Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Projeto 1° Passo representa inclusão social para jovens juazeirenses

É desenvolvido em Juazeiro do Norte o Projeto Primeiro Passo. Trata-se de uma importante iniciativa de assistência social beneficiando adolescentes entre 16 e 21 anos através do Governo do Estado e Prefeitura. A sede do projeto está localizada no Centro de Cultura Marcus Jussiê. A coordenadora do Projeto em Juazeiro, Fátima Dias, explicou que o objetivo é “assegurar ao adolescente e sua família aprendizagem técnico profissionalizante promovendo o desenvolvimento do capital humano e social, contribuindo dessa forma para sua inclusão social e econômica”. A coordenadora lembra também que o projeto volta-se para adolescentes, estudantes do ensino fundamental e médio de Escolas Públicas com renda per capita familiar de até meio salário mínimo.

Através deste projeto há a qualificação social e profissionalizante dos jovens buscando a inclusão no mercado de trabalho e principalmente socialmente aqueles que estão em efetiva situação de vulnerabilidade social. Existem três modalidades dentro do Primeiro Passo e a primeira delas é a de bolsista quando o jovem recebe mensalmente uma ajuda no valor de R$ 75,00. 25 jovens estão inseridos nesta modalidade com cursos em módulos de formação cidadã, técnicas de vendas e informática básica. Neste sentido o Corpo de Bombeiros de Juazeiro é um dos parceiros já que os jovens durante 5 meses participam de cursos no Quartel onde aprendem noções de cidadania, disciplina e praticam esportes.

Já na modalidade jovem aprendiz são 35 adolescentes sendo assistidos com bolsa mensal de meio salário mínimo. Neste caso a parceria existe com empresas conveniadas onde podem ser lembradas o Supermercado Lagoa, Mercadinho São Luís, Gigi Tecidos, Mart Center, Magazine Ceará, Supermercado Econômico e Atacadão Rio do Peixe, dentre outros. O adolescente engajado trabalha 4 horas, mas a empresa pode pagar até duas horas extras. Exige-se do participante ao longo dos 12 meses do convênio que o adolescente esteja regularmente matriculado em escola da Rede Pública e participando de cursos de vendas na Escola Adauto Bezerra.

A terceira e última modalidade do Primeiro Passo é justamente a de estagiários, com 35 estando inseridos em órgãos como Justiça Federal, CAGECE e Sefaz e empresas como a Binos, Mercantil Econômico e Futura Alimentos. A bolsa é de meio salário mínimo e o período do estágio na empresa ou órgão é de 12 meses, sendo que no caso da Justiça Federal este período pode ser prorrogado por mais 12 meses.

Desde sua implantação no Município dos jovens que passaram pelas mais variadas empresas, 20 acabaram sendo contratados e com carteira assinada mostrando que aprenderam realmente a cidadania durante os estágios, sendo aproveitados por méritos no mercado de trabalho.

O Projeto Primeiro Passo em Juazeiro do Norte é vinculado a Secretaria de Assistência Social Trabalho e Cidadania que tem como titular a Professora maria Loureto de Lima. A equipe executora é formada além da coordenadora Fátima Dias, por Angelina Aragão, coordenadora adjunta com Gislayne Pita, Robéria Silva e Antonio Neto como instrutores.


SERVIÇO:
Projeto Primeiro Passo
JUAZEIRO DO NORTE
Matriz institucional: STDS/MTE/DRT/Prefeitura de Juazeiro/Consórcio da Juventude/Empresas Públicas e Privadas.
Recursos: Do Orçamento do Estado/FECOP
Centro de Cultura Marcus Jussiê
Rua Teresinha Feliz S/N, Bairro José Geraldo da Cruz
Telefone: 8836-4095
FORTALEZA
Gerência: Simone Veras Medeiros
Endereço: Rua José Vilar, 420 - Meireles - CEP: 60.125-000 Fortaleza – Ceará Fones: (85) 3101.1553 / 3264.1796 e 3224.8523

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com