Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Crato vai ter Usina de Reciclagem de Lixo, como nas cidades mais desenvolvidas do Brasil.

"Uma cidade só será limpa, quando a sociedade fizer a sua parte. Não tem prefeito nenhum no mundo que manterá uma cidade limpa, se a sociedade não fizer a sua parte."

"Mas eu estou entusiasmado mesmo, Dihelson, é com um consórcio de 9 municípios para implantar aqui um aterro sanitário com uma usina de reciclagem de lixo. Uma coisa extraordinária, que já existe em cidades mais desenvolvidas...a coisa é tão empolgante, que você passa lá no aterro sanitário e o que vê é um grande gramado! É um negócio de primeiro mundo...o terreno vai ser na divisa do Crato com Juazeiro, e o município que ficar, vai receber ICMS...ambiental"

Samuel Araripe

IMG_7847


ENTREVISTA SOBRE A USINA DE RECICLAGEM DE LIXO:

B.C = Blog do Crato
S.A = Samuel Araripe

B.C - Vamos falar um pouco sobre os seus projetos em relação ao lixo, ao reciclamento do lixo, ao destino final do lixo na nossa cidade. O Sr. não acha que seria também necessário fazer uma grande campanha de conscientização ( da população ) nesse sentido ?

S.A - Grande pergunta! "Uma cidade só será limpa, quando a sociedade fizer a sua parte. Não tem prefeito nenhum no mundo que manterá uma cidade limpa, se a sociedade não fizer a sua parte. O que é que eu quero dizer: muitas vezes aqui no Crato, o caminhão passa, a pessoa tá ainda enxergando o caminhão coletor de lixo, e chega, coloca ali seu lixo na calçada. Daí a pouco vem um cachorro e morde o saco de lixo. Espalha o lixo todo. Vem um veículo e sai carregando, e é isso que realmente acontece aqui em algumas localidades. Eu acho até, Dihelson, que já melhorou muito, mas o Blog do Crato...

B.C - Quando não queimam, o que é pior, que gera fumaça com gases tóxicos...

S.A - ...É. Quando não queimam, exatamente, criando gases tóxicos. Então eu gostei muito aí da tua colocação. Todos os meios de comunicação que querem bem ao Crato, que amam essa cidade, que querem ver a qualidade de vida do nosso povo, deveria fazer uma campanha nesse sentido. Veja a hora em que o coletor passa, e só coloque o lixo naquele momento. Se possível ainda, separado. Mas eu queria tecer aqui alguns comentários sobre esse assunto porque é de muita importância. Eu já avancei algumas coisas aqui.

Primeiro: Caminhões coletores de lixo. São todos compactadores. Antigamente você via uns caminhões da década de sessenta, o gari jogando lixo em cima, metade caía na carroceria, a outra metade caía no chão. ( Agora ), todos os caminhões coletores. Todos os caminhões com aparelho para monitorar se passou ou se não passou, que é para quando o habitante "- Não passou..." a gente vai lá e vê se o motorista está enrolando...porque tem essa também, a culpa não é só da população não! A empresa também às vezes tem culpa. Fizemos aí os coletores.

O Lixo hospitalar em 2004, era coletado num trator a céu aberto. Hoje é num caminhão-caçamba apropriado...e quero chegar no antigo lixão que hoje é um aterro sanitário controlado. Muito bem. Lá fizemos um trabalho importante. Separamos onde fica o lixo hospitalar do restante da coisa, fizemos uma campanha de tirar as crianças lá no ( local ), as pessoas que estavam trabalhando lá, fizemos um disciplinamento, mas eu estou entusiasmado mesmo, Dihelson, é com uma coisa que eu estou participando junto ao governo do estado: É um consórcio de 9 municípios para implantar aqui um aterro sanitário com uma usina de reciclagem de lixo. Uma coisa extraordinária, que já existe em cidades mais desenvolvidas...a coisa é tão assim empolgante, que você passa lá no aterro sanitário e o que você vê é um grande gramado. É um negócio de primeiro mundo, já participamos de 4 reuniões, já assinamos o protocolo de intenções dos 9 municípios dizendo que desejamos fazer isso, o terreno já foi ali olhado, que vai ser na divisa do Crato com Juazeiro, o município que ficar vai receber ICMS...ambiental - E o crato ganhou o sêlo verde agora, já que outra conquista importantíssima. Então eu estou muito entusiasmado, e aí eu me encontrei com um pessimista... sabe como é que a gente identifica um pessimista ?

B.C - Não.

S.A - O Pessimista olha pra você, eu assim empolgado, falando sobre esse aterro sanitário, aí o pessimista olha pra você, coça a cabeça, olha pro chão, e diz: "- Isso não vai dar certo não..." Corra dessa pessoa! É azar pra 7 anos...você tem que conversar é com otimista, pessoa que crê naquilo que está fazendo, sabe, que fala com emoção, que fala assim realmente com o coração. Então essa coisa vai ser, vai dar certo. É Banco Mundial, Governo do estado, e os municípios. Aí chega um e disse: "Não...mas não vai dar certo não porque Farias Brito assinou o documento, e como é que vai ficar esse transporte de lá pra cá, 30 e tantos Kilômetros ? Aí eu olhei para o pessimista e disse: "Olha, rapaz, essa coisa não é "INVENTADA" assim sem ter um planejamento não. A coisa funciona assim: O prefeito continua coletando o lixo em sua cidade. E a 5 Km da sede do município terá um ponto de apoio pra receber esse lixo, e será deslocado até a sede, e lá será processado e devidmente separado e processado. Dihelson, se Deus quiser, essa coisa vai sair, porque olha, a qualidade de vida do Crato vai melhorar bastante!

Foto e Entrevista: Dihelson Mendonça para o Blog do Crato
www.blogdocrato.com

Um comentário:

Newton Almeida disse...

Logo que assumi a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em abril de 2.000, me deparei com um grande desafio : o lixão a céu aberto de Mato Frio. Quando eu ia lá para conversar com aqueles brasileiros que viviam do que os outros jogavam fora, eu ficava com a garganta irritada e tossia, por causa da fumaça. Os incêndios ocorriam de maneira espontânea, devido ao gás metano . Muita mosca, cheiro de podre, urubus, chorume do lixo, e seres humanos que precisavam de ajuda . Quem nunca foi a um lixão fica chocado. Um cenário triste e deplorável (foto , acima, do Lixão do Mato Frio , em Rio Bonito, ano de 2.001) .
Basicamente uma usina de reciclagem de lixo consiste de uma esteira rolante, onde os funcionários vão separando os recicláveis, um separa papelão / papel, outro separa plásticos, metais, vidros, e assim por diante. Os materiais separados caem para um nível inferior e vão para a prensa hidráulica. Após prensados os materiais são vendidos em licitação (em geral na modadlidade de leilão). No final da esteira sobra a parte orgânica do lixo e rejeitos, que são separados, e os rejeitos vão para o aterro sanitário, e a parte orgânica fica nas leiras de compostagem.
MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO http://limpezariomeriti.blogspot.com
Newton Almeida

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com