Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Hoje NoS RastreadoreS:


Nos tempos de encurtamento de fronteiras até a censura se modernizou. A justiça e seus Deuses parecem ter parado no tempo do último ditador

Não é de hoje que constantemente estamos abordando o tema: a Internet (em especial os Blogs) e a censura imposta pela última voz da humanidade – a dita “justiça superior”. Repreensão está que trás lembranças do assustador passado recente da história contemporânea, o regime militar com seus militares, e do outro lado, os combativos estudantes, os ativistas artistas, e o encalço ao que se dizia, ao que se discutia, ao que se comunicava, sobre a pena extrema e radical da tortura.

Nos dias atuais de raros combates nas ruas, e revolução perspicaz no mundo da exploração espacial dos bayts e byts, há uma censura disfarçada que convive sem a força militar, mas viva pela maestria dos preceitos e os interesses mascarados dos autores. A eficácia da justiça em combater os conteúdos na Internet, sem medir esforços, e nem contrapontos a escutar, a retirar do ar algo que considere suspeito, sobre investigação ou a censura maior interpretada como crime cibernético, em um dos espaços mais pluralizado, democrático e acessível à humanidade.
São velozes as investigações e as punições em segundos dos “crimes cibernéticos”, acusações sobre conteúdos que trombem com os interesses de pessoas ou grupos economicamente fortes, que impulsiona os avais favoráveis dos ministérios públicos, das justiças dos estados em detrimento da liberdade de expressão. A retirar do ar os Blogs, os sites, e dar pretextos para opinião pública de que o tal ato agressivo foi baseado em leis, parece ser a solução mais rápida, conveniente, covarde e imoral, onde a justiça parece ter se habituado a fazer esta imoralidade pós-moderna no Brasil. A censura virtual com consentimento da justiça trás a tona a dissimulação do estado de democracia em que dizem que vivemos. Antes eram os militares que aplicavam o terror a calar os gritos das multidões, hoje é a justiça, e seus poderosos de toga, armados de sentenças monitorados pelos explosivos das leis, que provoca o sutil terror e tenta, na calada das ilusões da virtualidade, calar as multidões de Blogueiros, e usuários da Internet, em pleno exercício de cidadania. Para quem interessa esta censura? A mando de quem? A justiça parece não ter aprendido em tempos de ditadura onde as perseguições, a quem ousasse pensar diferente das autoridades, era condenado a perder a língua, sobre a aflição carregada de humilhação e dor. Parecem querer implantar um condicionamento para adestrar o uso da Internet. No fundo gostariam que fosse usado apenas para o entretenimento (que já invadiu e tomou de conta dos meios de comunicações tradicionais). Existe uma ameaça no ar, uma ameaça a um mundo novo surgir dos questionamentos absolutos e de fácil acesso que a Internet e seus usuários podem produzir. Ameaça de poder perder a concentração conservadora da informação dos tradicionais meios de comunicação. Ameaça ao valor ao mercado, ao sistema que ai está implantado pelo gozo de algumas poucas pessoas.

Porque ao invés da justiça censurar Blogs e afins não faz uma investigação apurada com os conteúdos “subversivos” de denuncia visto na Internet? Censurar individualmente os pensadores “anônimos” do mundo globalizado é fácil, o difícil é investigar e punir aqueles que são denunciados ou questionados via Internet, devido à economia também dominar o mundo jurídico. Por outro lado, percebe-se o quanto os Blogs e a Internet tem tirado o sossego de muita gente poderosa. Já está mais do que consolidado o poder de comunicabilidade dos Blogs a incomodar, irritar os tradicionais meios de comunicações, e o poder que gira em torno da imprensa, que antes não tinha uma concorrência tão intensa, em um espaço dinâmico e veloz como são os conteúdos dos Blogs e dos sites da Internet.
Diante a realidade ditatorial que a cada dia que passa fica mais presente no mundo dos Blogueiros. Há uma extrema necessidade dos Blogueiros e usuários de Internet se unirem nesta guerra que parece ter voltado com veemência e força da “justiça”. Todos que produzem conteúdos para Internet precisam discutir mais, a censura virtual que tortura a sabedoria real. A censura aos bayts e byts promovida pelo capital econômico de grupos restritos, que se utilizam do sustentáculo da justiça para calar algo que incomoda, que denuncia, que questiona deve ser banida do ambiente dos homens.

O primeiro passo para se criar um respeito concreto aos Blogueiros é a união dos próprios Blogueiros para combater a censura neste meio. Não deixamos cair na banalização da censura aos Blogs. Cada conteúdo censurado, cada Blog fechado a força, deve ser combatido intempestivamente por todos os Blogueiros brasileiros, e do mundo. Porque não fazer um dia nacional de paralisação, um dia em que postemos apenas uma nota de protesto em todos os Blogs independentes brasileiros? Porque não ganhar as ruas e formular debates sobre este tema que causa o terror na livre forma de se expressar? Desenvolver uma Associação Nacional de Blogueiros (ANB), como a que existe nos jornais brasileiros (ANJ), é uma necessidade. Formar uma corrente libertária, uma corrente sólida e séria para combater a censura cibernética promovida pela mesma elite que um dia no passado torturou seu povo e calou com os Atos Institucionais, baseados em Leis. Ache bom ou ruim, formemos uma associação, um dia nacional de protestos em toda Internet, é isto!

By Tiago Viana™ .
Por: RastreadoreS de ImpurezaS

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com