Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

domingo, 18 de janeiro de 2009

Leia na Revista do Beto: Hora de plantar

Por Beto Fernandes

Tive a grata satisfação de entrevistar quinta-feira passada o coordenador do escritório da EMATERCE de Juazeiro do Norte e Caririaçu Antonio Ivan Freire Lopes (foto). O tema principal foi à questão da distribuição de sementes selecionadas do Governo para pequenos agricultores nos dois municípios. Ivan confirmou que as sementes selecionadas têm “alto poder germinativo e garantem numa quadra invernosa regular 30% a mais da produção”. Em Juazeiro do Norte a Secretaria de desenvolvimento Agrário disponibilizou 15 toneladas de sementes e para Caririaçu 25 toneladas.

Em 2008 segundo Ivan havia 348 rurícolas cadastrados e aptos a receber as sementes. O coordenador disse ainda que em Juazeiro do Norte o Sindicato dos Trabalhadores Rurais cadastrou 800 novos agricultores que ainda não participavam do projeto e a partir de segunda-feira, 19, irão distribuir sementes com parte destes agricultores “já que existe ainda uma parte de semente estocada que não foi procurada pelos já cadastrados no programa”.
Quem faz parte do programa e estava em débito ficou isento de pagamento de 2002 para trás. Como a situação climática foi aquém do esperado em 2006 e 2007 o Governo do Ceará também isentou o pagamento das sementes distribuídas entre os trabalhadores rurais no biênio. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário compra as sementes ao preço medido de R$ 3,00 o quilo e repassa aos produtores que devem pagar apenas em outubro com apenas metade desse valor.

Plantio de mamona

Antonio Ivan falou também na entrevista acerca da importância do agricultor plantar a mamona, principalmente pelo incentivo do Governo. Tecnicamente, o coordenador explicou as vantagens de se plantar a semente, principalmente de forma consorciada. “O biodiesel é a menina dos olhos do Governo. Existe a garantia da compra da produção e infelizmente ainda falta à matéria primeira. A PETROBRÁS além de comprar por um preço justo evitando a ação do atravessador paga um incentivo de R$ 250 reais por hectare para o pequeno produtor”, disse Ivan ao ser indagado sobre a falta de conhecimento do produtor destes detalhes. “Com devida orientação técnica tem sido realmente proveitoso o plantio da mamona. Garanto que quem faz a experiência continua trabalhando na cultura”, concluiu.

Parceria com a Prefeitura

O coordenador local da EMATERCE elogiou as ações iniciais do Secretário Romildo Bringel, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Agricultura. “Informo que através do Departamento de Agricultura da Secretaria foi renovado o contrato de três agentes rurais que estão devidamente capacitados e habilitados para passar aos produtores todas as informações necessárias sobre a cultura da mamona, bem como das demais ações de desenvolvimento do setor. Isso é algo muito positivo para a agricultura”, frisou Ivan. Ele confirmou também que no momento a Prefeitura está com sete tratores fazendo o trabalho de preparo de terras dos pequenos produtores. Sobre início efetivo da quadra invernosa o coordenador lembrou que a FUNCEME não divulgou ainda a previsão final, mas que “deverá ficar acima da média histórica”.

Outras ações

Perguntado sobre custeio agrícola no município, Antonio Ivan explicou que 41 custeios viabilizados através do Banco do Nordeste. Sobre o Seguro Safra a Defesa Civil de Juazeiro do Norte cadastros 2.000, mas há 1.264 aptos a serem beneficiados se realmente não tiver inverno, “o que sinceramente nenhum de nós espera que ocorra, pois torcemos é por uma grande quadra invernosa”, lembrou.

Acerca da vacinação contra febre aftosa ele lamentou que o Ceará ainda esteja na chamada ‘zona de risco desconhecido’. “Em 2008 em Juazeiro do Norte vacinamos 92 do rebanho bovino e em caririaçu 83%. Este ano teremos campanhas em abril e outubro e esperamos atingir os 100%”, encerrou.

Um comentário:

claudio disse...

Os convido a visitar o meu blog onde poderão encontrar os meus últimos trabalhos em arte. O endereço e o seguinte:

www.claudiotomassini.blogspot.com

Atenciosamente, Claudio Tomassini

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com