Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

domingo, 4 de janeiro de 2009

Veja na Revista do Beto: População aprova trabalho do novo Comandante do 2° BPM de Juazeiro

Por Beto Fernandes

Com seus quase 300 mil habitantes Juazeiro do Norte é inegavelmente uma cidade violenta. Nos últimos meses tivemos notícias dos mais variados tipos de crime que vão desde assaltos, arrombamentos, saidinhas, sequestros relâmpagos, lesões e homicídios. A localização geográfica privilegiada e status de município pólo fazem com que Juazeiro receba diariamente cidadãos de boa índole, mas também elementos de alta periculosidade que ficam travestidos de cidadãos honestos e passam a cometer os mais variados crimes com a população cobrando das autoridades providências cabíveis para se não acabar, minimizar os casos de violência.

O novo Comandante do 2° BPM de Juazeiro, Ten. Cel. Erik Oliveira Onofre e Silva tem conseguido no curto espaço de tempo em que está à frente da corporação no Cariri significativos resultados no combate a violência. Tive oportunidade de entrevistá-lo dentro do Jornal Progresso e pude observar um operador da segurança pública aguerrido, destemido e vontadoso, que tem principalmente conseguido levar a toda sua tropa uma filosofia de trabalho onde promover segurança pública só é possível com a efetiva e responsável participação da população.

A esse radialista e blogger, bem como aos companheiros Wellington Oliveira, Cícero Gonçalves e nossos estimados ouvintes o Cel. Erik lembrou o Art 144 da Constituição Federal. “A segurança pública é um dever do estado, mas é também um direito e responsabilidade de todos, quer dizer das autoridades e também de cada cidadão de bem de uma comunidade”, ressaltou. “Por esta razão é que peço a confiança da população na realização deste nosso trabalho, desse nosso compromisso de promover uma polícia social”. Um dos projetos lançados pelo novo comandante foi o Diga Sim Para a Vida. Esse programa consiste na denúncia de um popular, responsavelmente, sobre alguém que por ventura esteja portando arma de fogo. Constatada a denúncia, o comandante do 2° BPM, pessoalmente fará entrega de uma cesta básica de alimento no quartel do 2° Batalhão. “Garanto o mais absoluto sigilo sobre a origem da denúncia”, afirmou visivelmente entusiasmado, mas também preocupado porque não houve ainda adesão a este projeto, muito provavelmente, por se tratar de uma novidade na operacionalização da PM.

A denúncia pode ser efetuada das seguintes formas: pessoalmente na sede do 2° Batalhão; por carta enviando para Av. Castelo Branco, 34, Bairro Romeirão, CEP; 63.030-20, Juazeiro do Norte; fone-fax: (88)3102-1152 (gabinete do Comandante) ou celular (88)8802-1009 e pelo e-mail: tencel2bpm@terra.com.br .

Tem sido exitoso também um trabalho desenvolvido em parceria com a CPRv (Comandando de Policiamento Rodoviário) e o Departamento Municipal de Trânsito. Tem se fechado o cerco contra motos sem placas, bem como veículos suspeitos. “Um bandido precisa de armas e veículos para fazer suas paradas. Combatendo a circulação de carros e motos irregulares na cidade e na Região e promovendo incessantes trabalhos na busca de armas de fogo e branca”, revelou. “Temos graças à dedicação de cada homem da nossa corporação e ajuda da população conseguido visivelmente diminuir índices de criminalidade. Tecnicamente poderemos ampliar ainda mais nosso trabalho já que estamos também nesta fase inicial adequando o Batalhão aos nossos sistema de trabalho”. Mais de 16 motos já foram apreendidas.

Graças ao trabalho da PM foi desarticulada, com ampla cobertura da imprensa de todo o Estado, uma gangue de assaltantes de bancos no interior. O grupo foi o responsável pelo roubo de um caixa eletrônico do Banco do Brasil localizado no Posto Estação na Rua do Seminário em pleno centro de Juazeiro. O crime ocorreu dias 18 de dezembro passado. O trabalho desenvolvido em sigilo pelo Serviço de Inteligência do 2º BPM identificou membros da quadrilha e na prisão de quatro deles. O principal acusado é Luiz Araújo Paulo, 30, o ´Lu´, que confessou ter dirigido o veículo Fiat Strada, branco, de placas MNJ-9939 utilizado para transportar o caixa. Estão na cadeia também Antônio Alves Félix, 60; Francisco Alves da Silva, 38; e José Nilton da Silva, 24. A polícia está diligenciando ainda no sentido de prender um universitário identificado apenas por Júnior a imprensa.

O eficiente trabalho da Polícia possibilitou ainda a prisão de Lucele Marcelino Santana o Neguinho, acusado de ser autor de um assalto a um posto de combustíveis em Caririaçu No dia 29 de dezembro, Neguinho, acompanhado de um elemento identificado por “Alemão” a imprensa realizou assalto que teria rendido a dupla R$ 12 mil. A prisão do assaltante ocorreu no Bairro Antonio Vieira em Juazeiro. Com o criminoso a PM apreendeu um revólver taurus calibre 38, capacidade para seis balas, sendo que cinco estavam intactas; 4 cartuchos de um revólver calibre 32, também impactos, um aparelho celular LG preto, uma TV Century e quase 400 gramas de maconha. Foi presa ainda a esposa de Neguinho, Cícera kelly Alves de 22 anos.

A iniciativa de promover um policiamento efetivamente cidadão tem recebido muitos elogios de toda população de Juazeiro, bem como dos municípios onde há companhias de policiamento subordinadas ao 2° Batalhão como Brejo Santo, Crato, Campos Sales e Iguatu.

Cel. Erik durante entrevista na Rádio Progresso de Juazeiro

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com