Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Hoje no Blog do Crato - No Calor da Discussão - ExpoCrato

No calor da discussão, é importante frisar que o valor do artista cratense não se resume a uma “deixa” no evento EXPOCRATO, e da maior importância, salientar que são dignos de uma política cultural compromissada com os seus interesses. Vão se Exposições e, ao contrário de: “Vão se os anéis e ficam se os dedos” vão se as Expocrato e não se apercebe que elas vão sem deixar sequer uma reflexão, sobre a real necessidade de um calendário voltado para todos os segmentos artísticos, algo que conspire a favor da profissionalização e subsistência do artista local, o popular e o erudito. Um artista, antes de o ser é um investidor. Investem em seus dons ou na vocação para quais nasceram e acreditam. Necessitam de matéria prima, de subsídios para a sua formação intelectual, de estrutura espacial e técnica, de apoio logístico, pois o artista nem de longe deva ser confundido como pedinte! Creio que na constituição municipal em algum artigo, exista algo assegure verbas destinadas ao fomento da produção e exibição da cultura local. Não existindo, cabe aos legisladores, pensar seriamente a respeito!

Mas nos atemos ao digladio do Artista x a Expocrato. Tem sido assim ao longo dos anos, sempre que este evento de cunho “Agropecuário” se aproxima, é um vexame, não só pela corrida contra o tempo, mas, vexame pela vergonha que é o Crato não poder apresentar ao turista ou mesmo aos que visitam os recintos do parque, aquilo que de melhor, emblemático e autêntico a cidade possui. Não sei se por falta de visão dos organizadores ou mesmo por apatia daqueles poderiam intervir, interferir em prol da valorização dos nossos expoentes. Daí porque se faz necessário uma Secretaria de Cultura atuante, forte, que seja dado ao Secretário poder de barganha e não obstante, não seja este apenas o “Secretário da cultura”, que seja antes de tudo, um Secretário de Cultura.

Faço minha, as palavras de Kaika Luiz, referindo ao tratamento do aos artistas...
“Tudo que lhes é apresentado é de baixíssima qualidade. A começar pelos sempre irrisórios cachês. Em seguida vem a parte técnica que, de uma forma lastimável, é sempre colocada com tudo o que há de pior pelo nosso Cariri.”

Só pra entender: Um show implica numa série de fatores. Demanda tempo em sua montagem, ensaios, direção, cenário, luzes, compromisso com músicos profissionais que investiram em seus instrumentos e fazem da arte o ofício! Depois vem que o próprio artista vive e sobrevive do seu talento, de seu empenho não menos profissional. Arte não é brincadeira não!

Então, ficam perguntas...

Quanto vale um show do PERFORMÁTICO, CARISMÁTICO, João do Crato? Um dos maiores intérpretes da música caririense e diga de passagem, tem um imenso orgulho de cantar as produções dos compositores locais!

Quanto vale um show do nosso MENESTREL Abidoral Jamacaru? Expressão maior da nossa aldeia, que tem levado o nome do Crato aos quatros cantos do país, cantando Dona Bárbara, a Chapada do Araripe, todo um contexto histórico e ecológico e além mais da nossa região?

Quanto vale um show do COMTEMPORRÂNEO, Luis C. Salatiel? Fazendo leituras antenadas com o universo da nova música e relendo a nossa musicalidade regional com arranjos únicos!

Um show instrumental com Dihelson Mendonça, O MAGO DOS TECLADOS, quanto vale? Ele que também não deixa por menos, levando o nome do Crato com o que há de melhor em nossa musicalidade, dividindo palcos com grandes nomes da música brasileira?

E são muitos hein, João Nicodemus, Célia Dias, Cleivan Paiva, Hugo Linard, Na Cacunda, Callazans Callou, Zé Nilton, Ibertson, João Neto e muitos que me fogem à lembrança, sem falar evidentemente na nova geração talentosíssima que vem surgindo e que a cidade precisa conhecer quem são estes, além de, um número sem igual de grupos folclóricos e artistas populares e vou mais além, o pessoal de Juazeiro do Norte, Barbalha, enfim, muita gente boa do Cariri merece um lugar à luz dos refletores!


Fotos: Pachelly Jamacaru
"Direitos reservados"

Nota do Blog do Crato:

Por força da modéstia, o nosso nobre Pachelly Jamacaru não falou de si próprio, logo ele que na minha opinião é o maior compositor popular do Ceará e um dos maiores do Nordeste, em quantidade e em qualidade. Quanto vale o show deste que possui mais de 400 composições e as tem gravadas por gente de todo o Brasil ? Quanto vale ? Vale muito. Tanto, que esses organizadores aí os "Donos" da coisa, de gente tão ignorante, não faz idéia dos valores culturais e artísticos que essa região possui, mas é valorizada pelos de fora, pois lá fora, temos nome, temos voz e temos vêz !

NINGUÉM É PROFETA EM SUA TERRA. ( Jesus Cristo ).

Dihelson Mendonça.

www.blogdocrato.com
.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com