Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Entrevista: Dr. João Ananias, Secretário de Saúde do Ceará

João Ananias Vasconcelos Neto, Secretário da Saúde do Estado do Ceará, é médico sanitarista. Já nos tempos da faculdade participou do movimento estudantil contra a ditadura militar e contribuiu para a reconstrução do Centro Acadêmico de Medicina e do Diretório Central Estudantil - o DCE, da Universidade Federal do Ceará, onde em 1980 concluiu o curso de medicina. O início do curso foi na Escola de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa, em Portugal.

Em 1988 elegeu-se prefeito em Santana do Acaraú e colocou em prática as idéias e projetos de participação popular. Apoiou mais de cem associações comunitárias o Conselho Comunitário, chamado de ¨Conselhão¨. A experiência de discutir dificuldades, buscar alternativas e compartilhar resultados serviu de modelo para gestores e movimentos populares em nível estadual e também no Brasil. Recebeu o prêmio do Unicef porque Santana do Acaraú foi o município que mais promoveu ação de imunização no Estado.Em 1995 vai para o poder legislativo. Foi eleito deputado estadual, reforçando o compromisso de lutar pelas causas dos movimentos populares e culturais. Na Assembléia Legislativa, os jornalistas elegeram João Ananias Vasconcelos Neto como o melhor deputado da Casa. Em 1996, interrompe a trajetória no legislativo para retomar o projeto de desenvolvimento, com avanços na melhoria da qualidade de vida da população de Santana, eleito que foi para mais um mandato.

Desde 2 de janeiro de 2007 está à frente da Secretaria de Saúde do Ceará. Seu principal compromisso é avançar na atenção primária e enfrentamento nas dificuldades da média complexidade. Coerente homem público nunca disputou uma reeleição para o executivo em seu município e abriu mão do direito de presidir o Conselho Estadual de Saúde possibilitando eleição direta entre os seus integrantes. É medico concursado do PSF em Paracuru.

Intransigente defensor do Sistema Único de Saúde, João Ananias esteve sexta-feira em Juazeiro do Norte quando palestrou sobre os desafios e resultados do SUS para uma platéia formada por prefeitos, secretários de saúde, médicos, enfermeiros, dentistas, acadêmicos de cursos da área de saúde e populares. Na ocasião ele falou para este blogger e publico aqui na Revista, no Blog do Juazeiro, Rede de Blogs do Cariri e Jornal Chapada do Araripe agora a entrevista exclusiva onde fala sobre implantação do SAMU no Cariri, UPA em Juazeiro do Norte e construção da Policlínica de Barbalha, além, é claro, do SUS.

BETO FERNANDES: Quais os grandes desafios do SUS passados 20 anos do início de sua execução no Brasil?

JOÃO ANANIAS: Bom, os grandes desafios é na realidade a continuidade, mas ganhando qualidade, melhorando no ponto de vista da abrangência, melhorando no ponto de vista da atenção, do cuidar. Então esse é o grande desafio, para isso é preciso trabalhar em cima de gargalos. Quais são os grandes gargalos do SUS? Urgência e emergência. Então nós temos que trabalhar como? Ampliando esses serviços e é o que nós estamos fazendo com o Hospital do Cariri (Juazeiro do Norte) e o Hospital Macro Região Norte (Sobral). Qual é o outro grande gargalo? AVC. A doença que mais mata no Brasil hoje é o Acidente Vascular Cerebral. 30% dos óbitos hoje no nosso estado se devem a isso então o que devemos fazer? Criar um serviço para atender, primeiro trabalhar a prevenção melhorando o programa de hipertensão e diabetes, porque sabemos que se não der para controlar hipertensão e diabetes você vai ter um paciente com AVC mais na frente e então a partir disso criar um serviço de AVC que possa garantir à população a atenção de qualidade, digna e não deixar que um paciente de AVC fique numa maca. Outro grande gargalo a questão da atenção básica, a falta de médicos, então nós temos que qualificar os médicos, nós temos que garantir mais médicos no interior e então temos que remunerar melhor, dar condição de segurança melhor, dar melhor qualidade com as especializações para poder garantir uma boa porta de entrada com a boa resolutividade. Então são esses os desafios e melhorar o financiamento porque sem mais dinheiro...

BF: Flexibilização nem pensar... Como chegou a propor o Ministro Temporão. Essa seria uma proposta indecente?

JA: Jamais. Isso é uma imoralidade, isso é você retroagir, isso é você recuar é você se acovardar diante das primeiras dificuldades, as turbulências e voltar às costas ao povo e voltar a recuar. Não tem condição isso é um absurdo nós temos que ter o programa de saúde da família como um ícone, como ele é. Não pode se mexer numa coisa que é um fator de sucesso do pouco que nós caminhamos, do pouco é um exagero meu, nós caminhamos muito e isso se deve ao programa de saúde da família aos agentes comunitários de saúde.

BF: Nós podemos então entender que se passa o ônus e não se passa o bônus Secretário?

JA: Exatamente isso! Que dizer você descentralizou ações quando as gestões passaram a ser plenas, só temos 11 municípios do Estado que não são gestões plenas, ou seja, que o secretario, o gestor municipal tem plenos poderes de decidir de tomar decisões de propor suas ações. Só 11 municípios ainda não são plenos, e ai precisa passar o restante que é o dinheiro, que o dinheiro ta concentrado ainda em Brasília precisa descentralizar mais.

BF: Então um dos objetivos destes encontros é sensibilizar junto aos operadores da saúde pública e principalmente a população da importância do SUS?

JA: Claro. O SUS é antes de tudo da população. A população não compreende na dimensão devida a importância do SUS para ela porque muitas vezes ela entra na onda de alguns segmentos que acham que o SUS deveria ser afastado ou ser diminuído para alguém ganhar dinheiro com isso. Muita gente quer transformar a saúde do povo em mercadoria pra ganhar dinheiro e o SUS é o único ‘mincho’, não é ‘nicho’ de mercado, o SUS é o único sistema que faz gratuitamente do nascimento a morte.

BF: O Senhor criticou contundentemente a questão da nomenclatura do que consideram “média e alta complexidade” em relação à atenção primária. Defende então uma equidade na distribuição dos recursos?

JA: Claro eu critico o fato de se classificar média e alta e aí como as ações de média e alta complexidade estão mais distantes da atenção primárias, isso claro se depreende que a atenção primária, atenção básica é baixa complexidade, que não é eu digo sempre, meu companheiro, quem cuida de um pré-natal quem faz o parto, quem cuida da criança no período neonatal, quem cuida da criança até 2, 3 anos de idade, quem cuida do adolescente, quem cuida da hipertensão da diabetes, do idoso não pode ser taxado de baixa complexidade. É um generalista, então é complexidade importante e eu não vou colocar aqui qual é o mais importante, mas, ela em minha opinião, é tão importante quanto às demais e ainda tem um apelo a mais, pois é a porta de entrada do serviço de saúde que funcionado bem pode resolver aí perto de onde o povo mora 85% de todas as demandas.

BF: Investimentos da saúde no Cariri. Por que a demora no início da construção da Policlínica de Barbalha?O que difere essa obra das demais?


JA: Pronto. Você vê que o CEO (Centro de Especialidades odontológicas) do Juazeiro ‘tá’ bem avançado, está num cronograma de obras perfeitos, sem reparos. O Hospital do Cariri está num cronograma em dia, tranquilo, mas a Policlínica de Barbalha, por ser tipo 2, e por ser financiada com recurso do BID (Banco Interamericano Desenvolvimento) então ela está esperando que o BID de um estágio que eles chamam de “without objection”, ou seja, sem objeção para gente tocar a licitação. “Tá” faltando apenas isso. Como são regras do BID, são esses organismos multilaterais a gente tem que se subordinar.

BF: E a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) no Cariri? O Senhor já pode confirmar isso?

JA: Foi solicitado, veja bem o que coloquei aqui. Nós solicitamos ao Ministério na implantação com o ministério o presidente Lula está anunciando que está quer universalizar o SAMU até 2010 no país, como quer construir 500 UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento) o que nós colocamos com o aval do Governador Cid Gomes, como alternativa e aprovada por ele o SAMU ‘pólo sul’ que é o Cariri todo e o ‘pólo norte’ que pega todo o litoral oeste com a zona norte. Então são dois pólos em ampliar a região metropolitana de Fortaleza.

BF: Para finalizar Secretário. E a UPA de Juazeiro do Norte? Já está efetivamente garantida?

JA: Também foi garantia do Ministério da Saúde que nós teríamos 12 UPA’s esse ano no Estado do Ceará. Das 12, Juazeiro está incluído nas primeiras. Colocamos logo em função da necessidade por contas das romarias, por conta da necessidade, das características da região.

Obs.: Saiba mais sobre palestra do Secretário João Ananias
CLICANDO AQUI:

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com