Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

segunda-feira, 28 de julho de 2008

BASÍLICA SANTUÁRIO DE N. SRA. DAS DORES

Pequeno Subsídio para entendermos melhor o que é, quais são as suas prerrogativas e seus deveres.

Por Padre Paulo Lemos Pereira para o Blog do Juazeiro
Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro

A Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, acaba de receber do Santo Padre Bento XVI o título de Basílica Menor, reconhecendo assim oficialmente a importância e beleza das romarias onde milhões de peregrinos caminham até esta Igreja, já consagrada por nosso Pastor, Dom Fernando Panico “Santuário Diocesano”. É com profunda alegria que recebemos essa notícia que foi comunicada pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

I: A HISTÓRIA DE UMA CAPELINHA QUE SE TORNA BASÍLICA:

Tudo começou numa Capelinha, dedicada a Nossa Senhora das Dores, e perto dela, 3 pés de Juá, algumas casinhas. Isto foi a partir de 15.09.1827. Durante anos, Padre Cícero foi seu Capelão, totalmente doado ao povo e à Igreja. Logo a Capelinha se tornou Centro de Romaria à Virgem das Dores e de adoração ao Santíssimo Sacramento, onde, segundo as próprias palavras do Sacerdote, Jesus é o “verdadeiro amigo entre nós”. O Padre Cícero construiu uma Capela maior. A partir dos “fatos de Juazeiro” (sangramento da Hóstia na boca da Beata Maria de Araújo), seguiram-se anos dolorosos de proibição e penalidades. A Congregação da Doutrina da Fé condenou esses fatos e proibiu que se falasse do fenômeno. O Padre obedeceu, observando um silêncio obsequioso sobre o assunto. O povo romeiro seguiu o exemplo do Padre, mas continuou peregrinando nesse Centro de devoção, afirmando a sua fidelidade à Igreja Católica Romana.

Em 21.01.1917, a Capela tornou-se Paróquia, pelo primeiro Bispo do Crato, Dom Quintino.
Em 2004, ela foi consagrada Santuário Diocesano, pelo nosso Bispo, Dom Fernando Panico.
Em 2008, é honrada com o título de Basílica Menor, pelo Santo Padre Bento XVI.

Essa trajetória merece um momento de meditação. Sabemos que a sabedoria de Deus é loucura para os homens...e que a sabedoria dos homens é loucura para Deus. Humildemente, acreditamos e agradecemos ao Pai pelos caminhos por que passou a Capelinha da Mãe das Dores. O seu título de Basílica Menor atribuída pelo Santo Padre é um “sinal dos tempos” e um reconhecimento da Santa Sé: a Romaria em Juazeiro do Norte é definitivamente reconhecida e valorizada pela fé genuína e sincera de milhões de Nordestinos e Brasileiros. Deus seja louvado!

Mas o que significa esta concessão? Quais são as prerrogativas e deveres que acompanham este título honorífico? Este pequeno subsídio tenta responder a essas perguntas. Boa leitura!

II: O QUE SIGNIFICA: CATEDRAL, IGREJA PAROQUIAL, CAPELA, SANTUÁRIO, BASÍLICA?

“A casa de Deus”, ou “Casa de Deus e da Comunidade Cristã” sempre se destacou como sinal da Igreja, Esposa de Cristo, que é presente no mundo e em contínua peregrinação.

Embora todas as Igrejas do mundo, grandes ou pequenas, antigas ou novas, famosas ou desconhecidas, sejam igualmente dignas de veneração e respeito, pelo caráter sacro que lhes é conferido pela Dedicação a Deus e a seu culto, para o uso de uma Comunidade Cristã, muitas delas se sobressaem por sua grandiosidade, preciosidade artística, importância histórica e função pastoral.

A CATEDRAL

Entre as Igrejas de uma Diocese, tem lugar principal e também maior dignidade, a Igreja Catedral, na qual é colocada a Cátedra, símbolo do magistério e do poder do Bispo, Pastor da Diocese e sinal de comunhão com a Cátedra de Pedro em Roma.

A IGREJA PAROQUIAL

Seguem-se as Igrejas Paroquiais: são as sedes das diversas comunidades da Diocese, sob a jurisdição ordinária de um pároco, nomeado pelo Bispo Diocesano.

A CAPELA

São pequenas Igrejas de um só altar, edifícios secundários numa Paróquia. Podem ser construídas em hospitais, escolas, casas religiosas, vilas, povoados, etc.

O SANTUÁRIO

Algumas Igrejas recebem o título de Santuário, pelo fato que recebem multidões de peregrinos. São consagradas tais pelo Bispo Diocesano, como aconteceu em nossa Diocese. A Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, é oficialmente consagrada “Santuário Diocesano” desde 2004.

A BASÍLICA

Entre as Igrejas, algumas possuem particular importância quanto à vida litúrgica e pastoral, podendo ser condecoradas pelo Sumo Pontífice com o título de Basílica Menor, o que significa vínculo particular com a Diocese de Roma e o Papa.

a) A origem da palavra “Basílica”

A palavra “Basílica” vem da língua grega que significa “Rei, Real”. No século II antes de Cristo, a basílica era um espaço coberto destinado a atividades cívicas e de reunião, funcionando muitas vezes como tribunais ou espaços comerciais, tornando-se um edifício obrigatório em qualquer cidade importante.

Quando o Cristianismo se tornou a religião oficial no Império Romano, sob Constantino (século IV) diversas “basílicas” foram ofertadas à Igreja para a celebração do culto cristão, em particular o culto dos mártires.

b) As basílicas maiores

A partir do IV século, os imperadores romanos construíram novas basílicas, fora das muralhas de Roma, destinadas ao culto cristão, e que guardam até hoje o qualificativo de “fora dos muros”. (São Paulo fora dos muros, por exemplo)
As Basílicas Maiores são 4 e todas em Roma:
- São Pedro, onde se acha o túmulo de São Pedro.
- São João de Latrão, Catedral de Roma.
- Santa Maria Maior
- São Paulo fora dos muros, com o túmulo de São Paulo.

c) As basílicas menores

Numerosas Igrejas no mundo recebem o título de Basílica menor, concedido pelo Santo Padre. São, em geral, santuários importantes de peregrinação.

É a Congregação do Culto Divino e disciplina dos Sacramentos é competente para a concessão do título de Basílica Menor. Em nome do Santo Padre, ela pode elevar, a qualquer hora, à dignidade de Basílica Menor uma Igreja insigne, concedendo-lhe o título e os privilégios das basílicas romanas.

Uma Basílica não é necessariamente uma Catedral. Esta continua sendo a Igreja mais importante de uma Diocese, como é o caso da Catedral da Diocese do Crato.

No Ceará existem agora duas Basílicas Menores: São Francisco das Chagas, em Canindé e Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte: dois centros de romaria e de expressão genuína da Fé do Povo Nordestino.

III: CONCESSÕES E OBRIGAÇÕES ATRIBUIDAS A UMA BASÍLICA MENOR.

No próximo dia 15 de setembro 2008, durante a Missa, será feita a leitura do Decreto de Concessão pelo qual a Igreja Nossa Senhora das Dores foi elevada a Basílica.
Os fieis que piamente visitarem a Basílica e nela participarem de algum rito sagrado, ou, pelo menos, recitarem o Pai Nosso e o símbolo da Fé (Creio) sob as condições de costume (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pela intenção do Papa), alcançam validamente a indulgência plenária nos dias previamente estabelecidos:

- Todos os dias dos Anos Jubilares, por direito pontifício, independente dos outros santuários de indicação diocesana;
- No dia do aniversário da Dedicação da mesma Basílica;
- No dia litúrgico da solenidade do Titular;
- Na solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo;
- No dia da concessão e do aniversário do título de Basílica;
- Uma vez no ano em dia determinado pelo Ordinário Local.

A Basílica Menor pode ter no seu edifício, diversos símbolos, entre outros as insígnias da Santa Sé (a Tiara sobre as chaves cruzadas) que podem ser usadas nas bandeiras, estandartes, alfaias, móveis, brasão e selo da Basílica. Alguns brasões trazem por timbre a Umbela (espécie de guarda-chuva semi fechado, com as cores de Roma: ouro e púrpura).

OBRIGAÇÕES:

Uma Basílica Menor deve ser dedicada a Deus por ato litúrgico e ser um centro de atuação litúrgica e pastoral, principalmente pela celebração Eucarística, da penitência e dos outros sacramentos; que ela esteja atenta à preparação e execução dos ritos, pela observação fiel das normas e dos tempos litúrgicos. Nela deve também ser promovida a ativa participação dos fiéis, tanto na celebração eucarística como na celebração da Liturgia das Horas, (orações que nos colocam, em horas determinadas, em comunhão com Cristo) sobretudo de Laudes (pela manhã) e Vésperas (ao por do sol). Que sejam cultivadas e preservadas dignamente as formas aprovadas de piedade popular.

A elevação da Igreja de Nossa Senhora das Dores à Basílica nos trás, portanto, uma grande responsabilidade. Precisamos aprofundar e aperfeiçoar a Pastoral Litúrgica, a Pastoral pelo canto e a Pastoral da Romaria. Cada vez mais, precisamos nos colocar efetivamente a serviço das expressões litúrgicas do Romeiro, acolhendo a riqueza de suas expressões de fé.

Uma basílica Menor precisa também ter obras sociais, especialmente a serviço dos peregrinos. É uma das condições exigidas pela Santa Sé para que uma Igreja seja elevada a esse título.

Mais uma vez, somos convocados a melhorar as estruturas e condições de atendimento dos nossos irmãos romeiros assim como as obras sociais a serviço dos mais pobres da cidade de Juazeiro do Norte.

Enfim, para demonstrar o vínculo de especial comunhão que deve unir a Basílica Menor à Cátedra Romana de Pedro, sejam celebradas com particular diligência:

- a festa da Cátedra de S. Pedro (22 de Fevereiro)
- a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, dia do Papa
- os Aniversários da eleição entronização do Santo Padre.

Agradecidos ao Santo Padre Bento XVI, somos todos convocados a preparar com fervor, orações e vigíliasa festa da consagração da Basílica Nossa Senhora das Dores!
Para mais informações

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com