Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Transição tranqüila

Da Revista do Beto Fernandes

A transição está ocorrendo normalmente pela primeira vez na história político-administrativa de Juazeiro do Norte. Mais que um fato inédito a realização de uma transição mostra o fortalecimento da democracia na maior cidade do interior cearense. Tudo bem! Alguém pode questionar que isso só ocorre porque o atual prefeito é parceiro e conseguiu eleger o sucessor. Agora tem sido público e notório também que uma indústria de fofoca tem buscado desestabilizar a boa relação entre os prefeitos Raimundo Macedo, atual, e o eleito, Manoel Santana.

Felizmente, parece que ambos estão imunizados contra todo tipo de “disse me disse”. Contrariando as previsões dos que fazem parte do grupo do “tanto quanto pior melhor”, Raimundão e Santana dão prova de maturidade e a cada dia parecem fortalecer os laços políticos. Até quando? Pode algum amigo leitor já estar se perguntando. Até quando for conveniente para ambos. Política é assim. Ocorre de acordo com as conveniências das partes interessadas em um projeto administrativo. Em política sempre soma-se ou multiplica-se, jamais divide-se.

Uma relação se faz com pontos convergentes e com divergências. É como num casamento onde nem sempre os dois têm a mesma opinião. Nesta semana isso ficou bem claro quando Raimundo viu ser aprovado na Câmara projeto lhe autorizando a realizar concurso público. O Prefeito eleito esteve na Câmara e pediu aos vereadores pela não aprovação. Muito se especulou e se propagou. “Raimundão derrota Santana na Câmara” e “Câmara impõe primeira derrota a Santana” foram algumas das manchetes da imprensa juazeirense por conta do episódio.

Analisando realmente o episódio o que podemos interpretar é que o atual Prefeito buscava não desobedecer ao Ministério Público que de algum tempo exige a realização do concurso. O eleito, por sua vez, preocupado com questão de tempo e de não poder se cumprir tecnicamente os prazos. A mensagem foi enviada no primeiro semestre, provocada pelo MP e a Câmara colocou em pauta apenas agora. Segundo Raimundão o objetivo é aproveitar essa lei aprovada agora e se não houver tempo hábil para realizar até 31 de dezembro “Dr. Santana realiza logo no início do seu governo”. Santana, por sua vez, lembrou que o concurso é necessário, mas em função dos prazos, impossível de ser praticado até o final do ano. O certo é que num termo de ajuste e conduta ficou acertado que o concurso será realizado tão logo seja efetuada a posse do próximo gestor.

Sem stresse ambos tiveram oportunidade de dizer seus pontos de vista sem que isso representasse um desafio, mas apenas uma discordância e interpretações diferentes sobre um mesmo assunto onde por mais paradoxal que seja há também um ponto comum: o concurso público precisa, deve e será realizado.

Assim é que quando aparentemente tentam jogar um contra o outro parece sempre haver um caminho certo, o diálogo. Sábado Macedo e Santana estiveram durante mais de duas horas e meia conversando reservadamente. Há um reconhecimento mútuo. O próximo sabe que o prefeito atual foi importantíssimo na sua vitória. O atual sabe que é muito importante a participação do próximo na campanha majoritária e proporcional de 2010 onde pretende disputar uma cadeira de deputado federal.

Na quarta-feira pela manhã os dois estiveram no Ministério Público e à tarde no Gabinete do Palácio José Geraldo da Cruz, trocavam informações através das equipes de transição. Do lado de Santana, José Roberto Celestino, Fátima Bandeira, Ricardo Lima, Wanda Roseno e Romildo Bringel. Do lado de Raimundão a Procuradora Mariana Gomes, Arnoud Lopes e Dolores Rocha. Na segunda (24), terça (25) e quarta-feira (26) Raimundo Macedo visitará todas as obras em execução na sede e zona rural com Santana e José Roberto. E por que 3 dias? Porque apenas assim haverá tempo suficiente para se ir a todas as obras que estão em fase final de construção e que serão entregues até 31 dezembro. Macedo, por sua vez, estará no Seminário Municipal do PT para debate do planejamento estratégico dos 100 primeiros dias do próximo governo que ocorre sexta-feira (21) à tarde e sábado (22) pela manhã no auditório do Banco do Nordeste.

Embora torçam para que seja o contrário a transição está tranqüila, tranqüila, tranqüila. Bom pra Raimundão e Santana, mas principalmente para o Juazeiro.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com