Mapa de Atuação da Rede Blogs do Ceará

http://3.bp.blogspot.com/-_AFaHjIsxkw/TdVWEdC6R0I/AAAAAAAAXQg/BJ4y3nC8rDo/s1600/redeblogsdoceara2.jpg

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Hoje no Blog do Crato - Lançamento de CD - Herdeiros do Rei - Dia 05 de Abril - Sábado

HERDEIROS DO REI

O Cariri Cearense é uma região emblemática da cultura brasileira, pois é detentora de um dos mais ricos patrimônios culturais do mundo, que se manifesta tanto em expressões e linguagens tradicionais como em obras contemporâneas: música, canto, dança, poesia, festejos e representações diversas que se expressam em palavras, falas, gestos, crenças, gostos, imagens e formas.
Dentre as expressões artísticas, pelas obras de artistas populares, geralmente oriundos do campo, destacam-se bandas cabaçais, cantadores penitentes, emboladores, poetas, violeiros, sanfoneiros, rabequeiros, emboladores, bacamarteiros, artesãos de madeira, couro, palha, corda e barro; e danças, como Reisado, Bumba-Meu-Boi, Quadrilha Junina, Pau-de-Fita (Tracelim), Maneiro-Pau, Coco e São Gonçalo.
Todo esse universo simbólico, que representa uma das garantias de manutenção da identidade histórico-cultural regional, vem sofrendo ao longo dos últimos anos uma séria ameaça de contínua e crescente descaracterização. No bojo das ondas da globalização, prolifera a indústria cultural que tenta homogeneizar, através dos meios de comunicação de massa, os gostos artísticos e os valores culturais. Uma das áreas artísticas mais vulneráveis a esta ameaça é a musical, visto a sua popularização enquanto bem de consumo cultural e a sua acessibilidade nas mídias existentes. A uniformização da programação musical em emissoras de rádio e tv, onde impera a fórmula fácil de sucesso, é um exemplo desta constatação. Esse fenômeno tem causado um prejuízo que não se percebe claramente no cotidiano, pois atua a médio e longo prazo, induzindo no público uma visão-de-mundo conformista, a-crítica e desprovida de elementos norteadores de identidade que dêem suporte a uma cidadania plena e efetiva.
Com a preocupação de enfrentar esta situação de ameaça, existe um movimento pulsante, gestado na própria dialética dos opostos, que atua com o propósito de constituir-se em uma resistência cultural, garantidora da preservação dos genuínos valores regionais, calcados no patrimônio da cultura coletiva do povo.
Um exemplo de resistência cultural é o grupo musical Herdeiros do Rei, fundado pelo cantor e compositor Francisco Saraiva de Sá, natural de Exu, Pernambuco, não por acaso conterrâneo do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Radicado em Crato há bastante tempo, Saraiva conta um episódio que é definidor do seu sentimento diante da situação acima narrada:
Ao sintonizar uma emissora de nossa cidade, no finalzinho da tarde, ouvi o locutor falar, com voz firme, mas empostada: ´estamos apresentando a Estação do Forró, o autêntico forró pé-de-serra´. Entretanto, ia tocando bandas tipo Mastruz com Leite, Líbano, Calcinha Preta e outras mais, enquanto eu esperava impacientemente o forró pé-de-serra que nunca vinha. Voltei um pouco no tempo e lembrei do mestre Elói Teles, com o seu programa Forró da Casa Grande. Ah, ali é que era forró. A gente conseguia ouvir claramente a sanfona, a zabumba, o triângulo, os chocalhos e a diferenciada puxada do fole”.
O grupo Herdeiros do Rei tem o objetivo principal de resgatar, preservar e difundir, através do forró pé-de-serra, a autêntica cultura sertaneja nordestina, sob a inspiração e bênção de Luiz Gonzaga e outros grandes nomes da musicalidade nordestina, como Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Sivuca, Trio Nordestino e João do Vale.

Fundado em 2002, em Crato, por professores, alunos e funcionários da Universidade Regional do Cariri (URCA), o grupo hoje já tem o seu público fiel, que o acompanha nas diversas apresentações que realiza nos campi universitários da região, clubes e praças. No momento, a pretensão do grupo é o de ampliar o seu trabalho, através da realização de espetáculos em outros centros e do lançamento do seu primeiro disco, editado com o apoio da Universidade Regional do Cariri e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Para Antonio Saraiva, a veiculação do disco na mídia radiofônica é de imprescindível importância para fazer valer o propósito do grupo de resistir à hegemonia do forró eletrônico e de outros gêneros musicais exógenos.

Por Carlos Rafael Dias


SERVIÇO - HERDEIROS DO REI LANCARÁ SEU PRIMEIRO CD EM CRATO

O show de lançamento do primeiro CD do grupo Herdeiros do Rei será neste próximo dia 5 de abril (sábado), às 21 horas, no Café Estação, localizado no Centro de Referência Cultural do Araripe, antiga Estação da RFFSA, em Crato. Os Herdeiros do Rei apresentarão músicas do CD de estréia, que traz 17 músicas de autoria do próprio grupo, com destaque para as letras que homenageiam Luiz Gonzaga, maior referência do grupo, Beato José Lourenço e Padre Cícero. Também, o grupo tocará clássicos do tradicional cancioneiro nordestino. A noitada cultural no Café Estação contará, ainda, com a participação da banda Liberdade e Raiz, grupo musical recém-lançado ao público regional e que apresenta composições próprias e originais, pois adiciona a poesia matuta caririense ao ritmo caribenho de reggae music. O lançamento do disco dos Herdeiros do Rei é a última etapa do projeto apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do Edital Ceará das Artes, que conta com recursos provenientes da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Como Participar da Rede Blogs do Cariri Para participar da Rede Blogs do Cariri, você precisa inserir 3 códigos html em seu BLOG: Código de Membro da Rede: Basta inserir o código abaixo na aba direita do seu Blog, que o identificará como membro. Todos os sites da rede, inclusive o site central possuem esse código, que faz aparecer um pequeno selo que diz "Este Site faz parte da Rede Blogs do cariri". Esta logomarca é quem identificará as atualizações que seu site teve nas últimas horas e atualizará nosso banco de dados automaticamente, gerando mais publicidade para seu site. Sites atualizados garantem mais visitas e mais publicidade. O código está em linguagem HTML e deve ser inserido na aba direita como novo elemento HTML do seu Blog. O código pode ser baixado do link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigologo.txt O Código de Classificados: O segundo código é o dos classificados da Rede. Um dos grandes objetivos da Rede Blogs do cariri é promover a integração do Cariri e Centro-Sul do estado do Ceará. Criamos um sistema de classificados e Mural, no qual os internautas de várias cidades podem se comunicar entre si, e divulgarem seus produtos, serviços, mesmo de quem nem faz parte da Rede. Isso é muito importante para promover a integração. Adicione o código HTML dos classificados abaixo também na aba lateral do seu Blog. O Cariri, o vale do Salgado e Centro-Sul ficarão integrados. Todos os Blogs da rede devem colocar os classificados, assim, todos saem se beneficiando, pois classificados atraem internautas. O código pode ser baixado aqui: http://www.instrumentalbrasil.com/diversos/muraldeclassificados.txt O MAIS IMPORTANTE: É necessário a colocação do Código da Rádio Chapada do Araripe, que pode ser pego no link abaixo: http://www.instrumentalbrasil.com/redeblogs/codigoplayer1.txt Dihelson Mendonça Contatos: blogdocrato@hotmail.com www.blogdocrato.com