está desesperada e tem inveja do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura e todas as entidades, organizações, Governo Federal, e todos que estão juntos fazendo uma revolução em nosso município. Neste sentido, eles tentam inventar todo tipo de mentiras. Especificamente sobre o Aterro Sanitário podemos conjecturar outros motivos, um deles seria o fato que o aterro vai permitir a desativação do lixão e beneficiar diretamente milhares de pessoas o que com certeza poderiam ficar mais satisfeitos com o nosso trabalho. E ver pessoas felizes com a nossa administração é algo que eles detestam. Outro motivo, é que o Aterro Sanitário está localizado nas proximidades de propriedades privadas de pessoas ligadas à oposição. Neste caso reside a questão do interesse pessoal em detrimento do interesse público-social. O papel do poder público é colocar os interesses da população, especialmente quando diz respeito à saúde e ao meio ambiente, acima dos interesses pessoais. É bom lembrar que a localização do Aterro foi definida respeitando todas as normas técnicas e em consonância com o meio ambiente. Outro motivo pode ser até a dificuldade de visibilidade da obra, como é um projeto grandioso, mas que fica distante dos olhos da população talvez a oposição tenha pensado que fosse mais fácil ficar atacando uma obra que poucas pessoas tiveram a oportunidade de ver de perto. Enfim, tem diversas possibilidades de motivos para a oposição ficar atacando com mentiras este necessário projeto, mas com certeza nenhum destes motivos é de interesse público.

Jornal A Praça - Agenor, como você vê a questão do Ministério Público Federal e a investigação da Polícia Federal?

Agenor Neto - Tanto o Ministério Público Federal, quanto a Polícia Federal são instituições do mais alto respeito e cumprem um papel fundamental para democracia brasileira. Eles estão no seu papel de investigar. Agora é importante saber respeitar estas instituições. Há algum tempo, a ridícula oposição de Iguatu produziu um documento que distorcia fatos e omitia informações com o objetivo de impedir o andamento do Aterro Sanitário e manchar a imagem da nossa administração. Este documento temerário foi enviado para todos os lugares que vocês puderem imaginar: Ministério Público Federal, Estadual, Semace, Ibama, CGU,TCM, imprensa, e muito mais. Mas é importante que a população saiba que uma atitude irresponsável como esta pode causar prejuízos imensos para a sociedade. Primeiro porque que quando se faz uma denúncia com fatos distorcidos, pode-se induzir estas respeitadas instituições ao erro. Segundo porque além de manchar o nome do nosso município, pode impedir ou atrasar novos benefícios para a nossa população. O Ministério Público Federal e Polícia Federal estão no papel deles e nós estamos cumprindo o nosso que é o de fornecer todas as informações solicitadas com a total transparência.

Jornal A Praça - No início da nossa entrevista você mencionou que o município de Iguatu tem diversas ações realizadas com o Governo Federal através da Funasa. Que ações são estas?

Agenor Neto - Nossa, vamos lá. São muitas ações extremamente importantes, dentre elas a construção de 235 casas populares que substituíram as de taipa. Realizamos o sistema de esgotamento sanitário da Vila Cajazeiras; Bacia I, II, III e IV; Jardim Oásis; Lagoa Park, Avenida Guilherme de Oliveira, 27 de novembro e a implantação da Estação de Tratamento de Esgotos. Para oferecer mais saúde e melhorar a vida das pessoas, foram implantados mais de 600 kits sanitários para uma população extremamente carente. Para evitar desperdícios e garantir a adequada medição da água fornecida, foram instalados mais de 8.500 novos hidrômetros. Com a parceria da Funasa também está sendo possível realizar o Plano Municipal de Saneamento Ambiental, um importante passo para o município de Iguatu. Ah, já ia me esquecendo das obras de abastecimento d’água que estamos realizando e que vão beneficiar milhares de pessoas nas comunidades do Angelim, Juazeirinho, Morada Nova, Raposa, São José, Suassurana, Catolé do Justino, Cipó, Junco e Capoeira. Além de todos estes benefícios, temos também, em avançado estado de implantação, a obra que é um marco histórico e revolucionário para Iguatu, que é o Aterro Sanitário. Infelizmente o nosso município ainda tem que conviver com o lixão porque a oposição tem criado diversos transtornos para a implantação definitiva desta obra grandiosa. De fato o Governo Federal através da Funasa tem sido um parceiro muito importante para o desenvolvimento social do município de Iguatu, isto é inegável.

Jornal A Praça - Agenor, chegando ao final desta entrevista, tem alguma consideração que você gostaria de fazer?

Agenor Neto - Uma vez li um texto de uma aluna que estava se formando pela Universidade de Fortaleza que me chamou a atenção. Citando o filósofo francês Jean-Paul Sartre que afirmou que “o homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo”, esta aluna discursou: “Desta forma ou nos acomodamos e aceitamos tudo o que nos é imposto, prejudicando a nós mesmos e às gerações futuras, ou agimos de acordo com o que acreditamos ser certo, sem jamais sermos corrompidos pelas facilidades individuais que prejudicam a sociedade, pelo medo que tenta intimidar o nosso ímpeto de vencer barreiras, temos que manter sempre a esperança, sem perder a dignidade e o bom humor”. Também lembro da célebre frase do nosso magnífico e saudoso Edson Queiroz: “Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência, de construí-la pelo trabalho”. Com estas citações e pensamentos, eu faço um chamado a todas as pessoas de bem deste nosso amado Iguatu: vamos seguir fortes no caminho certo. Eu reafirmo o meu amor pela minha terra e pela minha gente. Cada ataque que for deferido contra mim, minha família, meu povo e meu município eu vou transformar em energia para fazer mais. Todas as injustiças serão respondidas com a verdade iluminada por Deus. Toda agressão encontrará no trabalho a minha resposta. Vamos juntos, porque já fizemos muito por nosso Iguatu, mas ainda existe muito mais por ser feito.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com