Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Da Revista do Beto

Transcorreu em 27 passado o Dia Mundial dos Meios de Comunicação. A data, lamentavelmente passou despercebida pela grande maioria dos canais de comunicação. Longe de querer fazer questionamentos sobre a ética nos meios de comunicação, para isso temos na REDE DE BLOGS DO CARIRI o ótimo e sempre antenado RASTREADORES DE IMPUREZAS, pretendo apenas falar sobre a importância da comunicação neste novo milênio.

Pesquisando um pouco no dicionário encontraremos definições importantes para a comunicação como, por exemplo, “ato ou efeito de comunicar (-se)”. Pode também ser definida como “ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual”. Indo mais além, temos uma definição que considero acadêmica e popular: “é a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas. Exposição oral ou escrita sobre determinado assunto”.

Esta última definição vai ao encontro da comunicação social que é “dirigida a uma ampla faixa de público, anônimo, disperso e heterogêneo, atingindo simultaneamente (ou a breve trecho) uma grande audiência, graças à utilização dos meios de comunicação de massa e um processo de comunicação de caráter indireto e mediato, estabelecido no seio da sociedade, por meio de jornal, revista, teatro, rádio, cinema, propaganda, etc”.

Precisa-se dizer algo mais? Sim. Claro que sim. Estarão sendo os nossos meios de comunicação verdadeiros veículos de transformação social? Refiro-me não apenas a Imprensa caririense, mas a do Ceará e do Brasil como um todo. Como está a credibilidade de jornais, revistas, rádios, TV’s? Seria a imprensa de fato o terceiro poder?

Neste novo milênio mais forte que o sinal de TV Digital está sendo a sede de informação via internet. Por quê? Por uma razão básica. Cada vez mais o cidadão quer imediatismo nos fatos. O Jornal impresso, por exemplo, trará apenas amanhã o que está acontecendo agora. Isso depende do fechamento de cada caderno. A prioridade de divulgação não é o fato em si, mas aquilo que “comercialmente” for mais viável para o editor que segue apenas a determinação do departamento comercial.

Na TV, salvo raríssimas exceções, pouco tempo ou quase nada para divulgar potencial econômico, educativo e cultural e praticamente um programa inteiro para noticiar que um criminoso arrastou outro amarrado a um veículo em um bairro periférico. Vale tudo pela audiência e infelizmente à massa gosta deste tipo de “cobertura” perdendo raízes com sua identidade.

No Rádio, há aqueles que tentam “inovar” e acabam ficando ridículos com palavras de baixo calão ou de duplo sentido ferindo ouvidos dos que querem apenas a boa música ou informação precisa. Pior que isso apenas aqueles que se julgam a “palmatória do mundo”, acima do bem e do mal, e criticam irresponsavelmente ou são também irresponsavelmente calados, fazendo a comunicação oficial ou “placa branca”.

Então o que há de novo nos meios de comunicação para merecer reflexão? Os diários da internet. Isso mesmo, os blogs. Cada um, a sua maneira, tem conquistado espaço justamente pela forma particularizada de abordar os mais variados assuntos e temas. Bons, ruins, ótimos, péssimos, os blogs têm uma característica comum: a independência. Não importa a linha do blog o que importante é que o espaço permite a exposição de idéias e principalmente o democrático direito de concordar ou discordar.

Outra coisa que merece destaque é que quando os “canais tradicionais”, em alguns casos vão divulgar fatos importantes, há muito tempo algum blogueiro já tem “informado”, já tem “comunicado”. Temos sido repórteres, radialistas, jornalistas, mas acima de tudo comunicadores. Vou dar um exemplo claro com a nossa REVISTA DO BETO. Graças ao efetivo apoio do amigo JOÃO CARLOS do Jornal Nação Romeira, noticiamos na sexta-feira, 23 que a Diocese de Crato estava recebendo de volta os PANOS DO PADRE CÍCERO, material diretamente ligado ao milagre da hóstia. O Diário do Nordeste veiculou ótima reportagem da jornalista ELIZÂNGELA SANTOS apenas dia 27 de maio (terça-feira). Deixo claro que o fato não se deve a jornalista, que considero uma das melhores, mas a editoria. Aparentemente o que é importante para o povo não parece ser para o jornal, pois tenho absoluta certeza que a informação foi passada em tempo hábil. No Jornal O Povo eu não vi absolutamente nada a respeito. Se encontrar posteriormente farei o devido registro.

Considero que os blogs, talvez até involuntariamente é verdade, tem mais que formado opiniões. Tem na verdade dado subsídios para que o leitor, o internauta crie as suas próprias opiniões. Mais do quer formar, precisamos noticiar e que dentro dos seus princípios éticos e valores morais o leitor tire suas próprias conclusões.

Então devemos comemorar o crescimento e principalmente a qualidade dos blogs neste período. Registro agora que estão sendo dados os primeiros passos para criação do BLOG DE JUAZEIRO. Uma equipe de amigos das mais variadas áreas estará se reunindo para diariamente, seguindo o ótimo exemplo do BLOG DO CRATO, abordar potencialidades e adversidades da “Terra do Padre Cícero”.

Para quem não conhece sugiro mais uma vez acessar a REDE DE BLOGS DO CARIRI onde estão linkados excepcionais blogs. Encerro lembrando que descobri um outro ótimo blog caririense, que deve fazer parte, em minha opinião, da rede, o do DR. WALTER CARVALHO.

Um “blogosférico” abraço a todos.

5 comentários:

RastreadoreS de ImpurezaS disse...

Agradecemos a honra de ter sido citados no artigo.
Tomamos a liberdade de pedir permissão para postar este artigo "Da revista do Beto" no Blog dos Rastreadores de Impurezas.

Abraços e vamos a Luta!

BETO FERNANDES disse...

OLÁ AMIGOS!!

FICO HONRADO.

RESPEITOSO ABRAÇO EM TODOS VCS.

Dihelson Mendonça disse...

Beto,

Um excelente registro dessa data, e também já peço permissão para repostagem da mesma no BLOG DO CRATO, citando as fontes, é claro.

Aliás, nos sentimos muito honrados pela sua citação no artigo, como modelo para o novo Blog de Juazeiro. Espero que o novo Blog seja mesmo digno da cidade do padre Cícero, e me coloco à disposição para qualquer ajuda e participação na redação de artigos comuns de interesse do Cariri.

E já lhes adianto uma novidade que desejo compartilhar com todos, e por isso já peço a sua ajuda:

Nessa semana estarei dando os primeiros passos na construção de um novo Jornal para o Cariri. Um jornal diferente, que vai se basear no conteúdo vindo da internet. Enquanto os Blogs pegam matérias dos jornais para suprimento, esse jornal em papel fará o contrário, pegará artigos dos Blogs do Cariri. Todos os Blogs que fazem parte da Rede Blogs do cariri estão convidados a contribuir com colunas, editoriais, matérias, etc...

É a forma que encontrei para levar os Blogs para as Ruas do cariri, onde milhares poderão ler nossos artigos. A publicação tem previsão de ser quinzenal, mas depende de outros fatores, poderá até ser semanal.

Estou aceitando nomes para o novo Jornal.
Abraços,

Dihelson Mendonça

BETO FERNANDES disse...

Prezado Dihelson.

Fico honrado pela publicação deste texto no conceituado BLOG DO CRATO. A citação deste amigo sobre o BDC e verdadeira e de reconhecimento. Sobre o BLOG DE JUAZEIRO, Claro que buscarei o efetivo apoio de “vóis mincê”. Quando ao Jornal conte de forma antecipada com meu apoio e participação. Basta dizer como e quando.

Um abraço para vc e todos os leitores do BLOG DO CRATO !

Tiago Viana disse...

Dihelson Mendonça,


Esta luta de editar o que se passa nos Blogs é honrosa! Parabéns pela bela iniciativa! Pode contar com nossos artigos!

Vamos celebrar a blogosfera Caririense!

Abraços e parabéns pela iniciativa pioneira!

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com