Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CLIENTELISMO - Prática Desgraçada da Zona Rural

Abaixo: A Grande Arma Nessas Eleições: O Telefone Celular que FILMA:



No nosso papo sobre política de hoje, falaremos sobre um tema muito comum nas pequenas cidades e interiores, sobretudo na zona Rural, o famigerado CLIENTELISMO.

Entende-se por Clientelismo a prática política de troca de favores, na qual os eleitores são tidos como “clientes”. O político pauta seus projetos e funções de acordo com interesses de indivíduos ou grupos, com os quais cultiva uma relação de proximidade pessoal. Em troca, o político recebe votos. Desta forma, clientelismo diz respeito a trocas individuais de bens privados entre atores desiguais, chamados de patrões e clientes. A origem dessas relações é vinculada à sociedade rural “tradicional”, aos laços entre latifundiários e camponeses, fundados na reciprocidade, confiança e lealdade.

Na cidade do Crato, principalmente na zona rural, essa prática é muito comum, e certos políticos possuem diversas famílias como seus reféns de muitas eleições. É a famosa troca de favores, em que o político durante a sua administração arruma um trator, uma máquina, um servicinho para determinada localidade ou família e em troca, toda aquela família vota naquele político. Também conhecido por apadrinhamento. Também existe o clientelismo devido aos empregos fornecidos em compromissos de campanha. Muitos políticos entopem as prefeituras de pessoas com cargos mixurucos, transformando a mesma em CABIDE DE EMPREGOS, quando o certo seria fazer o enxugamento da folha de pagamento, despedindo todos os vagabundos que ficam pendurados, pesando no orçamento do município e colocando pessoas que realmente fazem alguma coisa pela cidade. Desta e de muitas outras formas, muitos políticos tradicionais do Brasil, conseguiram construir seus CURRAIS, seus redutos de votos, tendo muitos votos na zona rural por conta do clientelismo.

Voltando-se à nossa região, é preciso que nesta eleição, a população mais esclarecida esteja bastante atenta ao fenômeno da compra de votos, e ao clientelismo, e uma das maiores armas é a denúncia fundamentada. Eu aconselho que cada pessoa às vésperas da eleição saia de casa com o se fora um repórter, com seu telefone celular, ou câmera fotográfica e ao presenciar alguma cena de compra de votos, doação de objetos em troca de votos e favores, denuncie aquele candidato às autoridades competentes imediatamente. Assim, estaremos trabalhando para uma eleição limpa, sem compra de votos e sem clientelismo.

Cidadania e Responsabilidade.
Voto não tem preço, tem consequências!

Abraços,

Dihelson Mendonça
.

Um comentário:

EboRâguebi disse...

Vamos criar, a partir do Eborâguebi, um Blog de todas as Nacionalidades, com todos os Idiomas, com todos os Temas e de todas as Idades!

Queres fazer parte?
Só tens que te inscrever em: eboraguebi@live.com.pt

Depois terás que fazer um teste, o tema é à tua escolha.

Junta-te a nós!

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com