Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

JORNAL O POVO DESTACA ENSINO EM TEMPO INTEGRAL

Por Beto Fernandes.'.

APRENDIZAGEM
Desafio da educação em tempo integral

O Jornal O Povo de Fortaleza começou a veicular nesta segunda-feira uma série de reportagens especiais sobre a educação em tempo integral no Estado do Ceará. O jornalista Ricardo Moura traçou uma radiografia dos 16 municípios que mantêm escolas em tempo integral em nosso estado. Esses são os números da Secretaria de Educação do Estado.

O Governo não dá ainda nenhum apoio mais efetivo a essa modalidade, reconheceu a Secretária Izolda Cela. Ela ressaltou que o apoio efetivo da Secretaria é no PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa)> Mesmo não havendo apoio Izolda considera que é importante a multiplicação desta experiência.

Em alguns municípios o problema não é falta de vontade política, mas a de estrutura física de algumas escolas. Especialistas cobram se não o apoio financeiro do Estado, no mínimo um arranjo produtivo educacional. Os recursos do FUNDEB são insuficientes para as prefeituras bancarem um maior número de escolas em tempo integral.

Uma pesquisa realizada no final dos anos 90 e início desta década apontou que de quatro horas que o aluno passa na escola no sistema normal o aproveitamento real é de menos de duas horas. O restante do tempo é perdido em chamada, organização de filas e outras atividades não pedagógicas.

Existem experiências exitosas e outras nem tanto nesta modalidade de ensino. Em Uruoca, por exemplo, as crianças não aceitaram o faro de ficar o tempo integral na Escola Francisco Moreira Rocha. Segundo um professor os pais chegaram a não matricular os seus filhos na citada escola.
O exemplo positivo está em Juazeiro do Norte. Leia o que diz O POVO SOBRE ESSA EXPERIÊNCIA:

Desde 2000, a Escola Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte, adota a prática do ensino em tempo integral. O objetivo inicial era retirar os meninos das ruas. Aos poucos, com a sensibilização dos prefeitos e secretários municipais, o curso foi regulamentado e ganhou suas feições atuais. Hoje, quase 350 alunos do 1º ao 5º anos do ensino fundamental têm aulas das 7 às 17 horas. Enquanto a manhã é destinada para os conteúdos tradicionais, a tarde é reservada para projetos de leitura, contação de história e oficinas socioculturais. No Ideb 2007, das 35 escolas avaliadas no município, a Leão Sampaio obteve a terceira melhor nota, com 4,6.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com