Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

sábado, 26 de julho de 2008

Reforma nos Sobradões de Icó deixarão o centro histórico mais bonito


O Icó é Notícia foi conferir uma das reformas que estão acontecendo atualmente nos sobradões e casarões da Rua Iídio Sampaio, a Rua Grande, uma das ruas históricas dessa antiga cidade do Ceará.

As reformas estão acontecendo para restauro dos casarios ou para resuperar os imóveis que estavam em tempo de cair, o que é o caso do Sobrado do Comandante, qu fica situado em uma esquina da rua.

Este sobrado está há 2 meses em reforma, com apoio do Monumenta, programa que visa financiar a recuperação prédios históricos, e do IPHAN (Instituto do Patrimônio histórico e Artístico Nacional) , que coordena por meio de um arquiteto e representante, as obras, para que se mantenha as característicasde imóveis com mais de 100 anos. As obras deverão terminar até o fim do ano, e será utilizado como pousada.

É um local estratégico, pois a vista à sua frente é da Rua Grande, onde encontram-se imponentes sobradões e casarões, e na época da festa do senhor do Bonfim, oferecerá vista privilegiada para os turistas que se hospedarem neste prédio de rica história de Icó.

CONHEÇA MAIS DO SOBRADO - Este prédio é de interesse arquitetônico, segundo o trabalho realizado pelo Sistema de Informação Cultural, da Secretaria de Cultura do Governo do estado do Ceará.

O prédio foi construído no final do século XIX. Construído em esquina, preserva o esquema tradicional da arquitetura urbana brasileira, sobre o alinhamentos das vias e sobre o limite do lote. Detém de um grande espaço físico e sua composição plástica inspirado na arquitetura colonial de ascendência lusitana.

O tratamento da fachada é marcada pela predominância dos cheios sobre os vazios, as envasaduras com cercaduras em massa em vergas abatidas, as janelas rasgadas guarnecidas de guada corpos de ferro, a coberta em telha de barro do tipo capa e canal, as paredes de alvenaria autoportantes e o madeiramento formado por tesouras, linhas, terças e ripas, o oitão elevado, entre outras.


VEJA FOTOS DA REFORMA DESTE PRÉDIO –

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com