Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI

Da Revista do Beto Fernandes

Eu já publiquei o aúdio desta entrevista com Joaquim Cartaxo aqui mesmo na revista, no Blog do Juazeiro e na Rede de Blogs do Cariri. Pela relevância do assunto publico agora para apreciação dos amigos internautas a versão impressa que está inclusive sendo veiculada também na edição de agosto do Jornal O Regional.

JUAZEIRO, CRATO, BARBALHA, JARDIM, MISSÃO VELHA, CARIRIAÇU, SANTANA DO CARIRI, NOVA OLINDA E ALTANEIRA formarão a Região metropolitana do Cariri.

ENTREVISTA
Joaquim Cartaxo, Secretário das Cidades

Cariri será a segunda Região Metropolitana do Ceará



Joaquim Cartaxo é considerado uma das maiores autoridades no Brasil na execução das políticas de desenvolvimento urbano. Neste modelo de gestão administrativa estadual ele coordena as políticas temáticas de desenvolvimentos urbano, regional e local e ordenamento territorial. Nesta entrevista Cartaxo falou sobre o projeto Cidades do Ceará, em especial para Região Sul e garantiu que o Governador Cid criará a Região Metropolitana do Cariri que além de Crato, Juazeiro e Barbalha englobará ainda Missão Velha, Jardim, Caririaçu, Altaneira, Nova Olinda, Farias Brito e Santana do Cariri. A entrevista foi concedida a Beto Fernandes:

O REGIONAL – Em que consiste o Projeto Cidades do Ceará e o que efetivamente trás de prático para o Cariri?

JOAQUIM CARTAXO – Olha esse é um projeto que o Governo do Estado está concluindo com o Banco Mundial. Trata-se de um projeto de desenvolvimento econômico que tem como objetivo melhorar o ambiente empresarial da Região, em especial o ambiente do Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha) quando realizaremos um conjunto de ações e projetos que possam aprimorar e fazer com que esse ambienta seja mais atrativo do que é hoje. Há por exemplo dois segmentos importantíssimos que é o setor calçadista e de turismo. Eu estive viajando recentemente para Europa, mais especificamente para Portugal e Alemanha visitando os geoparks europeus, porque aqui no Cariri nós temos o primeiro Geopark das Américas que é o Geopark Araripe. No próximo ano vai acontecer aqui no Cariri a Primeira Conferência Internacional de Geoparks das Américas a partir do Geopark Araripe. Isso faz com que a Região entre definitivamente no mapa internacional do turismo. E no setor de calçados visitei e conheci algumas experiências de indústrias na Alemanha e no Sul do Brasil onde conhecemos alguns centros de tecnologias de calçados porque queremos implantar em Juazeiro do Norte um centro de inovação tecnológica de calçados, uma escola de designer de calçados e a construção de dois laboratórios tecnológicos que possam contribuir para o fortalecimento deste setor aqui na Região. Junto há isso existem todas as obras de infra-estrutura aqui da região que fazem parte de um conjunto que devem ser construídas como a CEASA em Barbalha, Hospital Regional em Juazeiro e o Centro de Convenções em Crato.

OR – O Cariri seria hoje de fato a segunda Região Metropolitana do Ceará, faltando apenas a oficialização da implantação de forma administrativa?

JC – Olha o Crajubar é um aglomerado urbano. Neste Projeto Cidades do Ceará nós estamos desenvolvendo estudos para constituir aqui a segunda região Metropolitana do Estado do Ceará, tendo como pólo os municípios de Barbalha, Juazeiro e Crato.

OR – O senhor falou sobre turismo com o Geopark, mas em Juazeiro, especificamente, a grande vocação é o turismo religioso. O que há de concreto sobre a junção de esforços para conclusão do Centro de Apoio ao Romeiro?

JC – Essa é uma obra que nós vamos concluir. Eu já estive no local com o Prefeito Raimundo Macedo, no sentido de verificar como que o Estado vai receber esta obra para poder concluir. Existe uma emenda do deputado federal Ciro Gomes já aportando recursos e então nós já estamos com essa obra da Procuradoria Geral do Estado para verificar os meios legais para que seja repassada para o Estado e então ser concluída.

OR – E quando começa efetivamente a construção do Centro de Convenções do Cariri em Crato?

JC - O Centro de Convenções nós concluímos o projeto básico e estamos agora concluindo os projetos chamados complementares estando portando na agenda do BNDES. No projeto cidades do Ceará, na contrapartida do Governo Estadual, o Ceará está contraindo empréstimo junto ao BNDES e a nossa expectativa é que logo no início do próximo ano a gente licite esta obra.
OR – Que mensagem o senhor deixa para o povo caririense?

JC – Bom eu quero deixar um abraço a todo o povo da região e dizer que o Cariri é uma prioridade do Governo do Estado. Isso foi estabelecido pelo Governador Cid Gomes, portanto o Cariri está com uma oportunidade única na sua história recente de efetivamente se constituir no novo pólo de desenvolvimento do Estado do Ceará.

SERVIÇO:

O Programa Cidades do Ceará I / Cariri Central constitui experiência-piloto do Governo do Estado no que diz respeito à implementação de uma nova Política de Desenvolvimento Local e Regional no Ceará.

Teve sua concepção assentada na constatação da necessidade inadiável de redução das desigualdades inter-regionais do Estado e de desconcentração das oportunidades de desenvolvimento da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, pelo reforço e estruturação de pólos regionais interiores, capazes de melhor equilibrar a rede urbana cearense.
Seu principal objetivo é fazer da Região do Cariri Central um pólo estratégico de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental, mediante a execução de ações de incentivo às suas atividades econômicas endógenas e o fortalecimento das gestões municipais e regional.

De um conjunto de atividades importantes no contexto regional, foram selecionados dois eixos econômicos estratégicos como prioritários para as intervenções. Trata-se de atividades econômicas de reconhecida competitividade, e que, se devidamente apoiadas, detêm grande potencial em criar novas oportunidades de geração de emprego e renda e em induzir novos investimentos produtivos. São elas: Turismo, cultura e artesanato; Calçados e acessórios.
O Projeto Cidades do Ceará investirá US$ 65 milhões no Cariri.
Área de Atuação/ a Região
O Programa Cidades do Ceará utilizou, para a definição de suas áreas de atuação, a estruturação espacial e regional proposta pelos estudos contidos no documento Reduzindo a Pobreza Através do Desenvolvimento Econômico do Interior do Estado, o qual identifica as bases do sistema urbano estadual através de uma hierarquia de cidades.

A área de atuação do Programa constitui-se em cidades e municípios estratégicos para o Estado por suas características econômicas e recursos naturais que conformam pólos de desenvolvimento.

A Região do Cariri Central se destaca pela presença de três municípios pólo que constituem os Centros Secundários (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha). Os municípios limítrofes a esse eixo são Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Os critérios utilizados para seleção dessa região foram a forte concentração de investimentos públicos; as atividades produtivas competitivas para o Estado; seu elevado poder de atração de investimentos; a geração de empregos formais; a capacidade de alavancar o desenvolvimento endógeno da região, estimulando as vantagens comparativas e competitivas regionais; as atividades produtivas com características não restritas a um único município; e, o processo de polarização regional constituído por mais de um município.
Fonte: SITE DA SECRETARIA DAS CIDADES

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com