Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

sábado, 24 de maio de 2008

Inversão de valores

Antes de tudo agradeço aos amigos que diariamente me honram com acesso a esta página.

Optei hoje para escrever sobre inversão de valores, após ver na TV outro dia um capítulo da novela Malhação da TV Globo. Recordei então de uma propaganda da Pepsi Cola de no máximo um ano atrás. Peço, de forma antecipada, que não me julguem conservador, retrógrado ou ultrapassado, querendo ser o dono da verdade ou a palmatória do mundo. No comercial, um adolescente chega a sua casa com uma “turminha”, dizendo para mãe que resolveu levar a “galera” para um lanche após um show. À medida que a mãe fica boquiaberta vendo a entrada no apartamento (ou seria casa?) de dezenas de “amigos”, creio que na verdade uma centena de amigos, a galera vai tomando de conta sem sequer ter o zelo de cumprimentá-la.


Como toda mãe, preocupada, mas muito mais amorosa, pergunta ao “aborrecente”, digo adolescente, o “por que” de levar todas aquelas pessoas jovens de uma só vez para sua casa sem “avisar”? Eis que o folgado diz que nem todos são seus amigos ou ele levou. “Vê aquela cara barbado ali...”, afirma apontando para um dos que estão na sala. A mãe, sensivelmente “irritada, mas carinhosa” (como é que pode?) retruca:


-- Mas aquele é seu pai! Na seqüência é feito o anúncio do tal refrigerante.


Em que mundo nós estamos onde o garoto sequer lembra ou reconhece o pai dentro de sua própria casa? Sinceramente, não me acho tão velho, estou com 41 anos, mas quem poderia imaginar que há 20, 25 anos, um filho desconhecesse o seu genitor? Considerei a propaganda de uma infelicidade sem precedentes (felizmente saiu do ar). Ela é alienadora e de microscópica criatividade. Quero utilizar esta propaganda para lembrar a inversão dos valores. Assim como a novela. Apesar de ter certo caráter educativo a novela “emburrece” também.


Como assim? Os jovens de hoje confundem a liberdade dos dias atuais com libertinagem. Confundem modernidade com safadeza. Quero, em tempo, lembrar que sou pai de duas adolescentes com 16 anos e de um garoto com 10. Eles moram com a mãe após a separação ocorrida há 9 anos. Eu mesmo sou filho de pais separados. Nunca tive o prazer de pedir 20 centavos que fossem ao meu pai para comprar um picolé, visto que “apartaram-se” em 1970, quando tinha apenas 3 anos. Mas fui criado num sistema não de “carrancismo”, mas de respeito aos mais velhos. Onde se pedia a bênção aos pais ao acordar, após refeições e ao ir dormir. Onde quando se estava sentado e chegava uma pessoa adulta, obrigatoriamente, se dava a cadeira ou banco para este sentar. Onde ao cruzar com uma pessoa mais velha dava-se bom dia, boa tarde ou boa noite, independente desta responder ou não.


Neste caso, especificamente, acho a mídia prejudicial. Para empurrar um produto (e aqui não há nada contra a Pepsi, poderia ser a Coca, Sukita ou Guaraná) não precisa colaborar para se acabar com princípios básicos da moralidade como respeitar os pais. Aprendi deste pequeno que a família é a célula mãe. A forma como nós pais, educamos nossos filhos refletirá na sua formação moral. Sou radialista e não psicólogo, mas não se precisa de nenhuma formação acadêmica para se saber que o adolescente trás consigo a insegurança da infância (quando vive grudado na barra da saia da mãe ou no colarinho do pai) e a expectativa do novo, da liberdade (repito, muitas vezes confundida com libertinagem) de ser “homem” ou “mulher”. A mídia, de forma negativa, através do modismo tem colaborado para a chamada degradação moral da sociedade.


Atualmente, de acordo com algumas rápidas passagens na novela MALHAÇÃO, ser virgem, por exemplo, é está fora de moda. O modismo da mídia é algo degradante. Felizmente que minhas filhas não quiseram nem tiveram a ousadia de ridicularizar os cabelos pitando de verde ou vermelho para ficarem parecidos como as garotas da novela Rebelde (graças a Deus acabou). Poderia ir mais além com outros exemplos claros, mas prefiro encerrar no supra-sumo da idiotice da TV que é o BBB.


Você que está dispensando seu precioso tempo lendo um pouco este amigo procure lembrar independente de sua idade. Quando pediu a bênção a última vez a seu pai ou sua mãe? Quando foi a última vez que você abençoou seu filho? Quando realmente vocês almoçaram ou jantaram todos juntos em família? Quando você conversou pela última vez com seu filho de forma serena, franca e amigável? Que cada um de nós busquemos tirar da mídia, realmente só o que há de bom. Que os péssimos exemplos sejam colocados na privada com a devida descarga!! Que a inversão de valores não prevaleça sobre a razão.


Um ótimo final de semana a todos!


Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com