Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

A importância de um único voto e os exóticos nomes dos candidatos nas eleições 2008

Da Revista do Beto Fernandes

Após cada eleição, principalmente as municipais, são realizadas avaliações sobre fatos pitorescos, quando nada engraçados sobre candidatos e principalmente suas performances nas urnas. Este ano não seria diferente. Tudo da margem a comentários. Positivos ou negativos, eles estão por ai. Muitos são os fatos como o político mais novo ou mais velho. Nesse sentido é de Cedro o “deputado municipal” mais idoso do Brasil. Trata-se de Antonio Ferreira da Silva, o Bindá, que foi eleito a primeira vez em 1950. Agora, aos 89 anos, obteve 904 votos pelo PSDB. É também cearense a gestora mais jovem eleita no Brasil. Natália Félix da Frota Tem 23 anos e terá a responsabilidade de administrar a cidade de Tianguá, na Serra da Ibiapaba. Não entro no mérito acerca de idade, porque quando se tem boa vontade, um mínimo de inteligência e vergonha na cara se trabalha pelo desenvolvimento de um município independente de ser neófito ou matusalém na política.

Com o resultado parei para pensar naqueles ignorantes que dizem algumas vezes para o eleitor: “Não preciso do seu voto!!”. Quanta estupidez. Voto não empanzina. Quando mais é melhor. Não é feio ganhar por um voto, feio mesmo é perder!! Corrijo, não é feio perder, é ruim perder. Perder faz parte do processo democrático assim como ganhar, mesmo que por apenas um voto. Foi assim em São Martinho no Rio Grande do Sul. Lá, Jean Carlo Hunhoff do PP obteve 2.106 votos contra 2.105 de Beto Ritter do PSB. Em Saldanho Marinho, também no Rio Grande do Sul, Gilney do PMDB teve 1.180 votos contra 1.179 de Perdoncini do PP. Em Jussara no Paraná, Luciana Mara Barbosa do PDT conseguiu 1.876 sufrágios contra 1.875 de Tatinha do PMDB. No Município de Nazaré em Tocantins, Clayton do PTB foi eleito com 1.126 votos. O segundo colocado, Vicente do PMDB conseguiu 1.125. Já em Arantina, nas Minas Gerais, Paulo Henrique do PSDB somou 1.206 votos contra 1.205 de Cacá dos Democratas. Pior foi na cidade de Dom Cavati também em Minas. Pedro Euzébio Sobrinho do PT empatou com Jair Vieira dos Democratas com cada um obtendo 1.919 votos. Jair com seus 73 anos acabou sendo vencedor pelo critério de idade. Pedro tentava a reeleição e tem 42 anos. Esse foi um resultado inusitado.

Os nomes de alguns candidatos foram efetivamente exóticos. Muitas vezes o slogan é ainda pior. Eu este ano conheci Pezinho e Pé de Pato. Pezim e Pé de Pato, contudo são café pequeno perto de pérolas como Valdo Sanduíche, Janu da Combi, Beleza, Álvaro Junior (o Beiço), Loirinho da Pizzaria, Lindomar Já Ouviu Falar, Pingo de Mel, Nego Osvaldo Bilisquete, Cabo Luiz Cadeado, Magal Saque Rápido, Zé Pereba, Vovô do Rock e Tomaz Rola Bosta.

Pesquisei um pouco na Net e ainda encontrei Jota Jota, Leléu, Nó Cego, Antonio Macaco, Sopa, isso mesmo “Sopa”, De Rato, Formiga Preta, Amigo Velho, Zé da Noite e Doido. Opa!! Doido não é nada demais. Aqui no Juazeiro tivemos o
“DOIDINHO DO SOM”. Devagar, devagar, DOIDINHO DO SOM, ou melhor, “DOIDIM DO SOM” merece um parágrafo a parte.

Candidato pelo PSC, Fabiano de Sousa Santos, o Doidim obteve 932 votos, 0,79% do eleitorado Juazeirense. No Blog do Juazeiro, João Carlos fez postagem onde intitulou de PROTESTO OU CRIATIVIDADE? Joca lembra que ele usou de muita criatividade enquanto uns ficaram comentando e perguntando se a votação seria de protesto em resposta a Câmara. O atendo leitor Elmano Rodrigues Pinheiro comentou disse que a votação de Doidim retratava ao “olho clínico da população que acordou da letargia imposta pelos coronéis e outros grupos de oportunistas que de muito dominavam o cenário político local”. (Que cacetada)

Foi uma advertência a Câmara, Não podemos ter dúvidas disso. O próprio Doidim reconheceu isso com suas propostas (?). De forma inusitada Doidim amarrou carros de plástico à traseira de sua moto (sistema de som) e fez uma carreta na Rua São Pedro. Cada carro representava um suposto empresário que lhe apoiava. Uma carreata sem distribuição de vales de combustível (que maravilha). O candidato tirou risos do eleitorado com propostas mirabolantes do tipo que tiraria as crianças da rua: colocaria todas pessoalmente nas calçadas. Outro audacioso projeto (?) seria ampliação dos quartos na Boate das Loiras. O mais hilário de todos seria a implantação de azulejo ao longo da ladeira do horto ao invés de calçamento como fez o atual Prefeito Raimundo Macedo. “Assim todos podem descer deslizando do Horto” dizia sem timidez no seu microfone.

Ninguém tem direito de questionar a candidatura de Doidim do Som. Isso é reflexo da democracia. A constituição Brasileira é clara. Quem vota tem o direito de ser votado, logo...? Atentem que essa é a democracia (?) onde o voto é obrigatório. E se foram quatro parágrafos sobre Fabiano, digo Doidim do Som.

Pra fechar por hoje mais nomes exóticos. Em Juazeiro mesmo os candidatos Testinha, Felina, Carneirinho, Leroso, Pkão (favor pronunciar corretamente PECÃO”, Juma, Rosa Gorda, Bibil. Ainda tivemos o Siralã Sabia, competente advogado, que tem realmente um nome incomum. Em Piquet Carneiro, no Sertão Central disputou o pleito o candidato Mosquito e em Iguatu “Domingão do Amado”. Isso não é nada em um País que já teve “Marronzinho” candidato a Presidência da República.

Foto de João Carlos

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com