Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

domingo, 3 de agosto de 2008

TURISMO DE EVENTOS EM JUAZEIRO E O GEOPARK ARARIPE

Da Revista do Beto Fernandes

Li no ótimo JORNAL JUÁONLINE editado pelo querido Daniel Walker que Juazeiro realmente desperta para outras opções na área de turismo além do religioso. Uma prova é a questão do geoturismo com o Geoparck Araripe e agora também com o turismo de eventos.

Walker apurou e divido aqui com vocês que ao longo dos 3 dias do Congresso Regional de Educação do Cariri em Juazeiro, 90% das vagas da rede hoteleira estavam ocupadas. Isso é algo muito positivo, partindo do princípio que com exceção do período compreendido entre 15 e 20 do mês, julho é considerado um período de baixa estação em nossa cidade, por mais paradoxal que seja.

Como já informamos aqui mesmo na REVISTA havia delegações de mais de 120 cidades. Do total, 64,7% do Ceará, 13,3% do Piauí, 12,5% de Pernambuco, 9,8% da Paraíba e os outros 1,4% são da Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Com um forte comércio e ainda o privilégio de uma ótima localização geográfica Juazeiro do Norte, assim como o Crato, até pela construção do Centro de Convenções da Região, poderão melhorar ainda mais sediando encontros deste porte que além de conhecimentos, podem trazer também muitas divisas.

Sobre eventos no Cariri no próximo ano haverá em Crato a 1ª Conferência dos Geoparks das Américas. Isso é um avanço histórico na área uma vez que está na Região o primeiro Geoparck das Américas, o Araripe. Esta decisão foi anunciada no 3° Congresso Internacional de Geoparks na cidade de Osnabrück, na Alemanha, realizado no mês de junho, contando com apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura).

Além do Geopark Araripe há duas candidaturas a credenciamento da UNESCO que foram apresentadas pelo Brasil no encontro de Osnabrück: o Geopark Serra da Bodoquena-Pantanal, no Mato Grosso do Sul e Geopark Campos Gerais do Paraná. Pesquisei que estão em estudo para implantação também os geoparks do Vale da Ribeira, Vale do Tietê e Quadrilátero Ferrifero em Minas Gerais.

Numa entrevista que fiz com o Secretário das Cidades, Joaquim cartaxo recentemente, ele confirmou a delegação que esteve no evento mostrando a potencialidade do nosso geopark como o Vice Governador, Francisco Pinheiro, Secretário Adjunto do Turismo, Osterne Feitosa, Coordenador do Geopark Araripe, Prof. João de Aquino Lima Verde, Representante URCA, Prof. Titus Riedel e do projeto Professor-Arquiteto José Sales e Arquiteta Larissa Menescal.

FIQUE POR DENTRO!!

O QUE É O GEOPARK ARARIPE?

O GEOPARK ARARIPE que está em consolidação na porção cearense da Bacia do Araripe, um dos principais sítios do Período Cretáceo da Terra. A região é especial pelos achados geológicos e paleontológicos inéditos desde os primeiros anos do Século XIX, com registros entre 110 e 70 milhões de anos, em excepcional estado de preservação e diversidade.

No Araripe está mais de um terço de todos os registros de pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos e única notação da interação inseto-planta. Há similares destas mesmas espécies na África, indício de quando os continentes foram um só, na época do continente primaz Gondwanna. A proposta pretende a preservação dos locais pri
ncipais, transformados em sítios de visitação e pesquisa compondo uma rede de 9 parques ou Geotopes, com registros documentais considerados imprescindíveis à compreensão da origem, evolução e atual estrutura da Terra e da vida.

Localizados nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte (foto Serra do Horto), Barbalha e Missão Velha Todos os locais são representativos de estratos geológicos e tem formações fossilíferas.A origem da proposição se deu a partir elaboração do APPLICATION DOSSIER FOR NOMINATION ARARIPE GEOPARK, STATE OF CEARÁ, BRAZIL, resultado do Convenio de Cooperação Universität Hamburg / URCA/ DAAD, sob a coordenação do Prof. Dr. Gero Hillmer, Curador do Instituto e Museu de Paleontologia da Universität Hamburg e colaboração do Prof. Dr. André Herzog Cardoso e Prof. Dr. Alexandre Magno Feitosa Sales e Prof. José Sales Costa Filho/ UFC, encaminhada à verificação da UNESCO, objetivando o reconhecimento de todas estas situações relevantes, no início de 2006.

O documento continha uma ampla documentação científica sobre o Araripe, análise territorial de mais de 60 situações relevantes e informações sobre o potencial de desenvolvimento sustentável da região sob os aspectos da Educação, Cultura, Turismo, Preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social e Econômico, o que levou a sua aprovação na 2nd UNESCO Conference on Geoparks, em Belfast, Irlanda, em Setembro/ 2006.

Texto do Professor-arquiteto José Sales, extraído do
BLOG GEOPARK ARARIPE

Na foto o mapa dos geotopos do Geopark Araripe

Um comentário:

Jaíza disse...

Conhecer o nosso Estado é muito importante e certamente tem muito o que ser descoberto ainda. A região do Cariri é tb uma ótima opção de passeio, muita cultura e paisagens lindas para encantar os visitantes e os próprios cearenses que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer as belezas do nosso Estado.
Turismo & viagens

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com