Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Especulações sobre o próximo governo

Por Beto Fernandes

São passados 18 dias das eleições municipais de 5 de outubro. Não há exageros em dizer que as especulações estão maiores do que a diferença de votos do candidato eleito, Dr. Santana frente ao segundo colocado, Salviano (30.107). Aos amigos que nos acompanham no INFORME CARIRI, no BLOG DO JUAZEIRO, na REDE DE BLOGS DO CARIRI e na minha REVISTA adianto que é até normal, contudo é preciso que os cidadãos, o eleitorado, responsável maior pela ascensão de Santana a Prefeitura a partir de primeiro de janeiro, não se deixe levar pela onda especulativa natural, repito, que toma conta da cidade a partir de “comentários” de setores da Imprensa e nas rodas de conversa.

Até agora a Secretaria de Saúde é a pasta que supostamente tem o maior número de pretendentes no campo das especulações: Giovanne Sampaio (candidato a vice na chapa encabeçada de Gorete Pereira, mas que não negava sua torcida por Santana, visto que sabia que sua chapa não tinha condições de êxito), Romildo Bringel (um dos coordenadores da campanha), Carlos Macedo (atual Prefeito de Aurora e que foi pré-candidato a Prefeito pelo PSB), Régis Santana de Figueiredo (irmão do atual Secretário de Turismo e Romaria, Felipe Figueiredo). Alguns chegam a especular também o nome do atual Prefeito Raimundo Macedo. Avalio muito mais para “fazer intriga” (é o novo!!) do que mesmo por vontade do atual gestor. É bom lembrar, contudo, que pelo apoio concedido e pela experiência tem know-how.

Para o meio ambiente é especulado o nome de Eraldo Oliveira, primo do deputado Eunício Oliveira, Presidente Regional do PMDB. O questionamento não é sobre Eraldo em si que já foi vereador, ouvidor do município na última administração de Carlos Cruz e ex-gerente regional do IBAMA no Cariri, mas ao próprio PMDB que esteve coligado com o PSDB, inclusive com nota oficial do Presidente da Executiva Municipal, Edilson Oliveira de que estava apoiando Salviano. O próprio Eunício fez sinal para os militantes petistas, quando da visita de Lula, de que estaria “em cima do muro”. E ai?

Outro pensamento é com referência a acomodar os aliados, principalmente aqueles que disputaram mandato legislativo e não lograram êxito. Em entrevista Santana já admitiu que a Secretaria de Esportes e Juventude será do PC do B. Seria um acordo com o primeiro partido a anunciar oficialmente apoio a sua candidatura. Resta saber se com o professor Aurélio (718 votos). E por quê? Porque o professor Antonio (1.250 votos), vereador eleito do PC do B, é lembrado também para Secretaria de Educação. Roberto Sampaio Lima (995 votos), eleito pelo PSB também pode ocupar uma secretaria. Isso abriria espaço para os suplentes Aurélio e Paulo Machado (PSB-790 votos). No caso do PC do B com duas secretarias assumiria uma das vagas na Câmara, o suplente Alberto (758 votos), do PT, partido do Prefeito. Essa hipótese do PC do B ficar com duas secretarias é remota, porém não impossível.
Há quem comente que o vereador eleito Tarso Magno (PSL-2.232 votos) possa ocupar a Procuradoria do Município. O detalhe é que o PSL esteve coligado com o PSDB e caso isso se confirmasse assumiria uma cadeira o atual vereador e primeiro suplente Pedro Borges (PSDB-1756 votos). Que ele foi ou é amigo de Santana tudo bem, mas e o seu partido na coligação adversária? Lembro aos atentos leitores que fisiologismo partidário e coerência são coisas do passado (se é que existiram alguma vez na história política deste País).

Para chefia de Gabinete dois nomes são lembrados e de dentro do PT. Um vinculado ao próprio Santana, o presidente da executiva Municipal, Ricardo Lima e a outra mais ligada a Executiva Estadual, foi coordenadora geral da campanha e é esposa do Secretário das Cidades Joaquim Cartaxo, jornalista Fátima Bandeira. Há quem especule seu nome como a próxima Assessora de Imprensa que pode ganhar status de Secretaria numa reforma administrativa.

Enquanto isso o próprio vice-prefeito eleito Roberto Celestino pode, dependendo da legislação, ocupar uma Secretaria, a de Desenvolvimento Econômico que deverá ser de Indústria ou a do Comércio (que deve ser criada). Há também a questão do eventual aproveitamento de atuais secretários ligados a Raimundo Macedo e que deram parcela de contribuição na vitória do petista e aqueles suplentes que embora não tenham sido eleitos conseguiram expressivas votações como Bertran (PSDC - 2.641 votos), Hélio Alves (PSDC-1.833 votos), Solange Cruz (PPS-1.433 votos) e Coronel Landim (PRP-817 votos), dentre outros.

E o que tu achas dessas especulações Beto? Pode perguntar algum dos amigos leitores. Não posso achar nada, devo apenas reportar e comentar com as minhas limitações. Pior que especular um nome é ver alguém oferecendo o nome para ser especulado (que coisa provinciana). Tudo é muito complexo. Santana vai administrar com um orçamento que será definido na atual legislatura, para valer na próxima e por esta razão existe a necessidade de ótima articulação com os atuais vereadores. A transição, fato inédito na história política e administrativa de Juazeiro pode ajudar. Como criar novas secretarias se não há recursos? E a solução? Dividir, por exemplo, o orçado para o desenvolvimento econômico e para que a outra parte seja alocada para futura Secretaria do Comércio.

A próxima administração deve ter um primeiro ano de avaliação, de adequação da máquina administrativa a forma de Santana administrar. Creio que deve fazer um trabalho de base para viabilizar vitórias de candidatos do seu partido para o próximo pleito. Como isso pode acontecer? Testando a competência e dando funções estratégicas no Governo. Os petistas históricos e radicais devem evitar o clima de se fazer governo na primeira pessoa do singular. Assim como na campanha a administração, segundo o próprio Prefeito eleito, “deve ser de coalizão”, de uma frente de partidos e lideranças que querem de fato o desenvolvimento de Juazeiro do Norte.

O Prefeito deve ter toda tranqüilidade possível para formar sua equipe. Sem pressões, sem bajulações, obedecendo a critérios efetivamente técnicos e políticos. Por esta razão avalio como sendo preferível especular menos e ajudar mais para que seja realizada uma grande administração como o povo espera e merece.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com