Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Juazeiro ganhará Centro de Referência do Artesanato do Cariri

Por Beto Fernandes

Foi assinada ordem de serviço para recuperação e reforma no prédio do Centro de Referência do Artesanato do Cariri. A solenidade ocorreu na noite de segunda-feira contando com as presenças da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda; Secretário de Infra-estrutura do Estado, Adail Fontenele, Procurador do Estado, Dr. Fernando Oliveira, Prefeito Raimundo Macedo, Primeira Dama, Maricoele Macedo, os prefeito e vice-prefeitos eleitos, Manoel Santana e José Roberto Celestino e o prefeito reeleito de Crato Samuel Araripe.

Fátima Catunda ressaltou a importância da Central para o artesão principalmente na questão da comercialização. “Através de uma Central reformada com uma logística e uma infra-estrutura diferente o artesão terá de forma mais confortável e moderna produzir suas peças que são verdadeiras riquezas para o Cariri e para o Ceará”. Ela explicou como será a estrutura da Central. “Aqui nesta Central nós teremos lojas, oficinas de capacitação, anfiteatro, núcleo de apoio a exportação do artesanato caririense e das regiões aqui próximas. Essa comercialização tem sido uma preocupação do Governador Cid e da primeira Dama Maria Célia para se ter uma base com o nosso artesanato sendo vendido na Europa e nos Estados Unidos com uma grande qualidade e com a sempre boa criatividade do povo caririense”, enfatizou.

A Secretaria lembrou ainda que a CEART existe em Fortaleza há 20 anos e que “nunca houve uma iniciativa de se descentralizar suas ações”. Para ela o Governador Cid “mostrou essa visão e a descentralização chega a uma região que representa o esteio do artesanato no Ceará. A CEART contribuirá para sustentabilidade do artesanato com os artesãos vivendo de sua produção”, afirmou.

Luciano José da Silva, Presidente da Federação das Associações dos Artesãos do Cariri disse que a obra engrandece os trabalhos dos profissionais no Cariri. “Isso comprova a valorização do artesanato e colabora para fortalecer a Federação e representa a valorização também dos artesãos”. A federação, segundo seu presidente, tem hoje 14 entidades devidamente cadastradas representando mais de 800 artesãos do Cariri. Luciano José informou também a conquista esse ano do Caminhão do Artesão. “Esse caminhão foi conquistado numa ação conjunta da Federação, Prefeitura, estado, SEBRAE e Fundação banco do Brasil. Hoje tem sido possível ir as mais variadas feiras de todo o país, onde expomos e comercializamos nossos produtos”, concluiu.

Para o Prefeito eleito, Manoel Santana essa iniciativa mostra a comprovação do compromisso do Governo do Estado com a arte e cultural do povo caririense. “Essa iniciativa do Governo vem ao encontro de uma proposta nova que temos para esse segmento. O nosso desejo é criar uma universidade da cultura popular. Isso fortalecerá cada vez mais nosso turismo e nossa arte para que elas sejam também referências a nível nacional”, ressaltou. Dr. Santana considera também que esse Centro de Referência “serve para fortalecer o projeto da Região Metropolitana fortalecendo os setores da arte e da cultura”.
O valor da reforma ultrapassará a casa dos R$ 300 mil. A unidade fora entregue no final da administração de Lúcio Alcântara (ver placa), mas nunca chegou a funcionar. A unidade precisa ser reconhecida não apenas pelos artesãos, mas também por toda população que acaba sendo beneficiada também. A coordenação será de Conceição Aparecida Araújo que é também gerente da agência regional do SINE/IDT.

Público presente a solenidade

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com